ALTERNATIVA

Diretor geral da ANTT admite que BR-262 está "uma vergonha"

Lídia Prata
Lídia Prata
Publicado em 26/01/2024 às 21:48Atualizado em 29/01/2024 às 21:17
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IMPACTO POSITIVO
Organização da audiência pública pela duplicação da BR 262 brilhou. O enorme salão de eventos do Grande Hotel de Araxá ficou superlotado, com todas as 400 cadeiras ocupadas e dezenas de pessoas em pé para defender essa pauta junto ao diretor geral da ANTT, Rafael Vitale. Se a ideia era impressioná-lo e mostrar que a região quer pista dupla entre Uberaba e Belo Horizonte, certamente o objetivo foi alcançado, com sucesso. Palmas para o ex-ministro Anderson Adauto, autor da ideia de realizar o evento, e para todos os envolvidos na organização dessa audiência pública em Araxá. Foi um enorme sucesso.

DIRETO AO PONTO
Antes da apresentação do projeto de revitalização da BR 262 já aprovado pelo Tribunal de Contas da União para ser levado a leilão, passaram pelo palco do evento uma série de políticos e representantes de entidades de classe. Alguns discursos foram enfadonhos, longos, desnecessários. Anderson Adauto, por sua vez, foi direto ao ponto, expondo ao diretor da ANTT as razões da mobilização pró-duplicação da 262, ressaltando as vidas perdidas em milhares de acidentes que tiveram essa rodovia por palco e ressaltando que os usuários topam pagar um pedágio mais caro para ter uma rodovia boa, segura e de qualidade.

VOZ DO TÉCNICO
Engenheiro aposentado da ANTT, o uberabense Hugo Sternick fez uma apresentação técnica irretocável, apresentado uma série de sugestões para aperfeiçoar o projeto que será levado a leilão. Além disso, Hugo pediu aos colegas da Agência de Transportes Terrestres para não atrapalharem o desenvolvimento da nossa região, que é o celeiro do Brasil.  Ressaltou que precisamos dessa duplicação para o escoamento da produção, tanto para exportações através do Porto de Vitória, quanto o transporte de mercadorias para os países da América do Sul, em especial.

ESPERANÇA
Prefeita Elisa foi extremamente feliz na sua manifestação, ao dizer que todas as pessoas presentes no evento estavam ali movidas pelo mesmo sentimento: a esperança. Esperança de ver a 262  duplicada, ainda em vida.

A propósito, a prefeita entregou um documento ao diretor geral da ANTT pedindo agilidade na análise do pedido para que a Eco 050 possa concluir a passagem inferior do viaduto em frente ao antigo clube Cascata. Há anos esse pedido aguarda deliberação da ANTT, sendo que a própria concessionária Eco 050 já manifestou concordância em realizar a obra. O problema é que esse trecho da rodovia não está incluído no contrato de concessão, nem é de responsabilidade do município. Por isso a ANTT precisa autorizar a obra. E fica enrolando...

VAI SAIR?
De uma forma, ou de outra, essa duplicação da BR 262 vai sair. Quando? Nãos e sabe. Depois do evento, tive oportunidade de conversar com o diretor geral da ANTT e ele foi claro: será aliado de Uberaba em defesa da duplicação. Mas essa duplicação poderá não vir da forma como queremos, que seria a revisão do projeto já aprovado no TCU. O governo federal tem pressa em realizar o leilão da concessão da BR 262, para se livrar o quanto antes da Triunfo Concebra. Refazer o projeto poderia atrasar esse leilão e, consequentemente, obrigar o governo a continuar “engolindo” a problemática parceira. Vale destacar que a Concebra continua “responsável” pela 262 em virtude de decisão judicial. Somente um novo leilão poderá mudar essa situação, “rifando” a Concebra. Segundo Rafael Vitale, a intenção do governo federal é realizar esse leilão em julho, ou no mais tardar agosto deste ano.

GATILHO CONTRATUAL
Rafael Vitale explicou que o modelo de contrato proposto para a nova concessão da BR 262 estabelece um gatilho interessante que, se funcionar, poderá resolver o problema da duplicação da BR 262 sem atrasar o leilão. Esse gatilho prevê que ao final de cada ano do contrato seja feita uma contagem do número de veículos que trafegaram pela rodovia, a partir de uma empresa de auditoria contratada pela ANTT. Se o fluxo de veículos superar o número encontrado no levantamento feito pela ANTT (aquele que embasou o projeto, com contagem de veículos durante a pandemia), a concessionária   estará automaticamente obrigada a duplicar a rodovia. É a tal história: essa modalidade de avaliação é um risco. Estamos dispostos a corrê-lo? Ou é mais prudente recorrermos ao presidente Lula, mobilizando a bancada mineira no Congresso para reivindicar essa duplicação das pistas da BR 262 desde já?

