ALTERNATIVA

Uberaba poderá voltar a ter carnaval de rua em 2026

Lídia Prata
Lídia Prata
Publicado em 16/05/2025 às 21:16
Compartilhar

(Foto/Divulgação)

Se depender do empenho do secretário de Desenvolvimento Econômico, Celso Neto, e da prefeita Elisa Araújo, Uberaba poderá voltar a ter carnaval de rua no ano que vem. O formato ainda está sendo definido. Mas, ao que tudo indica, será totalmente diferente do que já se viu em épocas passadas.

 
MEGA INVESTIMENTO
Mais um investimento de peso para Uberaba poderá ser anunciado na próxima semana. O assunto está sendo guardado a sete chaves pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, mas até onde esta coluna conseguiu apurar será um investimento milionário, talvez até maior do que o da Atlas Agro, até aqui considerado o maior da nossa história. #curiosa
 
DINHEIRO MINGUADO
Quem acompanhou a entrevista do “papa” do marketing brasileiro ao programa O Pingo do Jota desta sexta-feira (disponível no canal do JM no YouTube) teve a certeza de que Uberaba não pode mais ficar sem representante na Câmara dos Deputados e na Assembleia Legislativa de Minas. Os prejuízos são enormes para o desenvolvimento econômico do município. Marcelo Vitorino fez um diagnóstico preciso sobre o assunto, mostrando que apenas 1,3% das emendas federais vieram para Uberaba em 2023, por exemplo. O resultado é que a cidade vai ficando isolada, perdendo competitividade para outros municípios, uma vez que os repasses e as obras são priorizados para outras praças. “Quem não está à mesa vira cardápio” – alertou Vitorino.
 
GUINADA NO JOGO
Para quem não sabe, Marcelo Vitorino foi responsável pela campanha que levou o então candidato Paulo Sérgio, que era o último colocado nas pesquisas, a se eleger prefeito de Uberlândia em primeiro turno, derrotando a favorita deputada federal Dandara, do PT, e o segundo colocado, Leonídio Bouças. A guinada no jogo se deu com técnica e experiência, incluindo a sugestão para uma mudança radical na imagem do candidato, a ponto de fazê-lo assumir os cabelos grisalhos.
 
CUIDADO
De acordo com a avaliação de Marcelo Vitorino, as lideranças locais precisam urgentemente despertar nos eleitores a consciência sobre a necessidade de Uberaba voltar a ter representatividade política em Brasília e em Belo Horizonte. Para aqueles que sonham em disputar as eleições proporcionais em 2026, ele deixou uma receita de sucesso que vale como um alerta: é preciso ter uma base consolidada, estar num partido forte, ter recursos financeiros e uma boa comunicação on-line e off-line, assim como uma narrativa eficaz e fazer alianças consistentes. Sem isso, esqueça! Tem mais: não basta ser bom de rede social. Precisa marcar presença (física) em eventos, sempre “de cara boa”. Por último, a dica preciosa: Uberaba precisa ter cuidado com o excesso de candidaturas, para não pulverizar os votos e repetir erros do passado.
 
O prefeito de Uberlândia, Paulo Sérgio apresentou, na última quarta-feira (14), no Centro Administrativo Municipal, projeto de lei (PL), de autoria própria, para instituição do Programa de Aceleração de Desenvolvimento Urbano no município. O PL busca promover, entre outros aspectos, o uso estratégico, eficiente e sustentável de bens e serviços públicos em Uberlândia. Após a apresentação, a proposta será enviada para apreciação pela Câmara Municipal.
 
PATERNIDADE RESPONSÁVEL
Por falar no prefeito Paulo Sérgio, esta semana ele lançou na cidade vizinha o Programa de Aceleração de Desenvolvimento Urbano, com foco em  novas fontes de receita para o município, sem aumentar tributos para a população. No rol dos projetos, o prefeito destacou um projeto de Parceria Público Privada (PPP) para exploração dos bens públicos, muito semelhante ao que Uberaba lançou (antes) envolvendo a adoção das praças.
 
TROCA DE SOPAPOS
Prefeito de Frutal, Bruno Augusto, perdeu a compostura esta semana e desferiu um soco na nuca de vereador Alex de Freitas, de oposição ao seu governo, em plena Câmara Municipal. As imagens estão rodando nas redes sociais, assim como o desabafo do vereador agredido. O PSB, partido da vítima, divulgou nota de repúdio nesta sexta-feira, ressaltando que “a agressão representa não apenas um ataque à integridade do vereador, mas um grave atentado às instituições democráticas e ao livre exercício do mandato parlamentar”. A que ponto chegamos...
 
VAI PRA ONDE?
Plataforma de intermediação e revenda de viagens de ônibus, a Buser acaba de divulgar os destinos mais procurados pelos usuários que embarcaram em Uberaba no primeiro quadrimestre de 2025. O levantamento, feito entre janeiro e abril, mostra alterações no ranking em relação ao mesmo período do ano passado e indica o aumento da preferência por cidades mineiras. Por incrível que pareça, Belo Horizonte assumiu a liderança entre os destinos preferidos, ultrapassando São Paulo, que ocupava o primeiro lugar em 2024. O Rio de Janeiro manteve a terceira colocação, seguido por Uberlândia e Goiânia. Ribeirão Preto, São José dos Campos, Campinas e Caldas Novas também permaneceram no top 10.
 
NOVIDADE
A principal novidade na lista de 2025 foi a entrada de Nova Serrana (MG), cidade que não aparecia entre os destinos mais buscados pelos uberabenses no ano passado. Já Araxá, que figurava entre os dez primeiros em 2024, deixou o ranking em 2025. Entre os estados de destino, São Paulo continua sendo o principal destaque, com três cidades no ranking: além da capital, aparecem São José dos Campos e Campinas. Goiás também se manteve relevante, com Caldas Novas e Goiânia entre os destinos mais reservados.

É OURO!
Neste sábado, a FETI comemora seus 50 anos de atuação na formação profissionais de qualidade, tanto para jovens quanto para adultos. Desde os tempos da Guarda Mirim até os dias atuais, a FETI tem sido um pilar indispensável à capacitação da mão de obra em Uberaba, assim como na colocação desses jovens no mercado de trabalho. À equipe da FETI, ao longo desses 50 anos, o nosso aplauso pelo sucesso do trabalho realizado.
 

DIA D
Neste sábado também tem o último encontro presencial entre o Grupo EXP e as Associações Atléticas Acadêmicas (AAAs) participantes da CIA 10 Anos, a partir das 9h, no auditório da UFTM. O objetivo é apresentar, em detalhes, o mapa do evento, com a identificação completa da estrutura prevista, além de realizar o chaveamento, ou seja, a definição da ordem dos confrontos entre os participantes. A CIA, considerada o maior evento universitário no Brasil, será realizado entre os dias 19 e 22 de junho.
 

Assuntos Relacionados
Compartilhar

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por