ALTERNATIVA

Governo Municipal garante que não terceirizou Centro de Inovação

Lídia Prata
Lídia Prata
Publicado em 21/04/2023 às 11:46Atualizado em 24/04/2023 às 21:19
Compartilhar

“O Centro de Inovação não foi cedido a nenhuma empresa, sendo firmada uma parceria para a governança tripartite, de acordo com a Lei Federal de Inovação nº 10973/2004, que permite esse formato”. Esclarecimento veio em forma de nota, a propósito da “notícia de fato” protocolada pelo ex-prefeito Paulo Piau no Ministério Público (estadual e federal também). 

Na nota, o governo municipal ainda destaca que “durante todo o processo de desenvolvimento deste modelo de parceria foram adotadas as melhores práticas de governança corporativa e compliance, portanto, não há que se falar em infração aos compromissos firmados pelo Município com a Embrapa, em face do Parque Tecnológico”.

OS PRÓS
De acordo com a nota, o governo municipal entende que esse formato de gestão vai agilizar o processo de ocupação do Centro de Inovação e também a desoneração dos cofres públicos. “Esta parceria não se inicia do zero, pois conta com mais de 80 empresas conectadas e mais de mil startups em sua estrutura e também a expertise de uma empresa considerada o maior Hub de Inovação do Agro da América Latina” - diz a nota. Paralelamente, ressalta que o modelo adotado é aberto a todos os setores e empresas, e não só ao Agro, conforme cláusulas constantes em contrato. Tem mais: o governo municipal garante que  “todo custo operacional e outros investimentos para manter o empreendimento serão absorvidos pelas empresas AgTech Garage e Ubyfol, parceiras da Prefeitura na gestão do Centro de Inovação”.

IN LOCO
Detalhe que não pode passar em branco: a nota da PMU informa que no dia 20 de março o titular da 15ª Promotoria de Justiça da Comarca de Uberaba, José Carlos Fernandes Júnior, esteve no Centro de Inovação para conhecer o espaço. 

Agora, com a provocação da “notícia de fato”, caberá ao MP analisar também os documentos.

NADA A VER   
A propósito, a empresa Ketchum, que foi citada na notícia de fato protocolada pelo ex-prefeito, não participou dessa parceria entre o município e a Uby/AGTech. A Ketchum atua como consultora de comunicação apenas.

CHAPA QUENTE
Como vai ficar a situação do mandato do vereador Túlio Micheli, caso ele realmente venha a ser expulso do Solidariedade? Veja a situação: ele foi eleito pelo PSL. Depois, aproveitou a fusão do partido original para pular para o SDD. Se prevalecer a tese de que o mandato é do partido, ele poderá perder a cadeira na Câmara, mesmo não tendo sido eleito pelo SDD?

Que a “chapa” do vereador está pegando fogo no Solidariedade já não é segredo pra ninguém. Sua expulsão pode ser questão de tempo. Pouco tempo.

DIÁLOGO
A pedido da vereadora Lu Faquineli, o presidente da Câmara, Fernando Mendes, convidou o vereador Túlio Micheli para uma conversa inicialmente marcada para às 17h deste sábado. A intenção é “lavar a roupa suja”.Será uma boa oportunidade para o vereador se desculpar com a colega.

EM PAUTA
Ainda está em estudo o plantão telefônico da Superintendência de Bem-Estar Animal. Por enquanto, o atendimento vai permanecer em horário restrito, fato este que tem gerado muita reclamação por parte da comunidade.

MUTIRÃO
De acordo com o superintendente Alberto, o próximo mutirão de castrações deve acontecer em junho. Falta definir o local.  Aliás, para este ano estão programados quatro mutirões, no total, tanto para cães, quanto gatos.  Nas duas primeiras edições do mutirão foram castrados 2.550 animais.

MARCO HISTÓRICO
Véspera do feriado foi um dia histórico para Uberaba, com o descerramento da placa que marca o início da construção do heliponto do Hospital de Clínicas da UFTM. O projeto nasceu de uma provocação do então comandante do 8º Batalhão de Bombeiros, Ten.Cel. Anderson Passos, e que foi abraçada pelas entidades que compõem a Sociedade Civil Organizada (SCO). Muitos atores foram importantes nessa conquista, em especial a equipe da UFTM, a Unimed (que custeou o projeto inicial), o ex-prefeito Paulo Piau pela doação da área para a construção; o ex-deputado Franco Cartafina que assegurou os recursos, o governador Romeu Zema pelo aporte dos recursos a tempo e hora,  e muitos mais, cada qual à sua maneira. No começo de maio sairá o resultado da concorrência para a construção do bloco que irá sustentar o heliponto e daí se espera que no próximo ano já possa ser inaugurado. Parabéns aos envolvidos, em especial ao reitor Luiz Fernando Resende, pela iniciativa. 

Descerramento da placa que marca o início da histórica conquista do heliponto do HC (Foto/Jairo Chagas)

Descerramento da placa que marca o início da histórica conquista do heliponto do HC (Foto/Jairo Chagas)

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por