Quarta-feira decisiva para a política de Uberaba. Todos os recursos nos processos de investigação judicial eleitoral por fraude à quota de gênero serão julgados em sessão do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais, a partir das 16h. Contrariando a opinião daqueles que não acreditavam no julgamento em 2025, a tramitação foi célere, sobretudo considerando que as sentenças de primeira instância foram conhecidas em fevereiro deste ano. Além disso, se o julgamento desta quarta-feira seguir a mesma linha do que se viu no julgamento de recursos semelhantes nesta terça-feira, cabeças irão rolar na Câmara de Uberaba. A sessão de julgamento será transmitida pelo canal do TRE-MG no YouTube.
REFRESCANDO A MEMÓRIA
As ações movidas pelo Mobiliza contra o Rede Sustentabilidade e contra o MDB foram julgadas procedentes, ou seja, o juiz José Paulino de Freitas Neto entendeu que os três partidos lançaram candidatas de fachada. Já a ação do Podemos contra o União Brasil não prosperou, porque houve entendimento de que a candidata questionada não fez campanha porque teve depressão durante o processo. Embora não tivesse comunicado o fato à Justiça Eleitoral, nem sido substituída por outra mulher, houve o entendimento de que houve um motivo justo a impedi-la de disputar a eleição.
ESCÂNDALO INEQUÍVOCO
O caso mais escandaloso, sem dúvida, envolveu o partido Rede Sustentabilidade. Além das provas materiais demonstrando que as candidata não fez campanha, nem prestou contas, a candidata Jéssica obteve apenas 5 votos. Pra piorar, ela confessou em audiência que não queria disputar as eleições. E só concordou em colocar seu nome na chapa do Rede porque temia perder o emprego, já que seu patrão na época era o presidente do partido.
PERDA DE MANDATO
Já na ação de investigação judicial eleitoral contra o MDB,o magistrado entendeu que a candidata Mariane também emprestou seu nome para compor a chapa de vereadores do partido, e trabalhou efetivamente na campanha de outro candidato. Pra piorar, a moça nem compareceu à audiência de instrução, como esta coluna contou na época. Assim como Jéssica, Mariane foi declarada inelegível por oito anos. Os votos do MDB foram declarados nulos e foi cassado o mandato do único vereador do partido, Doutor Cleber Júnior. O MDB recorreu e o Tribunal Regional Eleitoral vai julgar nesta quarta-feira se mantém a sentença de Uberaba.
CHUMBO TROCADO
Revidando, o União Brasil também alegou que o Podemos lançou três candidatas de fachada. O juiz eleitoral José Paulino de Freitas absolveu também o Podemos (Pode) da acusação de fraude à cota de gênero, justificando que apesar da baixa votação, as três candidatas comprovaram a prática de atos de campanha. O UB não recorreu e a sentença transitou em julgado, ou seja, o Podemos não corre mais risco.
NOVA COMPOSIÇÃO
Caso o Tribunal Regional Eleitoral mantenha as sentenças nas três primeiras ações de investigação judicial eleitoral acima mencionadas, certamente haverá mudança na composição da Câmara. Mantendo a anulação dos votos do Rede e do MDB, caem 11.460 votos no total, derrubando o quociente eleitoral de 7.799 votos para 7.253. Com esta soma, caem Doutor Cleber Junior (cujo mandato foi cassado na sentença contra o MDB), Samuel Pereira (PMB) e Marcos Jammal (PSDB). Como assim, se nem o PMB, nem o PSDB cometeram fraude? Resposta: o problema está na matemática eleitoral. Além disso, há possibilidade de reversão da sentença contra o União Brasil , em grau de recurso. Aí a mexida na composição da Câmara será bem maior.
