ALTERNATIVA

Ministro das Minas e Energia participa da abertura da safra de cana

Lídia Prata
Lídia Prata
Publicado em 24/04/2025 às 21:21
Compartilhar

(Foto/Divulgação)

MINISTRO AQUI
Ministro das Minas e Energia, Alexandre Silveira, é esperado para a cerimônia de abertura da safra da cana nesta sexta-feira, na Usina Santo Ângelo, da CMAA. Acredita-se que ele irá anunciar novidades sobre o projeto Gás para Empregar. A solenidade de abertura da safra será na Fazenda Santa Vitória, ao meio-dia desta sexta-feira.

EXPANSÃO
Por falar na CMAA, vale lembrar que em janeiro deste ano o BNDES aprovou um financiamento de quase meio bilhão de reais para a companhia, visando a ampliação da produção de etanol e a geração de energia a partir da biomassa da cana-de-açúcar, incluindo a modernização industrial e a aquisição de equipamentos pelo grupo sucroalcooleiro, que tem as usinas Vale do Pontal, Vale do Tijuco e Canápolis, aqui na região.

BE8
Uma das locomotivas do projeto do polo gás-químico de Uberaba, a Be8, também estará representada no evento da CMAA. Trata-se do diretor-presidente Erasmo Carlos Batistela. Antes, porém, Batistela terá audiência com a prefeita Elisa, às 9h, oportunidade em que deverá confirmar o início da instalação da fábrica aqui até julho.

AGORA VAI
Prefeita Elisa retornou de Brasília, onde esteve especialmente para assinar o contrato de financiamento com o Banco Andino para viabilizar o projeto de captação de água no Rio Grande, além de várias outras obras, incluindo a revitalização do quinto quarteirão da rua Arthur Machado. Ao programa Balanço Final, da Rádio JM, a prefeita ressaltou que o projeto de captação deve passar agora pela licitação da obra, cuja duração está prevista para cinco anos.

PACOTAÇO
No pacote de obras que serão contempladas com os recursos do financiamento junto ao Banco Andino estão a construção de ciclovias, melhorias das entradas da cidade, parque municipal do Horto, revitalização do Bosque Jacarandá. No caso específico das entradas da cidade, a primeira a ser contemplada será a do Conjunto Volta Grande, no acesso ao Memorial Chico Xavier. Projetos já estão prontos, dependendo apenas da licitação para início das obras.

RUA DO COMÉRCIO
“A Arthur Machado vai funcionar como uma rua comercial com urbanização que vai torná-la mais bonita. Em paralelo estamos elaborando um projeto de lei de incentivos para atrair as empresas para se instalar naquela região, trazendo pujança para o Centro, com atividade econômica forte” – destacou a prefeita sobre o projeto de revitalização do Centro.

CONCESSÃO
Ainda na entrevista à Rádio JM nessa quinta-feira, a prefeita reforçou sua intenção de terceirizar a gestão dos parques públicos, como o Piscinão. O modelo que deve ser proposto é a concessão, através da qual o interessado passe a explorar o local, desonerando o Poder Público.

CASA NOVA
Porta-Voz dessa quinta-feira traz um “chamamento público para prospecção do mercado imobiliário para identificar possíveis imóveis para sediar a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação e a Controladoria-Geral do Município”. Isso significa que a Sedec vai deixar o Centro Administrativo, na avenida Dom Luiz Santana, assim que encontrar um novo espaço para chamar de seu. Em tempos de vacas magras que impedem reposição da inflação aos servidores municipais, será realmente indispensável contrair mais essa despesa com locação de imóvel para abrigar as duas secretarias?

NOME SUJO
Presidente Rui Ramos se apressa em esclarecer que essas questões relacionadas aos cortes no fornecimento de água e consequente negativação dos inadimplentes estão alicerçadas em lei e práticas administrativas da Autarquia. As explicações são uma resposta aos pedidos de explicação feitos pelo vereador Tulio Micheli, publicados na ALTERNATIVA. De acordo com o presidente, “em 7 de dezembro de 2023 foi sancionada a Lei Ordinária Municipal nº 14.019, que instituiu condições facilitadas de negociação para os consumidores inadimplentes junto à Codau. Referida norma permite o parcelamento dos débitos em até 72 (setenta e duas) vezes, visando garantir maior acessibilidade aos munícipes e estimular a regularização voluntária dos débitos”.

ACABOU!
Sobre o fim da tarifa rural que beneficiava muitos moradores de Ponte Alta e que também foi questionada pelo vereador Tulio Micheli, o presidente Rui Ramos destacou que a Lei federal nº 14.898/2024 extinguiu essa modalidade de benefício, mas ampliou os benefícios da Tarifa Residencial Social de água e esgoto, a partir de 20 de março, permitindo descontos na fatura de 50%, para grupos familiares com renda per capita até meio salário mínimo, desde que cadastrados no CadÚnico do governo federal. “Todos os beneficiados com a tarifa rural social receberam aviso na conta de água, explicando a mudança e informando que o consumidor poderia, em alguns casos, ser beneficiado pela nova Tarifa Residencial Social. Também foram informados os canais de atendimento da Codau para eventuais dúvidas dos consumidores” – frisou o presidente. Ou seja, tarifa rural social não tem mais volta!

VERGONHA!!!
Nem os pobres coitados aposentados escapam da ganância dos bandidos neste país. Aliás, são “presas” fáceis, como no caso dos descontos feitos nas aposentadorias e benefícios pagos pelo INSS. Nessa quinta-feira, a Controladoria-Geral da União determinou a suspensão do desconto de todas as contribuições de aposentados e pensionistas do INSS a associações. Isso porque a Operação Sem Desconto, deflagrada na quarta-feira (23), identificou descontos não autorizados em aposentadorias e pensões de milhões de brasileiros. Segundo a investigação, a cobrança indevida chega a R$6,3 bilhões, entre 2019 e 2024, e atinge cerca de seis milhões de pessoas, a maioria delas dependente direta dos benefícios pagos pela Previdência para comer e comprar remédios. A que ponto o ser humano está chegando: roubar de quem não tem quase nada nem para sobreviver

Assuntos Relacionados
Compartilhar

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por