Colaboração: Larissa Prata
Tentativa
Prefeita Elisa e o secretário Celso Neto têm agenda com a direção da Gol Linhas Aéreas em Belo Horizonte, no dia 10 de abril. Encontro terá a participação da cúpula do Invest Minas e da secretaria de Estado da Fazenda. Tentativa, segundo o secretário Celso Neto, é reverter a decisão da Gol de suspender as operações no aeroporto de Uberaba. Há tempos a companhia aérea tenta uma negociação com o governo do Estado, visando à redução da carga tributária para continuar operando nos cinco aeroportos mineiros do interior, além da capital. Antes mesmo de sentar à mesa de negociação a Gol já anunciou a suspensão das operações em Uberaba, com remanejamento de passageiros para voos em Uberlândia.
É o futuro
Por falar em Celso Neto, o secretário participou do fórum Smart City Expo Curitiba, que é o maior evento de inovação, desenvolvimento e tecnologia do país. Enquanto speaker do fórum, o presidente do Invest Minas destacou Uberaba como um hub de oportunidades para novos investimentos nessa área.
Expansão ou retração?
A suspensão de voos operados em Uberaba anunciada pela Gol acontece em meio a publicação anterior feita pelo jornal Regionalzão, sediado em Ituiutaba, apontando expansão de voos em Uberaba e Uberlândia a partir de julho. Apesar da divulgação, essa dita expansão não se confirma em Uberaba por nenhum dos órgãos oficiais.
Onde há fumaça
A matéria, assinada pelo jornalista Adelino Júnior, indica que companhias do setor anunciaram novos voos a partir de julho, tanto de Uberlândia como Uberaba. Mas não cita quais companhias, tampouco que expansão seria essa. Questionada, a Secom não respondeu. Mas corre nos bastidores que há negociação em andamento com a Latam sobre voo entre Uberlândia e Brasília, que poderia chegar também em Uberaba. Já que não custa sonhar, seria incrível ver a volta da Latam, não só para recepcionar a demanda de voos deixada pela Gol, mas também os funcionários, que certamente serão demitidos a partir do dia 1º de junho.
Será que há fogo?
Questionada pelo Jornal da Manhã, a Latam foi bastante política, sem negar nem confirmar negociações. "A LATAM Brasil informa que sempre estuda oportunidades de ampliar sua malha e qualquer nova operação será comunicada oportunamente", diz a nota enviada. Grande desenvolvimentista e entendedor de aviação civil consultado por Alternativa sobre essa possibilidade foi taxativo: "Acho difícil ser viabilizado em curto prazo". Citando a crise vivida pelas companhias aéreas e a retração da economia do país, ele pontuou que muitos são os obstáculos no céu da aviação atualmente.
Reviva Centro
Secretaria de Planejamento está anunciando uma “missão de arranque” para revitalização do centro da cidade. Tomara que agora saia do papel, de verdade. Vale lembrar que no governo passado, a equipe comandada pelo então secretário Nagib Facure e pelo arquiteto Daniel Rodrigues fez um plano estratégico batizado “Reviva Centro”. Esse projeto foi amplamente discutido com a comunidade naquela época, inclusive a proposta de criação de incentivos e estímulos para atração de empresas e moradias. Pena que não foi adiante, pois até hoje continuamos patinando nas tratativas de requalificação do centro da cidade.
No casco da tartaruga
Ouvinte da Rádio JM questionou obra da unidade de saúde do Parque das Américas, que estaria "mais parada que água de dengue". Não está parada, mas sim em "ritmo mais lento devido à formalização de aditivo contratual, em análise administrativa para autorizar a execução de novos serviços", segundo resposta enviada ao JM pela Secom. A nota ainda diz que a equipe "receberá um reforço e retomará o ritmo normal da obra na segunda-feira (31)". Então tá bom!
