ALTERNATIVA

Presidente da Câmara compara Elisa a “trem bala” nas eleições de 2024

Lídia Prata
Lídia Prata
Publicado em 06/07/2023 às 21:23Atualizado em 06/07/2023 às 21:26
Compartilhar

PAZ E AMOR
Se alguém ainda tinha alguma dúvida sobre o clima de “paz e amor” entre a prefeita Elisa e o presidente da Câmara, agora pode tirar isso de cabeça. Tanto assim que foi decisiva a atuação do Presidente Fernando Mendes para o governo municipal conseguir a aprovação do projeto que autoriza a contratação de empréstimo de 72 milhões de dólares pelo Município com o Banco de Desenvolvimento da América Latina. Foi ele quem intercedeu junto aos vereadores que estavam indecisos sobre a matéria, e conseguiu assegurar os votos favoráveis suficientes.

PALAVRA HONRADA
Na lista dos indecisos estava o vereador Elias Divino. Segundo consta, antes de iniciar a votação em plenário, o Presidente Fernando Mendes conversou demoradamente com o colega, de quem obteve o compromisso de votar pela aprovação do projeto do empréstimo. Depois disso, Elias teria voltado ao plenário, onde recebeu ligação do seu padrinho político, o ex-deputado Franco Cartafina, orientando-o a votar contra a matéria. Os dois teriam ficado mais de meia hora ao celular discutindo o assunto, mas o vereador não voltou atrás. Argumentou que havia dado sua palavra ao Presidente da Câmara e manteve o voto favorável.

NOVAS ETAPAS
Depois de autorizado pela Câmara Municipal, o projeto do empréstimo passará pelo crivo da Secretaria do Tesouro Nacional, que será o avalista do município junto ao Banco. E terá de ser aprovado também pelo Congresso. Esse trajeto deve demandar cerca de seis meses, aproximadamente. Mas, uma vez vencidas essas próximas etapas, o município estará apto a receber os recursos para alavancar o conjunto de obras que deverão mudar o conceito do governo junto à opinião pública e mudar o layout de Uberaba, além de preparar a cidade para enfrentar o desafio da segurança hídrica.

TREM BALA
A propósito, na recepção aos passageiros do voo inaugural da Gol nesta quinta-feira, o presidente Fernando Mendes cumprimentou a Prefeita Elisa pela vitória na Câmara, chamando-a de “Trem Bala”. “Agora ninguém segura você”, disse o presidente, referindo-se obviamente à reeleição em 2024.

TUDO JUNTO E MISTURADO
Os recursos desse financiamento internacional pedido pelo governo Elisa vão possibilitar a realização de várias obras simultaneamente. Mas, segundo a secretária de Planejamento, Isabella Nascimento, a prioridade será a revitalização do centro da cidade, em especial da rua Artur Machado. Em paralelo, deverão ser atacadas as obras de revitalização das entradas da cidade, nas quais atuarão várias equipes, desde drenagem até paisagismo, passando por recape e iluminação. Esses projetos estão prontos para entrar em licitação. Já os projetos dos parques e praças ainda não estão totalmente concluídos, mas estão previstos para 2024.

OPÇÃO ESTUDADA
Vereador Marcos Jammal, relator do projeto na CCJ, criticou a opção do município pelo Banco de Desenvolvimento da América Latina, por se tratar de um empréstimo em dólares, e argumentou que o município deveria ter pesquisado opções internas. Citou que a Caixa também oferece essa linha de financiamento, porém em reais. No entanto, o secretário municipal da Fazenda, Roberto Tosto, explicou que todas as opções disponíveis no mercado foram analisadas, inclusive a da Caixa. Mas o prazo de carência era menor, de apenas 12 meses, contra os 60 meses do banco internacional. Idem os juros, que serão de cerca de 7% ao ano no banco internacional, contra 15,26% cobrados pela Caixa. “Risco existe em todas as operações, mas se o município não buscar financiamento, não vai conseguir preparar a cidade para o futuro que está se descortinando à nossa frente. Há uma perspectiva real de um verdadeiro boom de desenvolvimento de Uberaba, com a chegada de novos investimentos e do gasoduto” – destacou o secretário da Fazenda. Na realidade, não dá para esperar esses investimentos chegarem para só depois começarmos a pensar o que fazer.

LIMPA NOME
Sem adiantar muitos detalhes, o secretário Roberto Tosto revela que a Secretaria da Fazenda está finalizando os detalhes de um projeto que será encaminhado à Câmara na volta do recesso legislativo. “Você em dia com a Prefeitura” será o nome desse projeto. Mas o secretário frisa que não será um novo Refis, embora tenha um objetivo semelhante.

VALE TUDO
Teve quem criticasse o aparato montado no aeroporto de Uberaba para receber o Boeing 737-800 da Gol no seu voo de estreia, procedente de São Paulo, nesta quinta-feira. “Uberaba está parecendo corrutela”, ou “a Prefeitura devia ter feito o evento do lado de fora do aeroporto, para todo mundo tomar conhecimento”. Isso porque teve banda de música, pão de queijo, queijo picadinho, chopp etc.

Mas também teve quem achasse válida a iniciativa de promover os produtos locais, divulgando as riquezas da indústria alimentícia uberabense. Independentemente da opinião de uns e de outros, o certo é que o espaço ficou bastante movimentado pelos passageiros que desembarcaram aqui. Boa parte deles fez um “pit stop” debaixo dessa tenda para uma “boquinha”.

IBOPE EM ALTA
No voo de estreia, o Boeing da Gol trouxe de São Paulo 135 passageiros, e levou para a capital paulista outros 113 passageiros. Daqui pra frente, o grande desafio de Uberaba será manter essa média de ocupação das aeronaves as terças, quintas e domingos. Um dado interessante: o voo daqui pra São Paulo, na próxima terça-feira, já está lotado.

ESTRUTURA PRECÁRIA
Ainda bem que a espanhola Aena vai assumir a gestão do aeroporto de Uberaba dentro de dois meses. A estrutura do nosso aeroporto é muito tímida, chegando a ser precária em alguns aspectos. Já passou da hora de termos um bom restaurante no local, assim como opções de lanchonetes, e principalmente uma sala de embarque decente.

VACINA JÁ
Vejam como são as coisas: em dois dias de ação do Vacine Aqui, na Câmara Municipal, mais de 1.600 pessoas colocaram seu cartão de vacinas em dia. Até a ex-candidata a prefeita Patrícia Melo, do PT, enfrentou fila para se imunizar (foto abaixo). No levantamento feito no final da tarde desta quinta-feira, os números mostravam 494 doses de vacina contra Covid aplicadas, outras 530 doses da vacina contra a Influenza, além de 648 contra meningite e 10 doses contra febre amarela.  Para alcançar esses números tão graúdos, o Presidente Fernando Mendes distribuiu sua equipe de assessores de gabinete para ir de loja em loja, divulgando a ação e convidando as pessoas para aproveitarem a oportunidade. Estratégia deu certo e mostrou, mais uma vez, que informação é tudo!

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por