ALTERNATIVA

Sistema de regulação de leitos está prestes a sofrer alteração

Lídia Prata
Publicado em 18/02/2020 às 07:41Atualizado em 18/12/2022 às 04:19
Compartilhar

Jovem e engajada politicamente, Rochele Gutierrez é assessora parlamentar do deputado federal Franco Cartafina. Ela entrou no jogo político, de olho numa cadeira na Câmara Municipal, mas de repente passou a ter seu nome cogitado para dobradinha com Luiz Guaritá Neto. Nos bastidores o zum-zum-zum em torno do nome de Rochele está fortíssimo, desde que a foto acima, mostrando Rochele Gutierrez entre Luiz Guaritá Neto e o deputado federal Franco Cartafina, foi postada nas redes sociais. Onde tem fumaça...

Carnaval antecipado

Circular distribuída no Hospital de Clínicas no fim de semana colocou pacientes em polvorosa. A circular informava a suspensão das cirurgias eletivas (inclusive de câncer) nos hospitais conveniados ao SUS, entre ontem e o dia 3 de março, por causa do carnaval. Questionado, o secretário Iraci Neto explicou que até amanhã estaria tudo dentro da rotina em todos os hospitais conveniados, começando a suspensão apenas a partir da zero hora de quinta-feira (20). Medida foi tomada por precaução, para atendimento de eventuais urgências e emergências durante o carnaval. Intenção é garantir leitos disponíveis durante a chamada “Operação Carnaval”, tal e qual aconteceu no final de ano em Uberaba. Não é novidade, segundo Iraci Neto.

Tudo parado

“Na realidade, os médicos não vão operar no carnaval. Provavelmente, a maioria nem estará na cidade nesse período. Aliás, os próprios médicos nem marcam cirurgias para essa época do ano” – ressalta o secretário de Saúde, para fortalecer a medida de suspensão das cirurgias eletivas nesses próximos 15 dias. De fato, é assustador como o Brasil para por conta de carnaval. Mas não deixa de ser mais um teste de paciência e resignação para os pacientes que ficam na fila à espera de uma data para cirurgia e leito disponível na rede hospitalar conveniada ao SUS. A saúde deveria ser uma prioridade, mas a prioridade no país, infelizmente, é o carnaval.

Virando a chave

Além do carnaval, o sistema de regulação de leitos está prestes a sofrer alteração. O secretário Iraci Neto quer aproveitar a semana do carnaval para implantá-lo aqui, depois que as equipes de Uberaba receberem o devido treinamento, pelo Ministério da Saúde, para iniciar a operação logo em seguida.

Chove, chuva! 

Com essa chuvarada diária em Uberaba, as obras do Mirante da Univerdecidade vão atrasar. Não há a menor perspectiva mais para serem concluídas a tempo da festa do bicentenário da cidade. São Pedro não tem colaborado.

De peso

Será lançada hoje a 12ª edição do Megacana Tech Show, evento promovido pela Associação dos Fornecedores de Cana da Região de Campo Florido – Canacampo e Associação das Indústrias Sucroenergéticas de Minas Gerais – Siamig. Considerado o maior evento do setor sucroenergético mineiro, a Canacampo deverá acontecer no início de agosto, em Campo Florido.

Na ponta do lápis

Novo Código Tributário do Município, publicado na edição de sexta-feira (14) do Porta-Voz, traz claramente as alíquotas usadas pela Secretaria de Finanças para efeito de cálculo do IPTU, agora de conhecimento da população. Os imóveis são divididos e tributados com alíquotas diferentes, de acordo com a respectiva categoria, sejam eles lotes baldios ou com construção, assim como de acordo com a localização e metragem. Mesmo tornando pública a forma de cálculo, não é nada fácil ao leigo entender a matemática usada para definição do preço do imposto a pagar...

Viva as taxas!

No Código Tributário o interessado poderá conferir as alíquotas cobradas pelo Município a título de taxas de serviços, seja em caso de apreensão e guarda de animais, veículos, mercadorias e produtos diversos. Mas o que chama a atenção são as taxas de cemitério, em especial de inumação, para adultos e “infantes”. Cá pra nós, um código novo bem que poderia modernizar sua linguagem também...

Dia de festa

Içamento da última tesoura da obra da futura sede da Fardas Express mostrou todo o prestígio do empresário Arnaldo Santos Junior e de sua família. Com investimento da ordem de R$4,5 milhões e previsão de geração de 200 empregos diretos, a Fardas recebeu os deputados Franco Cartafina e Heli Grilo, além do secretário executivo do Mapa, Marcos Montes, amigo pessoal de Arnaldo, o prefeito Paulo Piau, o presidente da Câmara Municipal, Ismar Marão, e o secretário de Desenvolvimento Econômico, José Renato Gomes. O içamento chamou a atenção até mesmo dos alunos do curso de Pós-Graduação em Engenharia, que foram vê-lo.

Foto/Fábio Braga

Para assistir ao içamento da última tesoura da obra da futura sede da Fardas Express, uma das maiores fabricantes de uniformes do país, a família de Arnaldo Santos Junior recebeu autoridades, inclusive o prefeito Paulo Piau e o presidente da Câmara de Uberaba, Ismar Marão, e alunos de Pós-Graduação em Engenharia, no sábado

 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por