Selo
A ideia central do projeto de requalificação do centro era a criação do selo “Reviva Centro” em que, conforme a pontuação de cada investimento, os instrumentos seriam aplicados, podendo chegar a descontos de até 100% de impostos, taxas etc. É uma pena que essa proposta não tenha avançado até hoje. Em outras cidades onde modelo semelhante foi adotado, como São Paulo, por exemplo, o centro já recebe uma série de investimentos, especialmente na área da construção civil.
Não gostou!
Vereador Thiago Mariscal não gostou da nota publicada nesta coluna sobre sua presença no evento de largada da Way 262, semana passada. Em correspondência endereçada à colunista, disse que a nota sugeria que ele, vereador, “poderia ter um comportamento inadequado durante uma solenidade, ao afirmar: “ufa. Muita gente ali respirou aliviada, porque o temor era que Mariscal protagonizasse um auê com o ministro”. Vai além: “O conteúdo da publicação lança dúvida sobre a conduta do vereador, insinuando que ele poderia agir de forma imprópria e desrespeitosa, sem qualquer base factual concreta que justifique tal insinuação”. Ao final da correspondência, o vereador lança a ameaça: caso a posição dele não fosse publicada nesta coluna, adotaria providências judiciais para conseguir uma “publicação forçada”.
Sob análise
Após acionamento do Ministério Público, Copasa ainda analisa as opções sob a mesa no que tange à coleta regional de lixo. Em recente entrevista ao Pingo do J, o promotor Carlos Valera revelou que, ao contrário do que muitos pensam, a companhia não se recusa a processar o recebimento da tarifa do lixo. A proposta por ela apresentada inicialmente não foi bem recebida.
Enquanto isso...
Das cidades signatárias, Uberaba é a única onde o contrato está valendo, o que tem gerado especulações de que nós "pagaríamos a conta" de outros municípios para não dar prejuízo ao Convale. Consultado pela coluna Alternativa, o presidente da Codau, Rui Ramos, foi taxativo: "O que Uberaba paga é só de Uberaba". Ele ainda revela que o Banco do Brasil faz adequações em seu sistema para facilitar que os valores recebidos sejam direcionados à conta do Consórcio Esse, sem que passe pela administração da Codau. Contudo, essa adequação ainda está em andamento e não tem data para ser colocada em prática, mas deve ocorrer possivelmente no meio do ano. E Rui Ramos ainda reforça: não vai afetar em nada o pagamento das contas.
Bom filho
A convite do deputado Zé Vitor, o ex-deputado Narcio Rodrigues assumiu a coordenação da agenda da Comissão de Saúde da Câmara Federal. Posse oficial aconteceu ontem, quando Nárcio voltou à Casa onde exerceu o mandato parlamentar por cinco vezes consecutivas (foto). Narcio agora terá novos desafios. O primeiro deles será qualificar o gasto público com saúde.
Narcio Rodrigues volta à Câmara Federal, a convite do deputado Zé Vitor (Foto/Reprodução)
Adeus, prefeito!
Fuad Noman venceu o câncer, mas o tratamento o venceu. Enfrentou uma campanha longa e, junto com a prefeita Elisa Araújo, foi um dos únicos a se sujeitar ao segundo turno em Minas Gerais. E ontem ele se foi, deixando seu vice, Álvaro Damião, no comando da capital. Damião, a propósito, é jornalista e ficou conhecido pelas ondas do rádio. Além disso, é também o presidente do União Brasil e chegou à chapa de Fuad para dar um ar mais popular ao prefeito. Conseguiu. Resta saber como será sua gestão.
Na bronca
Motorista que transitava pelo centro de Uberaba na tarde desta quarta-feira ficou indignado com ação da Polícia Militar, em aparente fiscalização de documentos. Segundo o homem, enquanto passava pelo local flagrou cinco motocicletas sendo guinchadas. E aí o trânsito na Leopoldino, que já é complicado, ficou ainda mais desafiador à paciência de quem por lá passava...
(Foto/Divulgação)