ALTERNATIVA

Piau e Elisa lançam pré-candidatura no mesmo dia e horário

Lídia Prata
Lídia Prata
Publicado em 18/06/2024 às 21:37Atualizado em 24/06/2024 às 20:54
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A quinta-feira, dia 20, promete ser pura agitação nos meios políticos de Uberaba. Acredite, se quiser, mas as pré-candidaturas de Elisa e de Piau serão lançadas exatamente nesse dia, e no mesmo horário. Elisa, no Centro de Eventos da ABCZ. A de Piau, no Elite Clube. Os dois eventos estão programados para as 19h. Terá sido mera coincidência a escolha da data e do horário? Ou foi proposital, para medirem forças?

ESPECULAÇÕES
A divulgação do convite pelo PSDB para o lançamento da pré-candidatura de Paulo Piau fala em “início da reconstrução de Uberaba”. Mas até aí tudo certo. O que chama a atenção é o local do evento, o Elite Club. Isso gerou uma série de especulações, especialmente sobre o possível anúncio do nome da advogada preta Morena Monalisa para vice. Se não for por essa razão, por que mais o PSDB e seu pré-candidato fariam o evento no Elite Clube?

CONTRAPONTO
Segundo o secretário geral do PSDB em Uberaba, Luiz Cláudio Campos, essa data já estava no radar o partido há tempos. Ressalta que não os tucanos não pautam sua agenda em função de outros candidatos. Portanto, a escolha não foi proposital.
Por outro lado, Luiz Cláudio pondera que a escolha do Elite Clube se deu porque é uma referência histórica da cidade e coincide com uma proposta que o partido está buscando do ponto de vista de uma candidatura popular, independente da escolha de vice.

É ELA?
Especificamente sobre a escolha do ou da companheira de chapa de Piau na disputa pela Prefeitura de Uberaba, Luiz Cláudio Campos destaca que não há nada definido ainda. Admite que o nome de Morena Monalisa é um bom nome, mas há outros em análise também. “O que você vai perceber na pré-campanha e na campanha também é que muita novidade vai aparecer. Vamos buscar realmente fazer um contraponto das diferenças” – frisou.

QUEM VEM?
O lançamento da pré-candidatura de Elisa à reeleição deverá reunir um número grande  de deputados e lideranças regionais. A começar pelo deputado Zé Silva, amigo pessoal da prefeita. Estão confirmados, também, o presidente estadual do PSD, deputado Cássio Soares, o deputado federal Euclydes Pettersen (Republicanos), e os deputados estaduais Lud Falcão (Podemos), Zé Laviola (Novo), Arnaldo Silva Jr (União Brasil) e João Junior (PMN). Sem contar os pré-candidatos a vereadores dos 10 partidos da base de apoio de Elisa. Centro de Eventos deverá viver noite de casa cheia.

NÃO VAI
Por falar na prefeita Elisa, ela garantiu aos ouvintes da Rádio JM, na manhã desta terça-feira, que os atendimentos do Corpo de Bombeiros de Uberaba vão ficar aqui, na cidade. A mudança será apenas na central telefônica, para modernizar o sistema. Tem mais: dia 21 Uberaba receberá a aeronave dos bombeiros. Vale destacar que as obras de construção do heliponto estão quase prontas.

PROVOCAÇÃO
Depois de causar polêmica com declarações desairosas sobre o Corpo de Bombeiros, o pré-candidato Anderson Adauto provocou os mais de 300 participantes do grupo “Política Uberaba 2024” na noite desta terça-feira. Primeiro ele postou reportagem mostrando o desfecho do julgamento do ex-prefeito Ronaldo por tentativa de homicídio contra seu então adversário Renato Soares, em Campo Florido. Depois ele questionou: “Em Uberaba, algum pré-candidato teria coragem de fazer o que o Ronaldo fez, que foi encomendar a morte de um candidato que ele sabia que ia ganhar dele? Acho que vale um debate sobre isso. Uberaba teria alguém com essa capacidade de mandar matar?”
Socorro!
Mesmo sendo em tom de brincadeira, essa provocação não faz o menor sentido, sobretudo partindo de um político experiente, que já foi prefeito, deputado estadual, presidente da Assembleia Legislativa mineira, deputado federal e ministro de Estado.

EM PAUTA
Coordenador técnico do Consórcio PlanMob, Ricardo Mendanha, está na cidade para participar das oficinas nos bairros, objetivando colher opiniões e sugestões da população para o Plano de Mobilidade Urbana. Em entrevista ao programa O Pingo do Jota, Mendanha explicou que o projeto ainda está na fase de levantamento de dados que serão usados no diagnóstico e futura avaliação do cenário de Uberaba. De início, ele já percebeu algumas das principais queixas dos uberabenses: calçadas estreitas, esburacadas e desniveladas, o que dificulta a caminhada pelos pedestres.

CARRO EM EXCESSO
Outra constatação feita por Mendanha refere-se ao volume exagerado de veículos no trânsito da cidade. Pesquisa realizada recentemente pelo Consórcio PanMob detectou que 49% da população utiliza veículo próprio para se deslocar de casa para o trabalho. Outros 23% vão a pé, 16% usam o transporte público, 3,5% vão de bicicleta e apenas 1,9% usam táxi ou transporte por aplicativo. Segundo Mendanha, a cidade não comporta tanto carro assim em circulação. Mas ele descarta sugerir medidas restritivas para tirar os veículos particulares das ruas. Defende o investimento em calçadas mais largas e sombreadas, em perfeito estado para uso dos pedestres. Paralelamente, ele acredita que acessibilidade, transporte público de boa qualidade e mais acessível, assim como adoço de semáforos com tempo exclusivo para pedestres poderão ser medidas eficientes para reduzir o fluxo de carros particulares em circulação.

XÔ VIADUTOS
Se depender do parecer técnico de Ricardo Mendanha, os projetos para construção de viadutos em Uberaba não sairão do papel. Ele acredita que viaduto vai bem em rodovias, mas na área urbana só cabem em raríssimas exceções. Só devem ser implantadas em último caso. Antes devem ser tentadas outras medidas, como instalação de semáforos ou implantação de rotatórias para disciplinar o trânsito. Vai além, destacando que tanto viadutos quanto trincheiras afetam negativamente o entorno, porque fatalmente desvalorizam os imóveis próximos.

NO FIM
Pontos fixos de táxi na cidade estão com os dias contados. Num primeiro momento deverão ser reduzidos, tanto quanto para mototáxi. O ideal, segundo Mendanha, será incentivar os motoristas de táxi a circular, e não ficar parado em uma base fixa.

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