NA BRONCA
Prefeita Elisa recebeu nesta terça-feira o gerente-geral da VLi, Elias Rezende, e o gerente de Relações Institucionais, Eliezer Pestana. Mas não deixou barato. Reclamou da limpeza da área ocupada pela empresa, que está tomada pelo mato, causando transtorno à população no seu entorno e colocando em risco de incêndios neste período de seca. Elisa também reclamou da falta de conservação da área que a VLi ocupa no meio urbano, a ponto de ser alvo de descarte irregular frequentemente. Destacou que a falta de cancelas eletrônicas obriga o município a manter sete servidores exclusivamente por conta de fazer esse controle manualmente. Tudo isso onera os cofres do município – frisou Elisa.
MAIS UM ANO
Locação do prédio que abriga os gabinetes dos vereadores, na rua Vigário Silva, foi renovada por mais um ano, ao preço de R$ 43 mil mensais. No total, a Câmara vai gastar mais de meio milhão de reais em aluguéis.
COMO ASSIM?
Em que pese a atuação notadamente eficiente da Guarda Civil Municipal, a Corregedoria instaurou processo disciplinar esta semana contra sete GMs do seu efetivo.
RADIOGRAFIA
Parceria entre Ministério Público e Universidade Federal de Uberlândia está viabilizando a realização de pesquisa para atualizar o déficit habitacional e Uberaba. De acordo com a vice-presidente da Cohagra, Regiane Isidoro, até outubro será conhecido o resultado do levantamento.
DENÚNCIAS
Ainda de acordo com Regiane, há 130 denúncias formalizadas contra ocupação irregular de imóveis financiados pela Caixa em fase de investigação na Cohagra. Além desses, há outros 80 processos investigativos contra irregularidades no uso dos imóveis financiados pelo Banco do Brasil. Nos dois casos, a Cohagra apenas colabora nas investigações, mas as providências de retomada cabem exclusivamente aos agentes financeiros.
PREFERENCIAIS
Em parceria com o Ministério Público, o Jurídico da Cohagra estuda os fundamentos legais para garantir que as casas do conjunto Alfredo Freire IV sejam entregues às famílias selecionadas há mais de 10 anos. Como a construção do conjunto enfrentou vários problemas, inclusive se arrastando por anos e anos em busca de uma solução, há o entendimento de que o mutuário não pode ser penalizado por essa demora. Embora possa ter mudado de vida, e já não se enquadrar nos critérios do programa Minha Casa, Minha Vida, a ideia é entregar as chaves dos imóveis a essas pessoas, quando a obra for efetivamente concluída. É uma questão discutível, sobretudo porque há outras tantas famílias hoje em situação de vulnerabilidade e que buscam um teto para si, enquanto aquelas do sorteio já podem não precisar mais da casa e sua destinação deixaria de cumprir o caráter social do programa habitacional do governado federal.
ESTÁ CHEGANDO
Faltam poucos dias para a mais aguardada corrida da temporada, a Corrida Solidária da ACIU. Será no dia 13 de julho, domingo, a partir das 7h30min, com concentração na Praça Por do Sol. Tem tudo para ser um sucesso, especialmente graças à ças à parceria do Banco BTG Pactual, Unimed, Algar Telecom, Uniube, Construtora Toubes, Cervejaria Petrópolis, JBS e Seara Brasil, Maia Imóveis e Avangarden e O Tremendão. Inscrições podem ser feitas pelo Sympla. Ao final da corrida, chopp da Petrópolis, espetinho da Seara e muita animação, com música ao vivo e muitas atrações para crianças e adultos. Participe!
CORTESIA
Prefeito de Coromandel e presidente do CISALP - Consórcio Inrtermunicipal de Saúde do Alto Paranaíba esteve em Uberaba nesta terça-feira, para assinatura do convênio com o Município. Antes de deixar a cidade e pegar a estrada de volta para sua cidade, o prefeito Fernando Breno fez questão de visitar a sede do Grupo JM de Comunicação, onde foi recebido pelo diretor Luiz Ciabotti Neto e pelo jornalista Luiz Gustavo Rezende. Confira a foto abaixo.
(Foto/Divulgação)