ALTERNATIVA

Túlio cobra ação da vigilância na fiscalização da merenda escolar

Lídia Prata
Lídia Prata
Publicado em 08/04/2025 às 22:00Atualizado em 09/04/2025 às 22:42
Compartilhar

A presença de coliformes na merenda oferecida a crianças de 40% dos Cemeis e de 34% das escolas municipais desafia fiscalização mais rigorosa por parte da Vigilância sanitária em Uberaba. Essa informação consta em relatório do Ministério Público, divulgado esta semana. Em entrevista à Rádio JM nesta terça-feira, o vereador Túlio Micheli cobrou exatamente isso: ação efetiva para evitar que alimentos contaminados continuem sendo oferecidos aos alunos da rede. Túlio chegou a dizer que irá propor à colega Rochelle Gutierrez, que é presidente da Comissão da Educação na Câmara, a instalação de uma CEI (comissão especial de investigação) para apurar esse e outros problemas na merenda escolar.
 
CADÊ AS LIXEIRAS?
Túlio Micheli (PSDB) cobrou o desengavetamento do projeto de sua autoria, que possibilita a instalação de lixeiras subterrâneas no centro da cidade. Segundo Túlio, a concessionária da coleta de lixo iria custear essas lixeiras, eximindo o município de arcar com esse ônus. Além de evitar aquele amontoado de sacos pretos no Calçadão, por exemplo, haveria lixeiras modernas. Mas, de acordo com o vereador, o projeto está parado há um tempão na Codau.
 
QUEM VAI?
A demora do PSDB em decidir seu futuro político tem trazido intranquilidade para os tucanos de Uberaba. Aliás, de todo o país, tanto assim que muitos deles estão deixando o “ninho” desde que começaram essas especulações em torno da fusão do partido com outros. Túlio Micheli é mais um a engrossar o coro dos que aguardam essa definição, sem saber se o PSDB vai se unir ao Podemos, ou ao Republicanos, ou a ambos, ou a MDB... E brinca: “já pensou se a fusão do PSDB for com o Republicanos? O partido é comandado pelo pai da prefeita em Uberaba”. Os tucanos são adversários do governo municipal.
 
APARANDO ARESTAS      
A propósito, Túlio conversou, demoradamente, com a prefeita Elisa dias atrás. Foi ao gabinete, a convite dela. Da conversa participaram o chefe de gabinete Caio Presotto, o secretário de Governo, Beethoven Oliveira, e o adjunto Netão. Sem revelar o teor da conversa, Túlio resumiu: “podemos ser adversários, sem sermos inimigos”.
 
E 2026?
A julgar pela entrevista de Túlio nesta terça-feira, ele já admite disputar a eleição de 2026. Mas ressalva que o PSDB tem outros nomes muito bons e viáveis, como o do ex-prefeito Paulo Piau e do ex-titular da Sedec José Renato Gomes. Sem contar os outros vereadores eleitos pelo partido, claro. Por outro lado, Túlio disse que está preparado para a disputa, caso o partido entenda necessário.
 
ESTREIA
Conselho de Desenvolvimento Econômico de Uberaba faz sua primeira reunião de 2025 nesta quarta-feira, sob a batuta do secretário Celso Neto. Na pauta, minuta do projeto de lei que altera a lei de concessão de incentivos às empresas para se instalarem no município, e também a proposta de criação do Investe Uberaba, nos mesmos moldes do Invest Minas. Celso Neto quer dar um novo perfil ao Condesu, mais estratégico, assumindo o papel de discutir e definir a política de desenvolvimento econômico do município.
 
O QUE SERÁ?
Nos próximos 15 dias, Uberaba será sacudida pelo anúncio de dois grandes investimentos. Foi o que prometeu o secretário Celso Neto em entrevista ao Pingo do Jota.
 
NA FINAL
Uberaba é finalista na Premiação Boas Práticas na Gestão Municipal 2025. Os finalistas foram divulgados esta semana pela Associação Mineira de Municípios (AMM).  Uberaba foi selecionada na categoria gestão do turismo com o Geoparque Uberaba – Terra de Gigantes, Reconhecido como o sexto “Geoparque Mundial da UNESCO”. Os 12 municípios finalistas terão a oportunidade de apresentar as iniciativas durante o 40º Congresso Mineiro de Municípios, no dia 06 de maio, em Belo Horizonte.
 
PORTAS ABERTAS
A propósito, o secretário Celso Neto diz estar estudando soluções com o presidente da Fundação Cultural, para possibilitar a abertura dos museus nos feriados e finais de semana. Montar um esquema de trabalho envolvendo limpeza e vigilância é o grande desafio do momento. Mas Celso Neto reconhece que o funcionamento dos espaços turísticos é fundamental para sucesso do projeto do Geoparque.
 
CONCESSÃO
Por falar nos museus, o secretário Celso Neto defende a concessão de espaços públicos como Memorial Chico Xavier, Museu de Arte Sacra e outros à iniciativa privada. Na avaliação dele, o Poder Público não tem braço para fazer a gestão desses espaços.
 
ZPE
De acordo com Celso Neto, a ZPE de Uberaba deve superar R$ 5 bilhões em investimentos e o projeto deve transformar cidade em um dos maiores hubs de data centers do País. Inaugurada no fim de 2024, é a única do segmento na região Sudeste, e já conta com dez empresas em negociações avançadas para se instalarem no local. Porém, dos três projetos iniciais, dois já “tomaram bomba” e o terceiro aguarda análise do governo federal. O foco, no momento, é conquistar uma autorização do Conselho Nacional das Zonas de Processamento de Exportação (CZPE) para a regulamentação de data centers no projeto.
 
ALTOS PAPOS
Acredite, se quiser: Celso Neto e o seu antecessor na Sedec durante o governo Paulo Piau têm almoçado juntos, com frequência. Celso contou que tem recorrido à experiência de José Renato Gomes para troca de ideias e de informações. “O importante é Uberaba brilhar” – destacou o secretário. “Não é porque ele fez parte de outro governo que temos de ser inimigos. Pelo contrário”.

É O CARA!
Novo organograma da Unimed Uberaba prestigia o competente jornalista César Antonio (foto abaixo), merecidamente. Na gestão do presidente Reynaldo Miranda, César abraça novo desafio, agora como gerente de Mercado e também de Recursos Próprios. César tem construído uma sólida carreira, com admirável habilidade e competência incomum. 

(Foto/Divulgação)

Assuntos Relacionados
Compartilhar

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por