ALTERNATIVA

Projeto de reforma da UPA do Mirante está concluído

Lídia Prata
Lídia Prata
Publicado em 09/12/2022 às 22:00Atualizado em 26/12/2022 às 23:00
Compartilhar

UPA DO MIRANTE

Informação vem da Secretaria Especial de Comunicaçã projeto de reforma da UPA do Mirante está concluído, restando apenas o levantamento de preços para a contratação de empresa que irá conduzir a obra. Vale destacar que a UPA do Mirante está fechada há mais de 30 dias, desde a chuva de granizo que causou destruição por lá.

CALMA, PESSOAL!

Até agora foram concluídos apenas 30% da reforma do Mercado Municipal. E a pior parte (troca do piso) ainda nem começou. Ou melhor, só vai começar no ano que vem. Foi o que disse o secretário municipal do Agronegócio, Agnaldo Silva. Pelo cronograma, a conclusão da obra está prevista para abril do ano que vem. Mas o próprio secretário acredita que dificilmente esse prazo será suficiente. Obra é complexa e cheia de surpresas, como em toda reforma.

VAI DEMORAR

Por falar em atrasos, a obra do viaduto Cyrela continua desafiando o calendário. Deveria estar pronta para inauguração no dia 30 de novembro, conforme previsão do secretário Anderson Passos. Mas a chuva atrapalhou o cronograma. Resultad a inauguração deve ficar para 2023.

“X” DA QUESTÃO

Voltando à reforma do Mercado Municipal, a Sagri ainda estuda a forma de gestão que será adotada. Há três caminhos possíveis: manter a gestão com o município, partir para uma PPP ou adotar o modelo de gestão compartilhada. Agnaldo ressalta que talvez a PPP seja o melhor caminho, considerando que a concessão poderá ser feita por um prazo maior, 20 anos por exemplo. Para se ter uma ideia, atualmente o município renova cada uma das concessões a cada 5 anos, o que dá um trabalho danado.

ÁREA PRÓPRIA

Na prancheta da Seplan, um estudo de viabilidade para estacionamento de ônibus turísticos nas proximidades do Mercado Municipal, que não cause grande impacto no trânsito. Uma das opções em fase de avaliação é a rua Cunha Campos, de apenas um quarteirão, que liga o Mercado à avenida Guilherme Ferreira. Ali será um quebra-cabeça desafiador, porque todas as ruas de acesso ao Mercado são bastante estreitas…

TROCA DE COMANDO

Será neste sábado, às 19h, no Centro Administrativo da PMU, a solenidade de posse da nova Mesa Diretora da Câmara. Sob a presidência de Fernando Mendes, novos tempos se avizinham no Legislativo. Nessa sexta-feira, Fernando Mendes quebrou um jejum de seis anos de convites declinados e participou do programa Pingo do J. E fez revelações muito interessantes.

FIDELIDADE

Fernando Mendes atribui a sua eleição à fidelidade que manteve com o grupo dos 13, desde o princípio de sua candidatura. Sem citar nomes, deu a entender que seus adversários flertaram com o grupo dos 8. Ou melhor, confirmou com muita elegância o que já tinha sido falado nos bastidores… Agora é bola pra frente e o presidente eleito promete trabalhar pela união dos grupos internos pelo bem do Legislativo. E mais: defende a independência dos poderes Legislativo e Executivo, com uma relação de respeito entre as partes.

NA BRONCA

Por falar em respeito, Fernando Mendes não se esquivou de responder à pergunta sobre sua bronca com o governo do qual foi líder até aqui. Revelou que ficou realmente chateado com a forma como certas coisas foram feitas. Entendi que, como líder, iria construir tudo com o governo. Apanhei muito quando dei a mão para a prefeita, lá atrás. Mas consegui apaziguar a situação até no meu partido, o MDB. De repente, veio a movimentação para levar o Tulio para a base do governo e não fui consultado. E agora o Celso Neto, que sempre foi meu opositor e adversário na Câmara. As maiores brigas que tive foram com ele e por causa dela (a prefeita). Entendo que não era o momento. Errou o calendário. E, mais uma vez, não fui consultado, nem comunicado pelo governo do qual eu era líder” – desabafou Fernando.

MESMO GUARDA-CHUVA

Por outro lado, o presidente eleito da Câmara analisa que a prefeita é a maior liderança de Uberaba na atualidade. Pode escolher os seus aliados e os adversários. Acredita que ela irá longe na vida pública, porque tem um potencial muito grande. “Estou debaixo do guarda-chuva dela. E me pergunto quando vou crescer”.

E O FUTURO?

Pois é. Sobre seu próprio futuro político, Fernando Mendes disse claramente que sonha em ser prefeito de Uberaba. No entanto, garante que saberá esperar o seu momento chegar. Uma certeza ele tem: não irá para o confronto direto com Elisa.

CASA NOVA?

Já em relação à possível troca de partido quando a janela eleitoral se abrir, Fernando Mendes não esconde ter recebido convites de outras siglas. Porém, reforça que está muito confortável no MDB.

OS SONHOS DE FERNANDO

Ativar o gabinete itinerante para se aproximar da população nos bairros da cidade. Levar as sessões da Câmara para as escolas, com a participação dos estudantes e da comunidade. Criar uma linha direta para a população falar com o presidente. Esses são alguns dos projetos de Fernando Mendes para os próximos dois anos no comando do Legislativo municipal.

SEDE PRÓPRIA

O maior sonho do presidente eleito, no entanto, é construir uma nova sede para a Câmara. Mas ele não parece disposto a erguê-la nas imediações do Fórum Melo Viana, onde o Legislativo tem área. A ideia de Fernando é manter a Câmara no centro da cidade, para valorizar a área. “Quem sabe aqui perto do Jornal da Manhã?” – pontua. Pois é. Quem sabe na belíssima área da Cemig que irá a leilão?

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por