Comissão de Educação da Câmara pleiteou e obteve autorização do Ministério Público para ingressar como terceira interessada no inquérito civil que apura eventuais irregularidades na merenda oferecida aos alunos das escolas municipais. Pedido foi assinado pela presidente da Comissão, vereadora Rochelle Gutierrez, e deferido nessa quarta-feira pelo promotor Eduardo Fantinati. Com isso, os vereadores que compõem a Comissão passam a acompanhar os desdobramentos das apurações e poderão, no futuro, fiscalizar o cumprimento das medidas de ajustes determinadas pelo MP ao município e à empresa Soluções, responsável pelo fornecimento da merenda.
PERDA DE OBJETO
Essa possibilidade de instalação de uma CEI da merenda escolar foi ventilada pelo vereador Tulio Micheli em entrevista ao programa Pingo do J esta semana. Ele e Rochelle conversaram muito sobre o assunto. Porém, a presidente da Comissão de Educação entende desnecessária a instalação de uma Comissão Especial de Investigação na Câmara para apurar irregularidades na merenda escolar, uma vez que os vereadores já vão acompanhar os trabalhos junto com o promotor de Justiça. De acordo com a vereadora Rochelle Gutierrez, a CEI faria o mesmo trabalho do Ministério Público.
PAROU NÃO
Entrevista do vereador Tulio Micheli também “rendeu” lá pelos lados da Codau. Segundo o presidente Rui Ramos, o projeto de instalação de lixeiras subterrâneas não está empacado na Codau, como disse o vereador. Mas enfrenta alguns obstáculos que desafiam solução. O primeiro deles é o custo elevado das lixeiras e sua respectiva instalação, incluindo tubulação e outros serviços, que totalizam algo em torno de R$200 mil para cada uma. O segundo obstáculo é mais técnico. O modelo de lixeiras escolhido é incompatível com água. Rui considera que seria temerário instalar essas lixeiras no Calçadão, local que sempre padece com alagamentos durante a temporada de chuvas. O impasse é esse. Rui disse que entraria em contato com o vereador para ajustarem alternativas possíveis para o projeto das lixeiras subterrâneas.
PRETINHO BÁSICO
Convale abriu processo de licitação para a compra de 240 toneladas de massa asfáltica para atender os municípios que compõem o consórcio. A sessão de disputa de preços será no dia 25 de abril e a modalidade é o registro de preço para compra futura.
POSSE
Eleito em disputado pleito no ano passado, Luciano Del Duque toma posse oficialmente nesta quinta-feira, ao meio-dia, juntamente com sua diretoria. Cerimônia será realizada na sede da 14ª Subseção, na avenida Maranhão. Esperado em Uberaba, no entanto, o presidente Gustavo Chalfun será representado na solenidade, uma vez que está em Brasília, participando de evento do Conselho Nacional de Justiça.
100 DIAS
Prefeito Paulo Sérgio, de Uberlândia, vai prestar contas dos seus 100 primeiros dias de governo nesta quinta-feira, às 16h, no saguão da Prefeitura da cidade vizinha. Convidou todas as entidades de classe para o evento, no qual também vai apresentar o que está por vir.
UNIÃO
Diretores da Aciu e da Associação Comercial de Araxá (Acia) foram recebidos pelo presidente da Aciub, empresário Fábio Túlio Felippe, nessa quarta-feira, em Uberlândia. Reunião das três associações busca a troca de experiências e a realização de ações conjuntas, regionalmente, para fortalecer a classe empresarial e o associativismo no Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba. Confira a foto:
(FotoDivulgação)
CANTEIRO DE OBRAS
Uberlândia está literalmente em obras. É impressionante a quantidade de novas construções, residenciais, comerciais, industriais, em especial na região sul da cidade. Desenvolvimento pulsando na veia.
INCENTIVOS
Minuta do projeto de alteração da Lei de incentivos para a instalação de empresas no município assim como a do projeto de lei para instituir a Agência de Promoção do Investimento e Competitividade, já batizado de Invest Minas, estão prontas. Foram entregues aos conselheiros na reunião do Conselho Municipal de Desenvolvimento Econômico de Uberaba – Condesu, na primeira reunião de 2025, realizada nessa quarta-feira. Secretário Celso Neto quer discutir o assunto com as entidades de classe, antes de finalizar as propostas a serem encaminhadas à Câmara.
INVEST UBERABA
A modelagem escolhida para a criação do Invest Uberaba foi a instituição de um serviço social autônomo, pessoa jurídica de direito privado, sem fins lucrativos, vinculada por cooperação à Secretaria de Desenvolvimento Econômico. Sua finalidade será atrair investimentos, geração de empregos, aumento da competitividade da economia local, dentre outros. Se a Sedec achar uma pessoa com perfil arrojado, que saiba o caminho das pedras, o Invest Uberaba poderá trazer excelentes resultados para a cidade.
PRORROGAÇÃO
Prefeitura de Uberaba prorrogou até abril do ano que vem o prazo de vigência do convênio com o Hospital Veterinário de Uberaba, vinculado à Uniube, que foi contemplado com reajuste de 6,5% no preço. Além das castrações, esse convênio prevê atendimentos em oncologia, cardiologia, dermatologia, ortopedia, cirurgias e outros procedimentos para os pets.DÉBUTPadre Fabiano Roberto (FOTO) completou 15 anos de sacerdócio neste 9 de abril e recebeu o carinho dos católicos de toda Uberaba. Padre Fabiano tem feito a diferença com sua atuação na Igreja, oferecendo sempre uma palavra de esperança e fé. Ele faz muita diferença por onde passa.
(Foto/Divulgação)