ALTERNATIVA

Ladeira da Mozart Furtado vai ganhar cara nova

Lídia Prata
Lídia Prata
Publicado em 17/11/2023 às 18:49Atualizado em 21/11/2023 às 21:31
Compartilhar

Ladeira da rua Dr. Mozart Furtado Nunes, entre Irmão Afonso e Av. Santos Dumont, vai ganhar cara nova. Íngreme ao extremo, esse trecho vai se livrar daquelas floreiras estranhas que foram instaladas lá há alguns anos para a reconstrução de jardineiras, instalação de iluminação, troca do piso por pedra portuguesa, pintura e paisagismo. Detalhe: essa rua faz parte do complexo de vias inventariadas pelo Conselho do Patrimônio Histórico e Artístico de Uberaba (Conphau). Quem sabe a próxima ladeira a ganhar projeto de revitalização seja o famoso “Morro da Onça”, que anda feio de dar dó!

PONTO DE EQUILÍBRIO
As pessoas estão cada vez mais abaladas emocionalmente, sobretudo depois da pandemia do Covid-19. O episódio desta sexta-feira, envolvendo um servidor municipal, mostra bem essa situação. Há cerca de um mês, o servidor havia desacatado o secretário Aguinaldo Silva, que pediu seu remanejamento para outra pasta. Segundo o conteúdo do boletim da ocorrência policial, ao ser determinada a transferência do servidor para a Secretaria de Administração, novos episódios de desacato foram registrados, a ponto de ter sido acionada a Polícia Militar.

No entanto, o que se questiona é a utilização de arma para resolver a situação. Não que os policiais tenham agido com excesso, porque fizeram o que manda a lei. Mas é lamentável saber que o servidor deixou o local algemado, depois de ser derrubado por três disparos de pistola de impulsos elétricos. Afinal, segundo consta, esse não foi o primeiro caso de descontrole emocional por parte do servidor, havendo pelo menos um outro registro anterior. Talvez pudesse ter sido evitada essa situação extrema, com medidas de apoio especializado na primeira vez.

MARCAÇÃO CERRADA
Pelo menos três empreiteiras estão sendo notificadas pela Prefeitura, através de edital publicado no jornal Porta Voz, depois que a Secretaria municipal da Fazenda tentou localizá-las, sem sucesso. As notificadas são a JC&L Empreendimentos em Serviços de Limpeza Ltda, Portal Norte Segurança Patrimonial Eireli e a Yannis Construtora & Serviços de Limpeza Urbana Eireli, todas elas multadas por descumprimento contratual. No mesmo edital constam outras empresas e pessoas físicas igualmente inadimplentes, das quais o município está cobrando IPTU, Cosip, ISSQN e outros tributos municipais. Sefaz está apertando o cerco nas cobranças e deve intensificar ainda mais a partir de janeiro, quando terminar o prazo para a quitação dos débitos com desconto de 100% de juros e multas. Aí, quem não quitar, estará sujeito a protesto, inscrição do nome no SPC e execução judicial. É uma dor de cabeça e tanto para o contribuinte inadimplente.

“DEU RUIM”
Foi suspenso o pregão eletrônico objetivando a contratação de empresa de engenharia para prestação de serviços de Sinalização Viária. A disputa de preços estava marcada para o dia 21. Mas foi cancelada, em razão de questionamentos ao edital e provável necessidade de modificações no texto. Vira e mexe o governo municipal tem enfrentado esse tipo de situação que só atrasa o andamento dos serviços e das obras públicas.

AGORA VAI
Estimada em R$ 235 mil e uns quebrados, a reforma do Centro de Referência em Assistência Social CRAS Morumbi está finalmente em fase de licitação. Disputa de preços está prevista para o dia 28 de dezembro.

OLHA O MATO AÍ!
Codau divulga semanalmente sua programação de limpeza urbana, mas deveria divulgar, também, o resultado das ações de fiscalização dos serviços prestados. Em vários pontos da cidade, a impressão que se tem é que a responsável pela capina só se preocupa com as avenidas principais e ruas de maior fluxo de veículos. As outras ficam praticamente esquecidas, e, por isso, o mato vai tomando conta das calçadas e do meio fio. Na semana que vem, as equipes de limpeza não vão trabalhar na segunda-feira, por conta do feriado da Consciência Negra. Mas a programação divulgada pela Codau revela que 30 bairros serão contemplados com a limpeza, entre terça e sexta-feira. Aí bate a dúvida: o que vale é a quantidade de bairros, ou a qualidade do serviço prestado? Se for o primeiro, ok. Se for o segundo, impõe-se uma fiscalização mais criteriosa.

AVANTE, COLORADO!
Sede da SAF do Uberaba Sport será no centro da cidade, mais precisamente no térreo do prédio da ACIU. Contrato já foi assinado entre os presidentes da SAF, Mário Renato Palmério Assunção, e da ACIU, Anderson Cadima. Logo será inaugurada.

NA ATIVA
A propósito, o vereador Pastor Eloísio esteve com o presidente da SAF do Uberaba Sport para tratativas visando parceria com a base do projeto Bom de Bola, além da viabilização de um time de futebol feminino.

CONFIRMADO!
Escola Cívico Militar seguirá normalmente suas atividades em 2024. Garantia é do secretário municipal de Educação, Celso Neto. Aliás, ele adianta que o processo de compra das câmeras de segurança para as escolas do município está em fase de análise de documentos e logo estará concluído.

FALTA POUCO
Obra de construção de uma creche no Residencial Rio de Janeiro deve ser concluída entre abril e maio, segundo Celso Neto. É umas das maiores necessidades enfrentadas pelas mães que residem naquele bairro e não têm com quem deixar suas crianças.

DE MUDANÇA
Por falar no secretário de Educação, ele já avisou que vai deixar o PP, partido pelo qual se elegeu vereador em 2020. Celso Neto esteve em Brasília no começo de outubro e conversou demoradamente com o deputado federal Pinheirinho, sacramentando sua decisão. A mudança de sigla, no entanto, virá com a janela partidária, no ano que vem.

CURSO TÉCNICO GRATUITO
Mais uma grande oportunidade da Uniube para você tirar do papel o sonho do diploma universitário. A universidade está agora credenciada pelo Estado de Minas Gerais para fazer parte do projeto Trilhas de Futuro, que oferece gratuitamente o curso de Técnico de Enfermagem. Mas corra, que as inscrições terminam logo após o feriado, na quarta-feira, dia 23 de novembro. Podem participar do processo seletivo estudantes regularmente matriculados no 2º e 3º anos do Ensino Médio, bem como jovens que já concluíram. Os interessados devem acessar o link trilhasdefuturo.com.br. O curso Técnico de Enfermagem da Uniube conta com uma estrutura única de aulas práticas, tanto laboratoriais quanto em hospitais e unidades básicas de saúde. E aproveite, porque o curso possui carga horária adaptada, moderna e alinhada com o que as instituições procuram atualmente.

CONTAGEM REGRESSIVA
Vem aí a Expocigra, logo depois do feriado da Consciência Negra. Abertura oficial será no dia 22, às 19h, apenas para convidados, expositores e patrocinadores. Às 19h30 haverá a entrega da Medalha Major Eustáquio ao presidente da Fiemg, Flávio Roscoe, e na sequência, a homenagem ao Industrial do Ano, a quem será entregue o troféu Tião Silva pelo presidente do Cigra, Maurício Pincelli. Evento terá apresentação musical do Trio Ternura.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por