ALTERNATIVA

Franco desmente "oferta" de Regiane para vice de Samir

Lídia Prata
Lídia Prata
Publicado em 27/03/2024 às 21:16Atualizado em 28/03/2024 às 17:54
Compartilhar

ENFIM A CHANCELA
Auditório do Centro Administrativo ficou superlotado para a solenidade comemorativa da chancela da Unesco ao Geoparque Terra de Gigantes. Momento histórico, testemunhado por centenas de pessoas na manhã desta quarta-feira. Além da belíssima apresentação da Orquestra municipal, o evento contou com transmissão ao vivo da reunião da Unesco, diretamente de Paris, na qual o nosso geoparque foi chancelado. Como os pronunciamentos foram feitos em inglês, apenas quem é fluente no idioma conseguiu acompanhar o que era tratado na reunião da Unesco. Embora houvesse uma intenção de tradução simultânea no Centro Administrativo, ela restou prejudicada pela má qualidade do som. Mas, isso pouco importa agora. O bacana foram a confirmação da chancela e sua consequente comemoração.

(Foto/Reprodução)

(Foto/Reprodução)

MUITAS FALAS

Na solenidade no Centro Administrativo, os pronunciamentos avançaram também no horário. Por pouco não ultrapassaram as 14h. Embora o mestre de cerimônias, Eustáquio Rocha, tenha pedido às autoridades para limitarem sua fala a 3 minutos, o tempo de duração do evento extrapolou as 3 horas de duração, em pleno dia de semana e último dia útil para as repartições públicas municipais.

VIVA O RUI!
Quando Rui Ramos foi convidado a fazer seu pronunciamento, o público presente no Centro Administrativo mostrou o prestígio do secretário de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação. Foi ele quem mais provocou emoções, porque citou nominalmente cada um dos colaboradores envolvidos na viabilização da chancela, com destaque especial para Cidinha Basílio, uma gigante nessa luta. Cidinha foi às lágrimas com a merecida homenagem.

É O CARA!
Vice-governador Mateus Simões representou Zema na solenidade de confirmação da chancela do geoparque.  Antes, porém ele esteve na Rádio JM, onde foi entrevistado no programa O Pingo do Jota. Dentre outros temas,  ele falou sobre a duplicação da BR 262, revelando que sua boca amarga quando esse tema vem à tona. O vice-governador perdeu pai, mãe e irmão em acidentes de trânsito nessa rodovia. Conhece bem a necessidade de duplicação do trecho entre Araxá e Uberaba. Por isso, considera um verdadeiro absurdo a decisão do governo federal de construir apenas terceira faixa em alguns pontos da estrada, em vez de duplicá-la.

CHANCE REMOTA
A inclusão da duplicação das pistas da BR 262 até Uberaba pelo Tribunal de Contas da União é quase impossível. “Nunca vi uma ação do TCU para incluir obrigações nos processos de concessão. Já vi exclusões. Por isso, o Tribunal me surpreenderia se determinasse a inclusão da obrigação de duplicação das pistas” – destacou o vice-governador. Mesmo assim, ele considera válida toda e qualquer tentativa de conseguir essa duplicação tão necessária para os usuários da rodovia federal. “É uma questão de segurança, de preservação de vidas” – destacou.

GRANDE CHANCE
Embora estejam em lados políticos opostos, o vice-governador reconhece que as negociações da dívida do Estado com União estão avançando no governo Lula. Na avaliação de Mateus Simões, a proposta do senador Rodrigo Pacheco (PSD) para composição entre as partes tem sido bastante positiva, a partir da oferta de federalização de estatais mineiras para reduzir a dívida do Estado. Ele acredita que essa solução é viável, sobretudo envolvendo a federalização da Codemig.

NOVOS CAPÍTULOS
Vale destacar que nesta terça-feira, o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, reuniu-se com o governador Romeu Zema, para tratarem da rediscussão da dívida do Estado, que ultrapassa R$ 160 bilhões. Antes, porém, em reunião no Ministério da Fazenda, Zema classificou como positiva a proposta do governo federal para que estados com dívidas com a União possam renegociar seus débitos. A equipe econômica de Lula propôs um programa chamado “Juros por Educação”, com abatimento de parte dos juros dessas dívidas dos Estados a partir de investimentos diretos em educação. A proposta inclui a redução temporária (de 2025 a 2030) nas taxas de juros aplicadas aos contratos de refinanciamento de dívida celebrados entre a União e os Estados, mediante o compromisso dos devedores com a criação e ampliação de matrículas em educação profissional técnica articulada ao ensino médio em tempo integral.

