ALTERNATIVA

Sindicato Rural contesta índice da Prefeitura para reajuste do valor da terra nua

Lídia Prata
Lídia Prata
Publicado em 05/05/2025 às 22:01Atualizado em 05/05/2025 às 22:12
Compartilhar

Sindicato Rural de Uberaba está na bronca com a nova tabela de valores da terra nua no município, definida pela Secretaria da Fazenda e publicada no Porta Voz no dia 30 de abril. De acordo com o presidente Marco Túlio Prata, o índice de correção dos valores não tem respaldo técnico e foi estabelecido ao arrepio do que determina a lei, supervalorizando os imóveis rurais para efeito de cobrança do Imposto Territorial Rural (ITR).
 
CHAME O SHERLOCK!
Em entrevista à Rádio JM, o presidente Marco Túlio revelou que o Sindicato Rural contratou empresa especializada, de Belo Horizonte, para elaborar um estudo técnico visando fornecer dados concretos à Prefeitura sobre a valorização das terras no município. O trabalho contém mais de 100 páginas, e chegou a um percentual máximo de 8%. No entanto, a Prefeitura aplicou 22% de reajuste na tabela de valores da terra nua. “Nem o perito do Sindicato Rural conseguiu entender ou descobrir como a Prefeitura chegou nesse percentual” – ressaltou Marco Túlio.  
 
INDICE FURADO
Por outro lado, o presidente do Sindicato Rural criticou o trabalho elaborado pela Emater, que também foi apresentado à Prefeitura como base para a elaboração da tabela de valores da terra nua. Segundo ele, há falhas metodológicas graves no trabalho, além de ter sido elaborado com base em normas vigentes em 2014 e já superadas por legislação posterior, datada de 2019. Com isso, o índice apontado pela Emater variou de 32% a 40% em alguns casos. Marco Túlio pondera que, de 2023 para 2024, o reajuste médio foi de 3,8%. Portanto, não há explicação plausível para um índice de 40% de 2024 para 2025. Ele, inclusive, lembra que 2024 foi um ano atípico, no qual os produtores rurais sofreram muito com a estiagem prolongada, o que agravou ainda mais o cenário em Uberaba. Por tudo isso, o Sindicato Rural está tentando administrativamente a revisão da tabela pela Prefeitura, ou, em última instância, recorrer ao Judiciário para reverter o reajuste considerado abusivo.
 
BOICOTE
Nas redes sociais no fim de semana, não faltaram produtores rurais pregando boicote ao pagamento do ITR quando o boleto chegar, no segundo semestre. O presidente Marco Túlio não aconselha medida extrema, e sugere que os produtores procurem orientação do Sindicato Rural sobre como proceder nesse caso, uma vez que o valor abusivo da terra nua poderá encarecer muito o ITR. Os valores da terra nua informados pela Prefeitura à Receita Federal não são obrigatórios, mas para contestá-los é preciso de orientação técnica específica.
 
POSSE
Deve ser na última semana de maio a solenidade de posse da nova diretoria eleita do Sindicato Rural de Uberaba. Para a presidência foi eleito Vinícius Rodrigues, que terá como vices Romeu Borges e José Peixoto (ex-presidente da ACIU).
 
REPENSAR
Esquema montado pelas forças de segurança do município para o embarque e desembarque de passageiros durante a Expozebu gerou descontentamento e críticas por parte da população. Motoristas de aplicativos foram proibidos de deixar passageiros na entrada principal do Parque Fernando Costa, o que obrigou idosos, gestantes, crianças e jovens a desembarcar quase em frente à funerária vizinha. Para 2026 será preciso repensar esse esquema e encontrar uma alternativa que contemple esses visitantes.
 
SINAL DE ALERTA
Leitor atento lança o alerta à Prefeitura: antes de adotar medidas para repovoar o centro da cidade será preciso encontrar solução para o esgoto lançado na ETE Chico Veludo, que recebe todos os dejetos dessa região.
 
HIPERMERCADO
Imóvel que ocupa um quarteirão inteiro próximo à Rodoviária deverá abrigar uma unidade gigantesca de rede de supermercados mineira.
 
MAIS UM
Avenida Leopoldino de Oliveira deve ganhar, em breve, mais uma unidade de rede mundial de fast food. Imóvel fica próximo ao Piscinão.
 
TALK SHOW
Aciu abrirá suas portas nesta quarta-feira para o Talk Show De Mãe para Mãe. Com entrada franca, o evento vai começar às 18h, com palestras sobre direito de família, saúde da mulher, roda de prosa e um super desfile de moda, além de coquetel e network. Inscrições pelo Sympla para esse evento que tem tudo para ser um sucesso. Participe!
 
DANÇA DAS CADEIRAS
Atual configuração da Câmara municipal pode mudar, além do desfecho das ações por fraude à quota de mulheres em que MDB e Rede/Psol já foram condenados em primeira instância. Caso o presidente Ismar Marão venha a disputar as eleições para deputado estadual no ano que vem, e tenha sucesso nas urnas, sua cadeira poderá ser ocupada pela suplente Sônia Manzan, atual presidente da FETI. Com isso, a atual legislatura tem tudo para terminar bem diferente do que começou e entrar para a história como a de maior número de substituições.
 
CUSPINDO MARIMBONDOS
Não convidem para dividir mesa os tucanos Túlio Micheli e Marcos Jammal. Embora filiados no mesmo partido, parecem não falar a mesma língua. Tanto assim que Jammal pegou carona no evento promovido pelo colega e distribuiu uma cartilha sobre a lei do cordão de girassol, de autoria dele, para identificar pessoas com transtorno do espectro autista.
 

(Foto/Divulgação)

(Foto/Divulgação)

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por