Na manhã desta sexta-feira, a prefeita Elisa Araújo se reúne com representantes de entidades de classe para apresentação das ações executadas nos primeiros 100 de gestão. Os destaques da prestação de contas virão das áreas de infraestrutura, saúde e educação. Entre as ações que serão apresentadas estão a manutenção de 570 quilômetros de estradas rurais, mais de mil animais atendidos no mutirão de castração, quatro praças entregues e mais seis em obras; seis unidades de saúde modernizadas e outras seis em execução.
PONTO A PONTO
Ao completar 100 dias de governo nesse segundo mandato, a prefeita Elisa ouviu o secretariado. O planejamento e a execução dos feitos integram o plano estabelecido no Contrato de Gestão, instrumento formal celebrado entre a Prefeitura e as secretarias municipais. Desde o início, o acordo tinha por finalidade a definição de metas e a execução de projetos alinhados ao plano de governo, visando ao fortalecimento das políticas públicas e à melhoria dos serviços prestados à população.
AVANÇOS
Os principais avanços certamente vieram da Sesurb e da Secretaria de Desenvolvimento Social. Para se ter uma ideia, de janeiro até agora, quatro novas praças foram entregues: Jardim Itália, Conjunto Alfredo Freire, Oneida Mendes e Recanto da Terra (Tutunas). A Avenida das Torres recebeu revitalização com iluminação em 128 novos pontos, enquanto na avenida Cristo Rei foram 138 novos pontos de iluminação e alteração do posteamento do canteiro central. Cerca de 10 pontos receberam melhoria na iluminação. Além disso, o balanço mostra que sete entradas da cidade e duas avenidas receberam reforço na iluminação, com recursos modernos e eficientes em LED. Paralelamente, o Centro de Referência de Assistência Social (Cras) do bairro Elza Amui foi reformado. Sem contar a obra que trocou de lugar a estação do BRT que ficava em frente ao Mercado e a pintura da Praça Manoel Terra.
ZONA RURAL
Na prestação de contas feita pelos secretários, destaque para os serviços executados na zona rural. Segundo o relatório, nesses 100 primeiros dias, mais de 570 quilômetros de estradas municipais receberam manutenção. Ao todo, foram contemplados 23 trechos de ligação dos bairros de Serrinha, Santa Rosa, São Basílio, Santa Fé, Palestina, Capelinha, Casa Azul, Posto das Bandeiras, Serraria, Ranchão, Peirópolis, Capelinha, Parque do Café, Posto Calcário e Coqueiro Solitário.
SAÚDE
Balanço da Saúde apresentado pela secretária Valdilene Rocha destaca a ampliação do atendimento na UBS do Residencial 2000 até 20h, reforma da UBS Nossa Senhora da Abadia e a abertura de 26 novos leitos para o atendimento à população, além da reativação do Ce-Dengue em tempos de epidemia. Equipamentos para o Caism, realização de três mutirões de cardiologia e colocação em dia das filas para os exames de Beta HCG, mamografia, raio-X odontológico e ultrassom obstétrico; e para consultas em 22 especialidades.
MUTIRÃO
Por falar em mutirão, a Seds fez um dos mais arrojados de todos os tempos para recadastrar os inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico), alcançando 1.800 pessoas. Mas a ação silenciosa para direcionar as pessoas em situação de rua para casas de acolhimento foi um dos pontos altos desse início de mandato de Elisa na área da ação social.
PROCON MÓVEL
Numa van personalizada, os profissionais do Procon percorreram toda a cidade, inclusive os bairros rurais, para facilitar o acesso da comunidade aos serviços prestados pelo órgão na defesa do consumidor. Foi uma das boas iniciativas nesses 100 dias.
PÃO NOSSO DE CADA DIA
Avanços e boas ações infelizmente contrastam com problemas graves. A Educação foi o calcanhar de Aquiles do governo nesses 100 primeiros dias. Atrasos na entrega dos cadernos e uniformes aos alunos, problemas com o transporte escolar e com a merenda, demora no repasse às creches comunitárias e por aí afora. Aliás, os problemas na Educação não param, como por exemplo, no caso dos 30 pães para alimentar 110 crianças. Essa situação ainda é enfrentada por OSC em Uberaba. Com essa escassez, cada criança só pode comer um terço do pão. Em que pese a Secretaria de Educação alegar que já regularizou a situação, o problema persiste. Quem está gerenciando essa distribuição de alimentos às OSCs?
ATÉ QUANDO?
Video gravado nesta quinta-feira, em frente à Escola municipal Totonho de Morais, mostra que as vans do transporte escolar continuam desafiando medidas mais enérgicas por parte da Secretaria de Educação, ou até do Ministério Público. Vans continuam circulando com pneus lisos, placas de outras cidades, em péssimo estado de conservação, o que coloca em risco a vida das crianças transportadas. Motoristas que fazem ouvidos moucos à legislação de trânsito e falta de chave de roda e de estepe são alguns outros problemas que precisam ser cobrados pela Semed à empresa que está prestando esse serviço, antes que algo mais grave aconteça.
FAZENDO O QUÊ?
Ex-secretário de Administração no governo Paulo Piau, Rodrigo Vieira, o Grilo, foi visto no gabinete do presidente da Câmara Municipal na tarde desta quinta-feira. Lá estavam, também, o secretário de Governo, Beethoven Oliveira, e seu adjunto Netão. Acionado pela coluna, Grilo confirmou sua ida à Câmara, a convite do presidente Ismar Marão, mas não puderam conversar porque estava rolando sessão legislativa no horário. Por isso, ele apenas tomou um cafezinho com Netão. Aliás, Grilo não negou que Beethoven estivesse por lá, no mesmo “bat” horário, no mesmo “bat” local. Coincidência?
DESIDRATAÇÃO
Não é de hoje que se especula sobre a ida de Rodrigo Vieira, o Grilo, para integrar o governo Elisa. Ele já foi sugerido por alguns secretários, como Celso Neto, por exemplo. Mas, o convite de Ismar para Grilo ir falar com ele, pessoalmente, já demonstra evolução desse assunto, sobretudo porque lá estavam Beethoven Oliveira e Netão, dois articuladores políticos da prefeita.
FECHANDO O CERCO
Caso se confirme algum acerto entre os interlocutores da prefeita Elisa e Rodrigo Vieira, o efeito colateral vai atingir frontalmente o ex-deputado Franco Cartafina. Rodrigo foi o braço direito de Franco nas últimas eleições. Por isso, não tenha dúvida: a ida dele para o governo vai desidratar consideravelmente a eventual candidatura de Franco a deputado federal em 2026.
PRESTÍGIO
Apesar do ingrato horário do meio-dia, a solenidade de posse oficial da nova diretoria da 14ª Subseção da OAB foi muito prestigiada. Auditório na sede a instituição ficou literalmente ocupado por convidados, que ouviram o presidente Luciano Del Duque reforçar a intenção de defender as prerrogativas dos advogados e a democracia. Para a solenidade vieram a vice-presidente da OAB/MG, Núbia de Paula, e a presidente da Caixa de Assistência dos Advogados de Minas Gerais, Angela Botelho. Na foto acima, o presidente Luciano Del Duque e o vice-presidente, Luciano Camargos, com Angela e Núbia. Foto/Francis Prado
(Foto/Divulgação)