E A FILOMENA?
Mateus Simões garante que as avarias no meio fio da avenida Filomena Cartafina terão de ser reparadas pela empreiteira responsável pela obra. O serviço executado por ela não durou nem um ano... Mas o vice-governador deixou claro que o governo Zema quer entregar ao município a responsabilidade pela manutenção da avenida que liga a cidade ao Distrito Industrial III.

FAKE NEWS
Não passa de conversa fiada essa história de que o ex-deputado federal Franco Cartafina esteja compondo com o pré-candidato do PL, Samir Cecílio, na disputa pela Prefeitura de Uberaba. Franco não “ofereceu” a Pastora Regiane para vice de Samir, como circulou nas redes sociais a partir de postagens de gente mal informada (ou seria mal intencionada?).

LIBERADO!
Ex-ministro Anderson Adauto está liberadíssimo pela Justiça Eleitoral para disputar a Prefeitura de Uberaba, se quiser. Decisão do juiz eleitoral José Paulino de Freitas Neto reconheceu a revogação da suspensão dos direitos políticos do ex-prefeito pelo Tribunal Regional Federal da 6ª Região. Com isso, o magistrado determinou que o impedimento seja imediatamente cessado.

NO COMANDO
Com essa decisão, Anderson não apenas recupera seus direitos políticos, como está apto a disputar as eleições para prefeito de Uberaba. Aliás, não era surpresa se ele assumir o comando do Partido Verde e ser lançado candidato pela sigla. Tem mais: com Anderson na disputa, o tabuleiro do xadrez eleitoral em Uberaba muda completamente. Anderson é considerado “imbatível” nas urnas.

“ANTES ELE”
Enquanto rolava a cerimônia de reconhecimento do geoparque Terra de Gigantes pela Unesco, o ex-prefeito Paulo Piau concedia entrevista aos colegas Paulo Garcia e Mozart Júnior, nos estúdios da Rádio JM. Indagado sobre as eleições deste ano, e caso sua candidatura a prefeito não se viabilize, Piau não se fez de rogado e disse preferir que Anderson Adauto seja eleito, do que ter um segundo mandato de Elisa. “Anderson, pelo menos, faz”, disse Piau.

Vale lembrar que Piau e Anderson estão rompidos há mais de uma década, por razões políticas, desde que o primeiro assumiu o comando do MDB, derrotando o segundo às vésperas da eleição municipal. Anderson, por sua vez, vive acusando Piau de ser o “coveiro” da planta de amônia da Petrobras.

NO COMANDO
Presidente do Conselho Municipal de Segurança Pública, o PM Weber Januário assume o comando do Democracia Cristã, partido que deve abrigar o vereador Cabo Diego Fabiano. Faltando pouco mais de uma semana para o fim das definições partidárias, o DC ainda corre atrás de nomes para compor sua chapa de candidatos a vereadores, depois da debandada de filiados na semana passada.

CONFIRMADO!
Já o Pastor Eduardo Isidoro acaba de ser confirmado no comando do PRTB (Partido Renovador Trabalhista Brasileiro) até 2025. Ele está atualmente nos Estados Unidos, com a esposa, Regiane, mas as articulações do partido para formatação da chapa de vereadores continua a todo vapor em Uberaba.

VAI PRA ONDE?

Dia de festa e altos agitos políticos.  Mesmo integrando da base da prefeita Elisa na Câmara, o vereador Cleomar Barbeirinho vai permanecer no PP, partido sob comando de Franco Cartafina. Vereador vai correr um risco enorme, porque até na Bíblia está escrito que nãos e pode servir a dois senhores...

 E O SAMUEL?

Mesmo risco corre o vereador Samuel Pereira, que é fiel à prefeita Elisa Araújo. Ao que tudo indica, ele deve ficar no MDB, partido presidido em Uberaba pelo ex-deputado Tony Carlos, atual adversário político da prefeita.  

De duas, uma: ou o time de Elisa não conseguiu acomodar os vereadores da base nos partidos de apoio à reeleição da prefeita, ou...

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por