ALTERNATIVA

Equipees da ANTT e Ecovias confirmam visita técnica ao trevo do Maracanã semana que vem

Lídia Prata
Lídia Prata
Publicado em 04/07/2025 às 20:37
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Pessoal da Agência Nacional de Trânsito e Transportes virá a Uberaba na próxima quarta-feira, dia 9, para visita técnica ao trevo do Maracanã, em companhia da equipe da Ecovias, concessionária da BR 050. No mesmo dia, às 19h, eles vão participar de audiência pública na Câmara Municipal, de iniciativa do vereador Túlio Micheli. Será uma boa oportunidade para os uberabenses conhecerem os detalhes das obras que serão executadas, não apenas de reformulação do trevo do Maracanã, como também do viaduto do Cascata e das duas passarelas que começarão a ser instaladas a partir do mês que vem, para travessia de pedestres sobre a rodovia.
 
OBRA MILIONÁRIA
Em entrevista à Rádio JM nesta sexta-feira, o secretário de Obras e Serviços Urbanos, Pedro Arduini, reforçou que a remodelação do trevo do Maracanã não será obra simples. Pelo contrário. A expectativa é que demore algo em torno de 36 meses, contados a partir de novembro do ano que vem. É uma obra cara, como já havia sido pontuado pela Ecovias a lideranças empresariais da cidade, durante reunião realizada em Uberlândia, no final de maio.
 
PARA REFRESCAR A MEMÓRIA
Na reunião com lideranças de Uberaba e os secretários Pedro Arduini e Cel. Antônio, o superintendente Matheus Pereira Fernandes (Ecovias) já via cravado a data de primeiro de outubro para a estreia das duas passarelas no trecho urbano de Uberaba. Naquela oportunidade, Matheus Pereira já havia explicado que a instalação das duas passarelas no perímetro urbano de Uberaba é rápida. Em 120 dias pode ser concluída. Ele destacou à comitiva uberabense, porém, que foi necessária uma readequação no contrato de concessão para possibilitar a transferência dessas passarelas para Uberaba, pois uma delas estava prevista para Catalão e a outra para Araguari. Lá os trechos não são tão perigosos quanto se observa na travessia da BR 050 nas imediações do conjunto Alfredo Freire (Km 171) e também nas proximidades da loja Havan (km 175).
 
MORTES
Se essas passarelas já tivessem sido instaladas desde quando pedidas em nome da segurança dos usuários da BR 050, certamente muitas mortes teriam sido evitadas. Para se ter uma ideia, os números oficiais da Polícia Rodoviária Federal revelam que entre 2021 e 2025 foram registrados 145 acidentes de trânsito no trecho compreendido entre o km 171 (Alfredo Freire) e 175 (Havan), resultando em 142 vítimas e 11 óbitos ocorridos no local. Esse número pode ter sido maior, considerando vítimas que possivelmente foram socorridas e levadas para hospitais, mas depois vieram a óbito. No entanto, dessas 11 mortes registradas oficialmente nos acidentes, 6 morreram atropeladas e 5 em colisões entre veículos.
 
MAIS TRINTA
Governo federal  aceitou a proposta da VLi Logística para a renovação antecipada da concessão da Ferrovia Centro-Atlântica (FCA), segundo informação divulgada nesta sexta-feira pelo jornal “Diário do Comércio”. Com isso, a VLi deverá administrar  a FCA por mais 30 anos. De acordo com o DC, “o acordo dará fim a um longo processo de negociação entre a VLi e o governo federal, iniciado em 2015. O atual contrato de concessão da FCA se encerra em agosto de 2026. Estão previstos aportes de R$ 30  bilhões, entre outorgas e investimentos, sendo R$ 12 bilhões em Minas Gerais. A concessionária pediu a devolução de trechos da malha considerados antieconômicos. O novo contrato  prevê a devolução de mais de 3 mil quilômetros de ferrovia não utilizada, trechos que serão devolvidos ao governo e oferecidos a outros operadores, por meios de chamamento público ou novas concessões.” 
 
SINAL DE ALERTA
Especialista em ferrovias, o engenheiro uberabense Renato Ulhôa Barbosa alerta para a necessidade de Uberaba ficar atenta à obrigação de a VLi reativar o ramal ferroviário até o Distrito Industrial 2. Segundo ele, é preciso alertar o Tribunal de Contas da União, oficialmente, para que o órgão exija o cumprimento dessa obrigação que é fundamental para o transporte de mercadorias por via férrea. Em que pese essa questão ter sido judicializada pelo governo Elisa, Renato considera indispensável acionar o TCU o quanto antes.
 
MENOS É MAIS
Adesão de Uberaba à Redesim + Livre, oficializada nesta sexta-feira, é mais um passo para a modernização e a digitalização dos processos  de abertura e regularização de empresas em Uberaba. Nessa empreitada estão juntos a Prefeitura, a Junta Comercial de Minas Gerais, o Sebrae-MG e a Codiub. O objetivo desse programa é agilizar o registro e licenciamento de empresas, permitindo que todo o processo seja digital e mais rápido.  
 
VIGILÂNCIA
Distrito Industrial III vai implantar sistema de videomonitoramento para melhorar a segurança daquela área. Deliberação nesse sentido marcou a reunião da Associação do DI-III, a Adiub, presidida por Tarcísio Fúlvio dos Santos. Na mesma reunião, a Adiub definiu por assumir os cuidados com o bem-estar animal, bem como adotar mecanismos para acelerar a manutenção das vias e limpeza do DI-III.
 
BONS FRUTOS
Filiação de Uberaba no Cisalp vai render frutos logo logo. De acordo com o presidente do consórcio, prefeito Fernando Breno, está em fase de finalização o processo de licitação para a contratação de carretas, que serão utilizadas para atendimentos de saúde à população, nos bairros. A ideia é adaptar essas carretas para realização de exames, em especial de ultrassonografia, tomografia, radiografia, dentre outros.
 
MAIS NOMES
Em sua visita a Uberaba nesta semana, o presidente do Cisalp também tratou de articulações políticas com vistas às eleições do ano que vem. Fernando Breno, que foi reeleito prefeito de Coromandel, manifestou interesse em sensibilizar a vereadora Denise Max para sair candidata a deputada estadual. Os dois estão filiados no mesmo partido, o PRD. Aliás, ele próprio admite intenção de disputar cadeira na Assembleia Legislativa em 2026.  
 
COSTURA
Vice-presidente da Cohagra, Regiane Isidoro esteve em Belo Horizonte nesta quinta-feira, tratando na Subsecretaria de Habitação de Minas Gerais a preservação de área da Cohab em Uberaba. Principal reivindicação foi para que essa área não seja usada pelo governo Zema para pagamento da dívida de Minas Gerais com a União. Além disso, Regiane cobrou a entrega das escrituras aos mutuários que já quitaram há anos o financiamento da casa própria nos primeiros conjuntos habitacionais da cidade construídos pela Cohab. Ela ainda pediu que a Cohab programe mutirões de regularização de títulos de propriedade em Uberaba o mais breve possível.
 

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