ALTERNATIVA

Uberaba não vai decretar emergência por síndromes respiratórias

Lídia Prata
Lídia Prata
Publicado em 06/05/2025 às 21:51Atualizado em 07/05/2025 às 16:55
Compartilhar
 (Foto/Divulgação)

(Foto/Divulgação)

Uberaba não vai decretar estado de emergência em saúde pública, por conta da Síndrome Respiratória e Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG). Logo depois do feriado do Dia do Trabalho, o governo do Estado decretou estado de emergência em razão do número elevado de casos em Minas Gerais, e foi seguido por municípios como Uberlândia e Belo Horizonte. A secretária Valdilene Rocha destaca que a Vigilância Epidemiológica do município está monitorando, de forma contínua, os casos de síndrome respiratório e até agora não há motivo para decreto de emergência. Além disso, Valdilene reforçou que esse acompanhamento é feito mês a mês, o que permite ao município ter uma visão exata da evolução ou não do número de casos.  E de 2024 para 2025 essa evolução não foi significativa. Pelo contrário. Os dados indicam que os casos de síndromes respiratórias diminuíram.

CAPACITAÇÃO
Pelo sim, pelo não, Uberaba vai se precaver e reforçar a capacitação do pessoal da rede pública de saúde, voltada aos profissionais da Atenção à Saúde, com foco nas síndromes respiratórias. Gente! Vamos nos vacinar contra a Influenza, que é uma forma eficaz de prevenção do agravamento e complicações das síndromes respiratórias. 
 

PROJETO FURA FILA
Se os vereadores não prestarem a indispensável atenção, pode ser aprovado em primeiro turno, por maioria simples, o projeto de Lei nº 321/25. De autoria do vereador advogado Cleber Júnior, o projeto já ficou conhecido por “fura fila”, uma vez que “dispõe sobre o atendimento prioritário aos advogados em serviços de atendimento ao público no âmbito municipal, bem como em autarquias, fundações e entidades da administração pública direta e indireta, e estende esse atendimento prioritário aos advogados no exercício da profissão”. Francamente! Esse projeto privilegia uma categoria profissional em total desrespeito ao cidadão. Nada contra os advogados, pelo contrário. Mas esse tipo de prerrogativa não faz o menor sentido, sobretudo considerando que o alvo são justamente os defensores das leis e da igualdade de direitos.

 
SEM MOTIVO
Vereador Marcos Jammal não viu motivo para a “bronca” do colega Túlio Micheli por causa da cartilha que distribuiu sobre o cordão de girassol para identificação de autistas. Primeiro, porque o projeto do cordão de girassol é anterior ao engajamento do colega na campanha pró-reconhecimento dos direitos dos portadores do transtorno do espectro autista (TEA). Segundo, porque essa causa requer união e soma de esforços de toda a sociedade. “Ninguém pode querer ser o pai da criança” – frisa Jammal.
 
INFORMAÇÕES
Jammal já imprimiu mais de 200 carteirinhas para identificação de portadores do TEA, que vão ser entregues com cordão de girassóis e porta crachá. Na carteirinha está inserido um QR Code com informações sobre o portador, incluindo nome, endereço, alergia a medicamentos, etc. “Caso o autista se perca, o QR Code poderá ajudar a levá-lo de volta para casa, por exemplo” – explica o vereador.
 
MAIS UM
Ainda sobre Jammal, ele conta que já tem o aval da secretária Juliana Petek para lançar o projeto das hortas sensoriais nas escolas do município. A horta sensorial é um espaço de cultivo de alimentos que tem por objetivo estimular os sentidos das crianças ou adultos, a partir do toque e manuseio das plantas. Essa horta propicia uma experiência de aprendizagem inclusiva, permitindo que pessoas com ou sem deficiências explorem os diferentes sentidos.
 
LICENÇA MATERNIDADE
Confirmado: a vereadora Rochelle Bazaga vai se afastar do cargo por 120 dias, a partir do nascimento da filha Lara. O afastamento está previsto para o final de agosto. Durante o período de licença-maternidade, Rochelle será substituída na Câmara pela primeira suplente, Silvana Elias.
 
DEFINITIVO
Aliás, em entrevista à Rádio JM nesta terça-feira, Rochelle confirmou que vai mesmo disputar as eleições de 2026, provavelmente para deputada estadual. Caso seja eleita, o mandato temporário de Silvana Elias poderá se tornar definitivo nos dois últimos anos da atual legislatura.
 
