CHECKLIST MUNDO

29 praias no Brasil recebem selo de qualidade em turismo sustentável

A certificação é dada pelo programa Bandeira Azul, que avalia praias, marinas e embarcações de turismo em todo o mundo

Gisele Barcelos
Gisele Barcelos
Publicado em 24/10/2022 às 15:13Atualizado em 10/08/2023 às 10:06
Compartilhar

Com a proximidade do verão e também das férias de dezembro, há quem já esteja sonhando em passar os dias de descanso em uma das praias do litoral brasileiro. A lista de opções é gigante, mas um selo de garantia pode facilitar a escolha do destino para os viajantes mais seletivos.

Na temporada 2022-2023, o Brasil teve 29 praias certificadas pelo Programa Bandeira Azul, um dos maiores prêmios ecológicos de reconhecimento ao turismo sustentável no mundo. A informação foi divulgada este mês, após avaliação de um júri internacional da premiação.

A Bandeira Azul é a mais importante certificação internacional de praias, marinas e até embarcações de turismo. O prêmio surgiu na França, em 1985 e rapidamente se espalhou pela Europa. A partir de 2001, o programa começou a ser exportado para fora do continente, chegando ao Brasil em 2008.

O Poder Público pode inscrever voluntariamente praias para pleitear o selo ‘Bandeira Azul’. Para receber o título, os locais devem atender critérios como educação ambiental, qualidade da água, segurança e gestão ambiental.

É obrigatório que haja um ponto de coleta para análise de qualidade da água, fronteiras reconhecidas e, preferencialmente, visitação constante.

Além disso, as devem apresentar instalações sanitárias em boas condições e ter lixeiras de coleta seletiva. Também é cobrado que o ambiente seja mantido limpo, inclusivo sem algas ou restos de matérias vegetais.

Cada local passa pela análise de um júri internacional para verificar se os requisitos para concessão do selo foram cumpridos. A lista de praias com bandeira azul é atualizada anualmente, podendo trazer novos locais que receberam a certificação ou então excluir aqueles que perderam.

Este ano, nove praias entraram na lista do programa. Entre os destinos premiados, seis são de Santa Catarina, duas do Rio de Janeiro e uma do Ceará. Veja os detalhes dos novos locais que conquistaram o rótulo Bandeira Azul:

Lagoa do Peri, Florianópolis – Santa Catarina

É a maior de água doce potável de toda Santa Catarina. No verão, ela é bastante frequentada por quem procura um lugarzinho mais calmo. Não são oferecidas muitas opções de alimentação, mas geralmente as pessoas fazer piqueniques por lá. Uma boa opção de passeio para que viaja à Florianópolis.

Praia de Itaúna, Saquarema – Rio de Janeiro

Palco de muitas disputas internacionais e mundiais de surfe, o mar da Praia de Itaúna possui ondas perfeitas de águas limpas, coloridas por um azul esverdeado. Além do surfe, muita gente pesca por lá. A região é bem urbanizada, com várias opções de alimentação e estadia.

Praia do Cerro, Barra Velha – Santa Catarina

Tem uma larga faixa de areia e águas transparentes – que ficam bem agitadas quando venta. Costuma bem movimentada durante a alta temporada, sendo indicada pra banho e surfe.

Praia do Sol, Barra Velha – Santa Catarina

Fica antes do Costão das Pedras Brancas e Negras e é famosa entre surfistas. Também atrai famílias por conta do clima tranquilo criado pelas áreas de mata nativa que formam belas paisagens.

Praia do Forno, Armação de Búzios – Rio de Janeiro

Pequena e cercada por rochedos, a praia do Forno possui águas claras e frias, além de piscinas naturais nos trechos próximos aos costões rochosos, o que a torna ideal para a prática do mergulho. Pode ser acessada por via pavimentada, de fácil acesso. É local de prática de esportes náuticos como stand up, caiaque e mergulho. Na praia, há barracas para consumo de alimentos e bebidas.

Praia de Taquaras, Balneário Camboriú – Santa Catarina

Perfeita para quem quer mais sossego em Balneário Camboriú. É uma praia de areia grossa e mar fundo. A água é limpinha e ao redor se vê bastante verde. Ela tem um pouquinho mais de mil metros de extensão e uma estrutura de alimentação boa.

Praia do Cumbuco, Caucaia, Ceará

Conta com atividades que podem agradar a todos os públicos, desde apenas relaxar até esportes aquáticos e de areia. Quem quer agito deve escolher um ponto mais perto do centro, já os sossegados devem avançar alguns quilômetros. A cor azul da água impressiona e ela ainda conta com o pôr do sol mais bonito da região!

Praia Grande, São Francisco do Sul – Santa Catarina

Surpreende pela formação de dunas e pelo mar bem aberto, ideal para banho e pesca! Também é muito escolhida por surfistas, com ótimas ondas em toda a sua extensão. Leva, ainda, o título de praia mais preservada da Ilha, talvez pelo fato de que ainda costuma ser pouco frequentada.

Praia do Ervino, em São Francisco do Sul – Santa Catarina

Possui grande parte de sua natureza e paisagem selvagem apesar de, nos últimos anos, ter tido um desenvolvimento urbano acelerado. É ideal para turistas em busca de sossego e que procuram contemplar a natureza, longe da agitação das outras praias.

Na temporada passada, o litoral brasileiro já tinha emplacado 20 praias na lista do programa. Alagoas, Bahia e Espírito Santo também estão presentes. Confira os 20 destinos que tiveram o título Bandeira Azul renovados este an

Alagoas

Praia do Patacho (Porto de Pedras)

 Bahia

Praia de Guarajura (Camaçari)

Praia de Itacimirim (Camaçari)

Praia da Ponta de Nossa Senhora de Guadalupe (Salvador)

Espírito Santo

Praia da Sereia (Vila Velha)

Santa Catarina

Praia da Bacia da Vovó (Penha)

Praia da Conceição (Bombinhas)

Praia da Saudade (Penha)

Praia de Quatro Ilhas (Bombinhas)

Praia do Estaleirinho (Balneário Camboriú)

Praia do Estaleiro (Balneário Camboriú)

Praia do Forte (São Francisco do Sul)

Praia Grande (Governador Celso Ramos)

Praia Grande (Penha)

Praia de Mariscal (Bombinhas)

Praia de Piçarras (Balneário Piçarras)

Prainha (São Francisco do Sul)

São Paulo

Praia do Tombo (Guarujá)

Rio de Janeiro

Praia do Peró (Cabo Frio)

Praia do Sossego (Niterói)

Bandeira Azul no mundo

Em 2022, mais de 50 países mantêm o título internacional. São 4831 praias, marinas e embarcações turísticas que levam a certificação. Entretanto, boa parte acaba ficando na Europa.

Os países com maior número de praias de Bandeira Azul nessa temporada sã Espanha (615), Grécia (544), Turquia (519), França (410), Itália (416) e Portugal (372).

Na América do Sul, apenas Chile (1) e Colômbia (3) também aparecem com praias certificadas. 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por