VERGONHA
“É uma vergonha”. Essas foram as palavras do diretor geral da ANTT sobre o estado da BR 262 entre Uberaba e Araxá. E tem toda a razão. Quem saiu de Uberaba para a audiência pública na vizinha cidade gastou mais de duas horas para concluir o trajeto de pouco mais de 100km. Pavimento asfáltico de péssima qualidade, sinalização deficiente, excesso de caminhões e muitos trechos interditados para obras de recapeamento. Ainda de acordo com a avaliação de Rafael Vitale, “a Concebra negligenciou demais. Olha as péssimas condições do pavimento da 262!!” Contou com os fiscais da ANTT, e ele pessoalmente, estiveram por 5 vezes em visitas técnicas ao trecho concedido aqui na região, notificaram a concessionária, mas...

AUSÊNCIA SENTIDA
Prefeito Odelmo Leão, de Uberlândia, assim como outros tantos prefeitos da região do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba, apenas mandaram representantes à audiência pública sobre a duplicação da BR 262, em Araxá. Idem os deputados e senadores, que apenas justificaram ausência. Vamos nos lembrar disso, na próxima eleição!

CORDA BAMBA
Presidente do Partido Verde em Uberaba pode colocar as barbas de molho.  Se depender do ex-prefeito Anderson Adauto, Glauber Fachinelli não continuará no comando do PV, partido que está federado com PCdoB e PT. De acordo com AA, o PV precisa de um presidente alinhado com os partidos de esquerda e Glauber não tem esse perfil. Deixou claro que está trabalhando firme para mudar o comando da sigla em Uberaba. Anderson tem pressa em resolver essa questão.

FRENTE FORTE
Anderson não tem intenção de se filiar no PSB, partido que passou a ser comandado por Aelton Freitas, Toninho Andrada e José Luiz Alves, todos afinados com ele. Aliás, Anderson disse que nem pode falar em filiação partidária enquanto não resolver definitivamente sua pendência judicial. Com sentença condenatória transitada em julgado, Anderson teve seus direitos políticos suspensos, o que significa que por enquanto ele não pode votar, nem ser votado.

QUESTÃO DE ESCOLHA
Se Anderson conseguir superar o impedimento judicial, ele deve migrar para um partido federado, seja PV ou PT. Mas garante que não está nos seus planos assumir o comando de nenhuma sigla.

Interessante, porém, que Anderson já admite que pode ser candidato a prefeito, se conseguir êxito na reversão da sua condenação.

NOME PRÓPRIO
Questionado sobre possível dobradinha com o médico Lee Mesquita – conforme noticiado por esta coluna – Anderson rasgou elogios ao filho de seu ex-vice-prefeito Paulo Mesquita. “Não conheço uma pessoa sequer que fala mal do Lee” – ressaltou Anderson, sinalizando que as conversas entre eles estão evoluindo bem no sentido de uma composição.

Por outro lado, caso não consiga viabilizar sua candidatura, Anderson defende a necessidade de lançamento de um nome viável pelos partidos de esquerda. Lee Mesquita pode ser esse nome. A conferir.

E O GÁS?
A novela da duplicação da BR 262 ainda não terminou. Pelo contrário: está apenas começando, com a audiência pública desta sexta-feira, em Araxá. Porém, outras frentes de ação ocupam a agenda de Anderson, como uma audiência marcada para o dia 1º de fevereiro, em São Paulo, reunindo equipes dos governos paulista e mineiro. Do staff de Zema irão participar representes da Secretaria de Estado da Agricultura e do Investe Minas. Na pauta, a assinatura de um convênio de cooperação para incentivos conjuntos dos dois estados para projetos relacionados ao biometano.

COMEÇAM VENDAS DA CIA
Em entrevista ao Pingo do J, diretor da EXP Produções, Victor Batista, informou que as vendas para 8ª Copa Inter Atléticas (CIA) começam no domingo (28), a partir das 14h, no site ingressolive.com/cia2024. O primeiro lote estará a partir de R$420 e poderá ser parcelado em até 12x sem juros, no cartão de crédito, somente até 23h59 do mesmo dia. A perspectiva é bater o recorde do ano passado, quando foram vendidos 12 mil ingressos nas primeiras horas de comercialização.

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