ALTERNATIVA

Donos da Móveis Basílio são presos em Goiânia

Lídia Prata
Lídia Prata
Publicado em 27/02/2025 às 20:46Atualizado em 27/02/2025 às 22:01
Compartilhar

Tânia e Eurípedes de Carvalho, donos da Móveis Basílio (Foto/Reprodução)

Tânia e Eurípedes de Carvalho, donos da Móveis Basílio (Foto/Reprodução)

A Força Integrada de Combate ao Crime Organizado (FICCO) prendeu nesta quinta-feira os proprietários da Móveis Basílio. Eurípedes Basílio e a esposa Tânia Carvalho estavam em Goiânia, onde foram localizados por agentes da Polícia Federal, que cumpriram os mandados de prisão expedidos pela Comarca de Uberaba. Levados para delegacia de Polícia Civil, eles passaram por audiência de custódia e depois foram conduzidos a presídio da capital de Goiás. Devem passar o carnaval atrás das grades...

PREJUÍZO ENORME
Além de prejuízo estimado em mais de R$ 10 milhões a clientes diversos, o casal deixou de pagar salários e verbas rescisórias de cerca de 50 trabalhadores, que, agora, cobram na Justiça seus direitos através de ação coletiva promovida pelo Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção Civil e do Mobiliário de Uberaba. De acordo com o advogado do Sindicato, o crédito trabalhista no caso passa de R$ 2 milhões. No bolo ainda há empréstimos bancários vencidos e a vencer, além de débitos com fornecedores. Antes de ser preso, a Móveis Basílio pediu a autofalência.

FORAGIDOS
Eurípedes e Tânia deixaram Uberaba e foram considerados foragidos da Justiça, tendo seus nomes incluídos na lista de “procurados” na Interpol. Muitos acreditavam que eles e as filhas haviam deixado o país. Mas, até onde se sabe, estavam na região de Água Comprida, num rancho de propriedade de amigos. Estavam sendo monitorados pela Polícia o tempo todo. Bastou a família deixar o local para passar o carnaval em Goiânia e aí a Força Integrada de Combate ao Crime Organizado, em parceria com a Polícia Civil de Uberaba, cumpriu os mandados de prisão.

SÓ DEPOIS
Dificilmente o casal será trazido para Uberaba nos próximos dias. Será necessário que o juiz criminal de Goiânia oficie ao da nossa Comarca, informando que os dois presos estão lá à disposição. Só depois de todos os trâmites, o juiz criminal daqui deverá determinar que os presos sejam trazidos para cumprir pena aqui. Por baixo, esses trâmites devem demorar uma semana ou mais, principalmente por conta do carnaval.

RECUPERAÇÃO
Parte das dezenas de vítimas da Móveis Basílio conseguiu recuperar seus móveis. Com ajuda da Polícia e de ex-empregados da empresa, 13 vítimas identificaram seus móveis, que já estavam prontos. 

CIDADE EM ALERTA 
Com decreto de emergência em saúde já publicado, Uberaba está em alerta para uma verdadeira epidemia de dengue. São tantos os casos, que foi preciso tomar uma providência mais séria. A emergência foi decidida no início da manhã desta quinta-feira e, com isso, permitirá que o município “compre” mais leitos para atender aos casos que precisam de internação hospitalar. Há possibilidade, também, de serem habilitados novos leitos no Hospital Regional, onde ainda existem 26 leitos fechados. Secretária Valdilene Rocha já pediu um levantamento do custo para abrir esses leitos. Mas a decisão só será tomada quando estiver com os números em mãos.

PROCURA EM ALTA
De acordo com o gestor das UPAs e Hospital Regional, Frederico Ramos, o número de atendimentos nas duas unidades de pronto atendimento cresceu consideravelmente nas últimas semanas. A média saltou de 400 para 500 atendimentos por dia em cada UPA. No Mirante, por exemplo, foram atendidos 1.400 casos suspeitos de dengue e mais de mil na São Benedito. No Hospital Regional, 110 pacientes foram atendidos em janeiro, número que saltou para 225 desde 1º de fevereiro até quarta-feira, dia 26.

QUASE O DOBRO
Aliás, Frederico Ramos conta que os atendimentos nas UPAs aumentaram significativamente em janeiro deste ano, no comparativo com o mesmo período do ano passado, quando totalizaram 5.818. Em 2025 os números saltaram para 9.861.

MAIS GRAVES
Frederico Ramos observa, também, que os casos de dengue têm chegado com maior gravidade para atendimento. Em alguns casos, a diarreia vem antes da febre e não raro o paciente apresenta derrame pleural, inflamação nas articulações e outras complicações que demandam internação por 10 ou mais dias, sobrecarregando a rede hospitalar. Tanto pacientes idosos, quanto jovens, têm padecido com o agravamento do quadro. Segundo Ramos, o subtipo 3 da dengue está bem mais agressivo. Ele conta que mesmo nas UPAs alguns pacientes são inicialmente triados e classificados com a pulseira azul e evoluem para a amarela enquanto aguardam o atendimento, com o quadro se agravando muito rapidamente. Por isso, todo cuidado é pouco. O uso de repelente é obrigatório para quem quer se prevenir. E limpeza de quintal, cuidado com tampinhas e outros recipientes que acumulam água parada em casa.

LIMPINHA
Valeu o pedido de socorro desta coluna: Praça Rui Barbosa passou por uma “faxina” geral nesta quinta-feira. Agora está limpinha, limpinha! E sem cavalo pastando ali.  Veja as fotos:

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por