(Foto/Divulgação)
“É lamentável o que estamos vendo no Senado. É isso o que acontece quando os interesses do povo mineiro são deixados de lado. O que era pra ser uma investigação vira show de estrelismo e cumplicidade”. Assim reagiu a vereadora Rochelle Gutierrez, em postagem no instagram, sobre o comportamento reprovável do senador mineiro Cleitinho Azevedo, na CPI das Bets. Em vez que interrogar a influenciadora, Cleitinho disse ser fã dela. Interrompendo a sessão, o senador fez uma videochamada para a esposa e filha, e pediu para Virgínia mandar um abraço para as duas. Socorro!
SUJO X MAL LAVADO
Além da tietagem explícita e inconveniente em local inadequado, o senador Cleitinho ainda disse que os políticos não têm moral para interrogar Virgínia, porque ela é fonte de riqueza. “Eu não vim aqui para apontar o dedo para ela, porque não é criminosa, não é bandida. Estou aqui para tocar seu coração para que você possa parar de fazer propaganda desse jogo. Faça vídeos dos seus pré-treinos que são maravilhosos.”
FAKE NEWS
Terça-feira agitada com a informação que circulou nos meios políticos, dando conta que o julgamento de um dos recursos contra sentença que de investigação judicial eleitoral (AIJE) versão sobre fraude à cota de gênero nas eleições passadas, em Uberaba, havia sido marcado para esta quinta-feira, dia 15. No entanto, era conversa fiada. Informação não se confirmou.
FIO DA MEADA
Nesta terça-feira completou-se o prazo de 40 dias úteis do protocolo do recurso nas AIJEs no Tribunal. Em tese, o julgamento teria de ser agendado nesse período, o que não aconteceu, porque teoria e prática nem sempre caminham na mesma sintonia. Vale destacar que o desembargador relator dos dois recursos de férias atualmente. Retorna às suas atividades no Tribunal em junho. Se tudo correr como alguns esperam, o julgamento deve acontecer entre julho e agosto.
BYE BYE
Quase 20 servidores tiveram o ato de aposentadoria publicado nesta segunda-feira no jornal oficial do município. Foi uma das maiores listas já publicadas numa única edição do Porta Voz.
AUDIÊNCIA
Os pais dos dois menores envolvido na tragédia que vitimou colega de sala de aula em Uberaba foram ouvidos nesta terça-feira pelo juiz da Vara da Infância e Juventude, Marcelo Geraldo Lemos. Pela manhã foram ouvidos os pais daquele que desferiu as facadas na vítima. À tarde, os pais do segundo envolvido. Os garotos também foram ouvidos e em seguida retornaram para Araxá, onde estão internados em instituição própria para reeducação de menores infratores.
TEM MAIS UM?
Nos bastidores especulou-se que havia um terceiro garoto envolvido no planejamento da morte da estudante. Mas até agora essa informação não se confirmou.
ESCOLA SEGURA
Força-tarefa para restabelecer a paz na escola Livre Aprender e preparar professores e gestores escolares para o enfrentamento da violência continuam no foco da Secretaria municipal de Educação, com orientação do MEC. Em entrevista à Rádio JM nesta terça-feira, a secretária Juliana Petek explicou que há três frentes de trabalho nesse momento. Uma delas focada na escola que foi palco da tragédia. A segunda, com a comunidade educacional como um todo, incluindo escolas particulares, municipais e estaduais. E a terceira, objetivando o fortalecimento dos grupos de liderança, especialmente os grêmios estudantis.
PROTOCOLO
Além de desenvolver ações para fortalecer as regras de convivência saudável nas escolas, a secretária Juliana Petek destacou que estão sendo reforçados os protocolos de intervenção em caso de bullying, violência, uso de drogas, desrespeito aos colegas e professores, dentre outros temas. Neste caso, o protocolo prevê medidas que deverão ser tomadas, em caso de violência extrema. Será uma espécie de passo a passo para o enfrentamento da violência.
EMPATIA
Nas próximas semanas a Secretaria de Educação e o MEC vão promover uma agenda robusta de preparação de professores, diretores e demais envolvidos no dia a dia das escolas. Semana que vem, por exemplo, as ações vão focar a proteção, orientando a comunidade escolar para identificar comportamentos específicos e lidar com eventuais ações de violência. Já na semana seguinte serão tratados temas como convivência harmônica e práticas restaurativas da paz. Tudo isso envolvendo também os pais, com a potencialização de programas para encurtar as distâncias entre família e escola.
MAIS UM
Acidente na rotatória do Parque Fernando Costa terminou em troca de sopapos entre os motoristas envolvidos. Os dois rolaram no asfalto, entre socos, cotoveladas e palavrões até a chegada da polícia. Mesmo apartados, continuaram com os insultos e xingamento. Duas observações: as pessoas andam muito intolerantes, sem dúvida. Mas a pressa continua fazendo os motoristas perder as estribeiras. Por outro lado, já passou (muito) da hora de a Prefeitura adotar medidas para tornar mais seguro o trânsito naquela rotatória. Não faz sentido manter essa confusão ali, ignorando o volume cada vez maior de veículos em circulação na cidade e o aumento do fluxo rumo aos novos núcleos habitacionais nas margens da avenida Filomena Cartafina. Alô pessoal do Trânsito!
PRA VALER
Confirmado: Rodrigo Vieira, o Grilo, vai ocupar cargo nas Câmara Municipal de Uberaba. O ex-secretário de Administração do governo Piau e ex-assessor de Franco Cartafina foi nomeado nesta terça-feira Assessor de Apoio ao Gabinete da Presidência.