ALTERNATIVA

Vice de Elisa será do Republicanos, diz Fernando Mendes

Lídia Prata
Lídia Prata
Publicado em 19/04/2024 às 21:39Atualizado em 23/04/2024 às 21:50
Compartilhar

Em entrevista à Rádio JM nesta sexta-feira, o presidente da Câmara Municipal garantiu que o candidato a vice na chapa da prefeita Elisa vai sair dos quadros do Republicanos. Mas não será ele, Fernando, nem o colega vereador Almir Silva, atual líder do governo no Legislativo. No partido presidido pelo pai da prefeita, Domingo Araújo, há vários filiados ilustres, como o secretário de Desenvolvimento Econômico, Rui Ramos, o ex-presidente da Fundação Cultural, Cássio Facure, o  ex-presidente da Fiemg Regional, José Arlênio Veneziano, além da empresária Eli Foscarini. Estão no partido, também, o oncologista Cleber Sérgio, o presidente da CDL, Fernando Lucas, o empresário Antônio Carlos, da loja Carlão Materiais de Construção, a jovem advogada Lorrayne Francisca. Alguns desses nomes certamente irão disputar cadeira na Câmara Municipal, mas pode ser que um deles seja escolhido para compor a chapa majoritária.

PARA FUTURO
Avaliando que vive seu melhor momento na vida pública, Fernando Mendes revela que seu foco atual é a reeleição como vereador. Porém, para o futuro, ele reafirma sua intenção de se candidatar a prefeito. É só uma questão de tempo.

INGRATA MATEMÁTICA
Três cadeiras estão garantidas para o Republicanos – aposta Fernando Mendes, indo além: ele acredita que o partido por eleger o quarto vereador. Aí, durante a entrevista, o ouvinte Cássio Frank brincou: “vão ter de colocar mais cadeiras na Praça Rui Barbosa”, porque as cadeiras da Câmara serão insuficientes. Vale destacar que praticamente todos os dirigentes partidários têm assegurado que vão eleger 3 ou até 4 vereadores, mas só há 21 cadeiras no Legislativo...

NA LISTA
Ainda na lista dos prováveis candidatos a vereadores, o Republicanos conquistou outras filiações recentemente. Neste caso estão Kaká Peres, Deladier Magrão, Dani Cristina (ativista da causa animal), Kenia Borges, Maguila, Marcão do Lava-Jato e Deladier Magrão. Segundo o presidente Fernando Mendes, o partido deverá lançar 9 mulheres e 16 homens na disputa para vereador. Ele, inclusive, arrisca que pelo menos 10 pré-candidatos têm chances reais de atingir mais de 800 votos.

VAI DAR CERTO
Mudança da sede da Câmara Municipal para o emblemático prédio dos Correios, na Praça Henrique Krugger, é uma questão de tempo. Segundo o Presidente Fernando, as tratativas entre as partes estão caminhando bem, e atualmente a sua equipe está levantando informações solicitadas pelos Correios, como, por exemplo, orçamento das despesas que o Legislativo terá de fazer para recuperar o imóvel e adaptá-lo. Esse valor, a princípio, será descontado no preço de venda, que está estimado em cerca de R$ 21 milhões.

PASSO A PASSO
O mais importante neste momento, de acordo com Fernando Mendes, é assegurar a outorga do imóvel dos Correios. E, num segundo momento, tentar conseguir a propriedade sem ônus, aproveitando a sinalização do Presidente Lula no sentido de ocupar os prédios federais nos Estados e municípios que hoje estão vagos ou subutilizados.

DESAFIO
Entrega das obras de revitalização da avenida Padre Eddie Bernardes movimentou a comunidade do Bairro de Lourdes no final da tarde desta sexta-feira. Em seu pronunciamento, a prefeita Elisa destacou que este foi um dos desafios que seu governo enfrentou. E o resultado ficou realmente digno de elogios.

PLANO JÁ!
Para evitar que as cirurgias eletivas tenham de ser suspensas outra vez, no futuro, a prefeita Elisa determinou a elaboração de um plano de contingenciamento pela Secretaria municipal de Saúde. Elisa percebeu o desgaste que a medida trouxe ao governo, num momento em que Saúde deveria estar nos holofotes por conta da assinatura da ordem de serviço para reforma e ampliação de 9 unidades de saúde na cidade.

RECOMEÇO
As cirurgias eletivas serão retomadas na semana que vem, já que o número de pacientes à espera de leitos hospitalares caiu drasticamente e agora está sob controle. Algumas medidas foram tomadas de forma emergencial, mas podem se tornar rotineiras daqui pra frente, como o reforço das equipes do programa Melhor em Casa. Por esse programa, os pacientes recebem alta hospitalar e continuam o tratamento em casa, onde passam a receber a medicação pelas equipes da Secretaria de Saúde.

EFEITO DOMINÓ
A suspensão das cirurgias eletivas nesses 10 dias provocou um efeito dominó na programação da Secretaria de Saúde, Todas serão remarcadas. Os pacientes serão novamente contatados para agendamento.

PODE ISSO?
Não pegou nada bem o vídeo postado pelo presidente da Cohagra, Gledston Morelli, chamando o vereador Túlio Micheli de “cara de pau”. Ele pode até pensar isso, mas, enquanto integrante do governo municipal, não fica bem atacar uma autoridade (no caso, o vereador), com esse linguajar. De lado a lado, faz-se imprescindível observar a liturgia do cargo e o respeito mútuo, sob pena de descrédito.

NOVO COMANDO
Roberta Bernardino Issa acaba de ser nomeada para comandar a Escola Chicão, da FETI. Vai substituir Waldirene Walter Gonçalves, que pediu exoneração do cargo.

OCUPAÇÃO EM ALTA
Voo 2147, Uberaba a Congonhas (SP), decolou nesta quinta-feira com 125 passageiros, para 140 assentos na aeronave, ou seja, quase 90% de ocupação. Informação do engenheiro Reinaldo Ribeiro, que estava no voo.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por