(Foto/Divulgação)
NÃO FUNCIONA
Instalar detector de metais nas escolas não resolve o problema da violência. Opinião é do vereador Cabo Diego, avaliando a proposta apresentada pela colega vereadora Denise Max. Diego, que é militar, pondera que hoje existem instrumentos perfuro-cortantes tão ou mais letais do que os tradicionais instrumentos de metal, como faca, tesoura, canivete, etc. Essas “armas” modernas não serão identificadas por detectores de metais. Claro que toda medida protetiva é bem-vinda, mas o vereador defende o fortalecimento das ações educativas e políticas públicas de combate à violência mais efetivas.
BANALIZAÇÃO
Em entrevista à Rádio JM nessa quarta-feira, Cabo Diego comentou que crimes estarrecedores como aquele que vitimou a estudante de escola particular não podem se tornar constantes na nossa cidade. Muito menos a banalização da vida. Revelou ter ouvido de colegas de farda que o autor do ato infracional (análogo ao feminicídio) disse ter esfaqueado a menina porque ela era feliz demais e todos a admiravam.
MAIORIDADE PENAL
Abertamente o vereador Cabo Diego não defende a redução da maioridade penal. Mas acredita que será necessário discutir essa questão com a sociedade. Ponderou que o garoto autor das facadas ficará no máximo 3 anos internado em instituição de ressocialização de menores infratores. “Sairá de lá aos 17 anos, vai ter ficha limpa e poderá até ser presidente da República” – destacou, acrescentando que situações como esta precisam ser revistas sob o aspecto legal.
POLÍCIA MUNICIPAL
Ainda falando sobre Cabo Diego, ele tem prontinho o projeto de lei para transformar a Guarda Civil Municipal em Polícia Municipal. Está apenas aguardando aprovação pelo Congresso Nacional de um projeto semelhante, criando a Polícia Municipal. A princípio, não haverá impacto financeiro para o município, com eventual equiparação salarial. Mas mudança de status. Diego também ressalta que não haverá invasão de território por parte da municipal em relação à Polícia Militar. Cada uma terá suas atribuições bem definidas e espaço delimitado.
MUDANÇA DE ROTA
Vídeo postado pelo vereador Caio Godoi no seu Instagram deixou muita gente com a pulga atrás da orelha, fazendo todo tipo de conjectura. Caio apareceu empurrando um carrinho de supermercado, comparando preços com aqueles da época da pandemia. E concluiu o que toda dona de casa percebe: os preços estão subindo feito foguete. O vídeo gerou uma série de especulações sobre o objetivo que o vereador quis alcançar, trocando tema local por nacional. Será ele candidato a deputado nas próximas eleições? Ou está querendo atuar no eleitorado mais à direita politicamente?
ALÔ, ALÔ
Fiscalização do transporte escolar em Uberaba precisa ficar de olho. Há vans desembarcando crianças no meio da rua, quando o correto é parar próximo à calçada e desembarcá-las por lá, garantindo a segurança dos estudantes. Casos de infração têm sido recorrentes em frente à Escola Fidélis Reis. Pior: não há sinalização para embarque e desembarque e, em alguns casos, motoristas param o veículo em cima das passagens de pedestres.
CENTRO DE REFERÊNCIA
Secretarias de Desenvolvimento Social e de Saúde vão transformar a Unidade de Atendimento ao Idoso (UAI) num centro de referência da terceira idade. De acordo com o secretário Ernani Nery, a ideia é oferecer vários serviços de saúde à população, assim como orientações e assistência em áreas específicas, como o manuseio de aparelhos celulares com segurança, por exemplo.
IMPOSSÍVEL!
Por falar em idosos, milhares de aposentados que tentaram entrar no aplicativo Meu INSS nessa quarta-feira ficaram frustrados. Depois daquela quantidade enorme de informações necessárias, senhas, etc..., aparecia mensagem informando não ter sido possível acessar a conta. Desse jeito sabe quando os pobres coitados que tiveram descontos em suas aposentadorias vão conseguir reaver o dinheiro? Nunca! A menos que o governo federal queira realmente resolver esse problema, sem ficar nessa embromação que está se vendo...
SORTUDOS
Mais de 480 mil aposentados e pensionistas do INSS tiveram mais sorte que outros e já formalizaram pedidos de devolução dos descontos indevidos, neste que foi o primeiro dia do prazo aberto pelo governo para as solicitações.
POSSE
Vinícius Rios Rodrigues toma posse na presidência do Sindicato Rural de Uberaba no dia 29, em cerimônia marcada para as 18h30, no auditório da própria entidade classista. O atual presidente, Marco Túlio Prata, continuará integrando a próxima diretoria, porém como diretor tesoureiro. Vale destacar o trabalho excepcional desenvolvido pela diretoria de Marco Túlio, projetando o Sindicato Rural e fortalecendo suas ações em defesa dos produtores rurais.
MÉRITO
No dia seguinte à posse da nova diretoria do Sindicato Rural será a vez de a Aciu homenagear os destaques da indústria de Uberaba. Evento será realizado no Tatersal Rubico Carvalho, do Parque Fernando Costa, com início marcado para as 19h30. O Mérito “Nossa Indústria” será entregue este ano a quatro empresários e uma empresa de grande projeção na economia de Uberaba e do país. Ao longo da semana vou contando um pouquinho sobre cada um deles aqui na ALTERNATIVA. Os convites para participar do evento já estão disponíveis na Aciu.