ALTERNATIVA

"Gastômetro" vai medir gastos primários do Poder Público

Lídia Prata
Lídia Prata
Publicado em 23/04/2025 às 22:24Atualizado em 23/04/2025 às 22:35
Compartilhar

Vinte anos
Associação Comercial de São Paulo celebrou os 20 anos do impostômetro na tarde dessa quarta-feira. Os números mostram que nessas duas décadas, os brasileiros pagaram mais de 1 trilhão 274 bilhões de reais em tributos. Segundo a ACSP, cada brasileiro trabalha 149 dias por ano só para pagar impostos. Verdadeiro absurdo! 

Gasto Brasil
O que mais preocupa, porém, é o déficit entre o que o Brasil arrecada e o que gasta. Para se ter uma ideia, o “gastômetro” apontava mais de 1 trilhão 600 bilhões, nessa quarta-feira, revelando um “furo” superior a 400 bilhões de reais. Ou seja, o Brasil está gastando muito mais do que arrecada. A conta não fecha! 

O que inclui
Também nessa quarta-feira, em São Paulo, a Confederação das Associações Comerciais do Brasil, em parceria com a ACSP, lançou a plataforma Ga$to Brasil, apelidada de “gastômetro”. O “gastômetro” inclui despesas com pessoal e encargos, despesas correntes, investimentos, tanto dos municípios e estados quanto da União. Só gastos primários. 

Na frente
Em breve a Aciu irá disponibilizar as informações do impostômetro e do gastômetro aos brasileiros. Vale destacar que a Aciu integra o Conselho da Confederação das Associações Comerciais do Brasil (CACB), participando do Grupo das 50 maiores associações comerciais do país. Às tratativas para disponibilizar as informações dessas duas plataformas já foram iniciadas nessa quarta-feira, em São Paulo. Na região, Uberaba será a primeira entidade a aderir a essa importante ferramenta para informar com transparência ao cidadão como o poder público está administrando o nosso dinheiro e o nosso país. 

(Foto/Divulgação)

(Foto/Divulgação)

Lídia Prata, em São Paulo, representando nossa Aciu no evento da CACB, com o presidente Alfredo Cotait Neto e Marcela Pires.

Endividamento
Próxima ferramenta para informação à população sobre o uso dos recursos públicos será o endividômetro, plataforma que vai evidenciar a gestão, boa ou não, dos impostos que nós pagamos. “Quando o gasto infla, o país murcha”!

COMO ASSIM?
Vereador Tulio Micheli está cobrando explicações do presidente da Codau sobre a contratação da empresa Boa Vista para negativação do nome dos consumidores em débito com a companhia. O contrato foi firmado por R$44 mil e uns quebrados. Mas o que realmente chama a atenção é a decisão da Codau de “sujar” o nome dos inadimplentes. Não seria mais sensato tentar primeiro uma negociação com os devedores?

NOS MÍNIMOS DETALHES
Tulio quer saber quais os critérios que levaram a Codau a contratar a Boa Vista. Aliás, poderia ter prestigiado Aciu/CDL com o SPC Uberaba, se entendesse realmente ser necessário inscrever os devedores no cadastro de inadimplentes.

MUTIRÃO
Aliás, Tulio Micheli está propondo que a Codau faça um mutirão de atendimento presencial para negociar com os inadimplentes em Ponte Alta, que deveriam pagar tarifa social rural. A proposta merece ser estendida a todos os consumidores em débito, até porque a Codau ficou muito tempo sem efetuar cortes, nem apertar a cobrança, para, de uma hora para outra, partir para medidas mais extremas...

INSPIRAÇÃO
Vereadores de Patos de Minas, terra do prefeito Falcão, estiveram em Uberaba especialmente para conhecer como funciona o sistema consorciado de coleta de lixo. Além do sistema de cobrança, eles ouviram claramente quais os problemas detectados e as melhorias propostas. Vale lembrar que Patos não tem empresa ou departamento municipal de água e esgoto, dependendo da Copasa, assim como os municípios do entorno. 

BOLETO PRÓPRIO
Prefeito de lá quer emitir um boleto específico para o lixo, mas isso não dá viabilidade financeira ao consórcio e não há empresas interessadas em fazer o trabalho. Nesse modelo há alta inadimplência, e com isso a empresa pede equilíbrio contratual e a tarifa sobe com mais frequência. A proposta que desenharam lá é diferente daqui, e agora eles vão repensar ao conhecer o projeto implantado pelo Convale.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por