Deve ser publicado nesta terça-feira o aviso do edital de pregão eletrônico para contratação da empresa que substituirá a BK Bank no fornecimento do vale-alimentação aos servidores da Prefeitura de Uberaba. O prazo para recebimentos das propostas já começa nesta sexta-feira e a sessão de disputa de preços deve acontecer no dia 21 de julho. O valor estimado do contrato passa dos R$ 335,5 milhões, cifra verdadeiramente tentadora. Vale destacar que a atual prestadora do serviço estará fora do páreo.
REFIS 2025
Câmara aprovou nesta segunda-feira o projeto que institui o Refis 2025 para quem tem débitos de tributos municipais. O parcelamento das dívidas com o município envolve a possibilidade de concessão de até 42 parcelas para a quitação, com isenção de multa e descontos de juros.
OUTRO FOCO
Entrevistada no programa O Pingo do Jota desta segunda-feira, a Pastora Regiane Isidoro deixou claro que não tem interesse algum em disputar as eleições proporcionais de 2026. Questionada se pretende sair candidata a deputada, Regiane disse que está totalmente focada no seu trabalho na Cohagra, da qual é vice-presidente. Além disso, agora que integra o grupo político da prefeita Elisa, entende que tem de ser “soldada”, à disposição do comando.
E 2028?
Indagada sobre as eleições municipais de 2028, Regiane saiu pela tangente: “até lá ainda tem um tempinho”...
EU, NÃO!
Garantindo que não passou de boato a história de que ela pretendia o cargo de secretária de Desenvolvimento Social, mas acabou aceitando a vice-presidência da Cohagra, Regiane Isidoro diz que se encontrou lá. Ela disse que está feliz pela oportunidade de servir às pessoas.
MUDAR PRA QUÊ?
Ainda filiada no Avante, partido pelo qual disputou as eleições como candidata a vereadora, Regiane Isidoro não vê motivos para mudar de partido nesse momento. Em que pese o Avante não estar na base da prefeita Elisa e ser “comandado” pelo adversário Franco Cartafina, Regiane acredita que quando for a hora de eventual mudança partidária o grupo da prefeita Elisa irá orientá-la sobre os rumos a serem tomados.
TUDO CERTO
Por falar em Franco Cartafina, Regiane contou que não conversou com ele depois das eleições. Como se sabe, Franco entregou a ela o Avante, em troca do apoio à sua candidatura a prefeito. A candidatura não se confirmou, e Franco se tornou candidato a vice de Tony Carlos (MDB). E o Avante acabou esvaziado, a ponto de Regiane não se eleger, apesar dos mais de 3.100 votos conquistados nas urnas. Hoje, passado quase um ano do pleito eleitoral de 2024, Regiane diz que pretende conversar com Franco, porque acredita no bom convívio com todas as pessoas. Já até conversou com Thiago Tiveron, presidente do PSDB, partido que não abraçou seu sonho de disputar a eleição para prefeita em 2020.
DÉFICIT HABITACIONAL
Durante a entrevista da Pastora Regiane Isidoro à Rádio JM nesta segunda-feira, ela contou que deve ser concluído em outubro o levantamento das informações para o diagnóstico do déficit habitacional em Uberaba. Esse trabalho está sendo desenvolvido pela Universidade Federal de Uberlândia, em parceria com o Ministério Público.
POSIÇÃO CERTA
Esta semana Regiane irá a Belo Horizonte em busca de informações sobre o processo de regularização das escrituras das pessoas que financiaram casas da Cohab, há muitos anos, como no caso dos moradores dos conjuntos Alfredo Freire, Frei Eugênio, Guanabara, dentre outros. Ao todo são 120 pessoas que esperam por essa regularização, uma vez que já quitaram o financiamento, mas ainda não conseguiram baixa no gravame.
TRANSPARÊNCIA
Nenhuma denúncia envolvendo possíveis desvios de conduta de servidores fica sem apuração rápida na Codau. Foi o que afirmou o presidente Rui Ramos, ao citar os três casos recentes publicados na edição de sexta-feira do jornal oficial do município. O primeiro caso envolvendo furto de hidrômetros, comprovado no curso do Processo Administrativo Disciplinar nº 40/56/2025 pela Comissão Disciplinar. A demissão do servidor foi imediata – destacou o presidente.
ESPERTINHO
Outro caso começou com uma denúncia feita por consumidor que foi à Codau para negociar sua dívida. O atendente, no caso, conduziu a negociação e teria gerado um QR Code para recebimento do pagamento da entrada do parcelamento. No entanto, o consumidor constatou que o beneficiário do Pix, no caso, não era a Codau, mas o próprio servidor que o atendeu. “Assim que a denúncia foi protocolada, o servidor foi afastado, perdeu a Função Gratificada (FG) e passou a responder simultaneamente a um PAD e a uma sindicância investigativa” – frisou Rui Ramos. O caso ainda não foi concluído.
DEU DEFEITO
Esse servidor acusado de gerar um QR Code em benefício próprio foi admitido em 2015, exonerado em 2019 por não alcançar a nota mínima no estágio probatório, mas acabou sendo reintegrado em 2022 por decisão do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG). Acontece que o cidadão não conseguiu cumprir o estágio probatório, previsto no Plano de Carreira da Codau, que exige desempenho mínimo de 70% em critérios como assiduidade, pontualidade, aptidão e eficácia para a aquisição de estabilidade. E agora o cidadão “deu defeito”.
MAU ATENDIMENTO
O terceiro caso em investigação na Codau teve origem em denúncia de cidadã que reclamou do mau atendimento no Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC). Nesse caso também foi instaurada sindicância investigativa e a apuração segue em andamento para verificar a conduta e, se necessário, aplicar as sanções cabíveis. “Transparência e responsabilidade são valores inegociáveis na Codau. Toda denúncia é apurada de forma rápida e rigorosa para garantir a confiança da sociedade”, destacou o presidente.
FALTA POUCO
Com lançamento marcado para o dia oito, próxima terça-feira, no Palácio Mandarim, a JM Magazine vai chegar às bancas com conteúdo irresistível. Inteligência Artificial será um dos principais temas, tanto na sua utilização nos carros, quanto nas advertências sobre o seu uso indevido. Ao chegar à sua 88ª edição, da JM Magazine fala sobre vários temas, incluindo a orientação de especialistas sobre como lidar com crianças neurodivergentes, que têm Autismo, TDHA, entre outros problemas. E ainda terá reportagem sobre transição energética e o que o futuro (próximo) nos reserva. Não perca!