QUE SOBE?
Quem também já está trabalhando para eleger-se deputado estadual é o presidente da Câmara, Ismar Marão. Se for eleito, Soninha Manzan, também do PSD,  assumirá a cadeira. Ela  é a primeira suplente.
 
BEM LIMPINHO
Distritos Industriais I e II precisam urgentemente de instalação de placas nominativas das ruas internas, número nos imóveis, além de poda e capina nas ruas e canteiros centrais. Asfalto no DI 1 está em petição de miséria, coalhado de buracos e depressões. Vale destacar que esses dois distritos industriais abrigam alguns expoentes do desenvolvimento econômico de Uberaba, como Valmont, JBS, Castech, Master Line do Brasil, dentre outras.
 
BOAS NOVAS
Mas, tem boas notícias também. Prefeita Elisa está em BH e nesta terça-feira cumpriu uma agenda extensa, acompanhada pelo secretário Celso Neto e pelo chefe de gabinete, Caio Presotto. Na Codemge, Elisa discutiu com a presidente Luísa Barreto projetos na área de infraestrutura para fortalecer o desenvolvimento regional. Já na Gasmig, a prefeita teve audiência com o presidente Carlos Camargos de Colón, para tratativas sobre a planta de biometano em Uberaba e a possibilidade de distribuição do combustível renovável pela companhia (foto abaixo). No Pingo do Jota desta quarta-feira a prefeita vai revelar detalhes dessas agendas em BH, a partir das 8h45min.  
 

(Foto/Divulgação)

(Foto/Divulgação)

 PARA ELAS
Aciu acende as luzes do seu auditório nesta quarta-feira para o Talk show de Mãe para Mãe, a partir das 18h. Programação inclui palestra da advogada Mônica Cecílio Rodrigues, especialista em direito de família. A médica Mariana Kefalás Oliveira Gomes, por sua vez, vai abordar os desafios da fertilidade feminina. Na sequencia, uma roda de prosa super animada comanda pela diretora da ACIU Raquel Ribeiro, com as empresárias Alessandra Camargos e Nanda Guaritá, a arquiteta Karine Assunção, a analista do MPMG Jussara Marra e a personal trainer Rebeca Ganzarolli. Para arrematar, as empresárias Fatinha Siqueira (Captain Boy), Paula Missom e Giana Guiotti vão apresentar sugestões de presentes para as mamães, num desfile de looks incríveis. Vale a pena se inscrever pelo Sympla!  
 
DE OLHO
O Brasil ultrapassou a marca de 1 milhão de casos de dengue em 2025, e 681 mortes confirmadas até abril, segundo o Ministério da Saúde. São Paulo lidera o ranking, com o registro de quase 600 mil casos. Mas, pasme!  Mesmo com a incorporação da vacina Qdenga ao SUS, a imunização só alcançou 37% do público-alvo de 10 a 14 anos, conforme dados do Conselho Federal de Enfermagem. A falta de ações coordenadas, baixa adesão da população a medidas preventivas e ausência de campanhas educativas contínuas são apontadas como fatores que agravam o cenário.
 
OLHA O GOLPE!
Pesquisa realizada pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) mostra que 41% dos entrevistados sofreram alguma fraude ou alguma tentativa de fraude em instituições financeiras nos últimos 12 meses, representando aproximadamente 15,5 milhões de consumidores. O principal tipo de golpe foi o pagamento adiantado de um benefício ou bem, que nunca recebeu (5%), transferência de dinheiro para compra de produtos em anúncios falsos postados em redes sociais clonadas de amigos e/ou conhecidos (4%), cartão de crédito e/ou débito clonado (3%), transferência bancária ou PIX para alguém se passando por um contato conhecido (3%), e transação financeira (saques, pagamentos ou transferências) na conta bancária sem autorização (3%).  Pior: depois do ocorrido, 28% negociaram com a empresa, instituição financeira ou pessoa para reaver valores, 28% procuraram a administradora do cartão de crédito, 18% fizeram boletim de ocorrência e 15% procuraram um órgão de proteção ao consumidor. Do total, 38% afirmam não ter conseguido recuperar o dinheiro perdido com a fraude. Além das perdas financeiras, um dos danos sofridos foi a restrição ao crédito: 27% dos que sofreram alguma fraude ficaram com o nome negativado.
 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por