ALTERNATIVA

Uberaba pode perder mais uma para Uberlândia

Lídia Prata
Lídia Prata
Publicado em 27/04/2023 às 06:53Atualizado em 27/04/2023 às 21:11
Compartilhar

Uberaba está em vias de perder mais uma para Uberlândia. Desta vez, a Megaleite.  Enquanto ficamos aqui discutindo buracos nas ruas e mato nos bairros, Uberlândia trabalha para assegurar uma série de projetos de grande envergadura. Um deles envolve a feira promovida pela Girolando.

VELOCIDADE DA LUZ
Veja como são as coisas: a Girolando, enquanto entidade de classe, nasceu em Uberaba. Durante muitos anos Uberaba foi sede dessa feira de gado leiteiro. No entanto, sob alegação de falta de apoio, a Girolando levou essa feira para Belo Horizonte, que nem produz leite coisa alguma, muito menos tem estrutura para receber animais, tratadores, criadores, interessados em comprar e vender gado. Aí a Girolando, sob novo comando, manifestou interesse em interiorizar a Megaleite novamente. E quem saiu na frente, trabalhando nos bastidores ativamente? Uberlândia!

ACENO EFETIVO
Nesta quarta-feira, 26, a deputada federal  Ana Paula Leão, que é esposa do prefeito da cidade vizinha, lançou a Frente Parlamentar em Apoio ao Produtor de Leite, na CNA. Trata-se do primeiro aceno oficial (e público) de Uberlândia à Girolando para levar para a cidade vizinha a Megaleite. Alguém duvida que Uberaba vai ficar comendo poeira nessa disputa?

QUE FALTA FAZ…
Foi um erro tremendo Uberaba não ter feito deputado federal, nem estadual. Agora se vê, claramente, o quanto faz falta ter representante nas esferas do poder para lutar pelas causas da cidade. E nem adianta dizer que temos apoio do deputado A, B ou Z, porque todos eles priorizam suas cidades de origem. Pra Uberaba, mandam as migalhas que sobram. 

Uberaba precisava ter feito um movimento robusto em prol de seus candidatos, para ter representantes em Brasília e BH. Faltou uma liderança para sentar à mesa com os candidatos e abrir o jogo com aqueles que não tinham chance alguma de se eleger, mas estavam atrapalhando os demais. Faltou uma liderança madura para tomar as rédeas das tratativas com os candidatos, sem vaidades ou picuinhas partidárias, mas capaz de  mostrar claramente os perigos da falta de representatividade para o município. Alguns até comemoraram a derrota de adversários, pensando apenas nas eleições municipais de 2024! Pois é. Agora estamos aqui, passando o chapéu em gabinetes de paraquedistas que não têm compromisso algum com o futuro do nosso município, e, por outro lado, assistindo às ações competentes de parlamentares eleitos por outros municípios da região.

PEGANDO PESADO
Documento assinado por 35 empresários que atuam no comércio de carnes foi entregue aos vereadores Samuel Pereira e Pastor Eloísio, esta semana, contendo uma série de queixas contra a atuação da Vigilância Sanitária nos açougues da cidade.

Depois de deflagrada a Operação Brahman e constatada participação de fiscais do município em irregularidades, a Vigilância teria mudado radicalmente de postura, passando a agir com rigor extremo. Os comerciantes pediram a ajuda dos vereadores, no sentido de estabelecer um diálogo com a Saúde. Eles querem cumprir as normas legais, mas não assim, a ferro e fogo, como alegam estar acontecendo.

NO LIXO
A qualidade do asfalto usado nas operações tapa-buracos vem sendo questionada por toda a cidade. Buracos tapados no final do ano passado já estão abertos novamente. Nos bairros Zeca Mendes e adjacentes as ruas estão parecendo queijo suíço, embora os buracos tenham sido tapados há menos de quatro meses… Tem cada panelão que dá medo! 

TUDO ERRADO
Ex-deputado Franco Cartafina foi o entrevistado desta quarta-feira, no programa “De Frente pra Notícia”, comandado por Paulo Garcia na Rádio JM. Franco rasgou o verbo contra o anúncio de intervenção do governo municipal no Hospital da Criança. Segundo ele, muitos daqueles que estão criticando a gestão do hospital nunca nem pisaram lá, muito menos ofereceram qualquer tipo de ajuda. O ex-deputado ainda desafiou o governo municipal a prestar um atendimento melhor à população infantil, com os mesmos recursos mensais que são destinados ao Hospital da Criança. “A conta não fecha” - destacou Franco.

COMO ASSIM?
Alternativa à intervenção, o governo municipal já vem falando em requisição do Hospital da Criança. Mas o ex-deputado Franco discorda dessa medida também, considerando que ela não tem amparo legal. Foi além, dizendo que o governo municipal vai passar muito aperto, se o Hospital da Criança devolver a UPA Infantil e voltar a atuar apenas no atendimento hospitalar. “Pra onde a Prefeitura vai levar as crianças que precisarem de atendimento de urgência e emergência? Para as UPAs?” - questionou Franco. 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por