Entre janeiro e maio deste ano, o número de crianças atendidas no Pronto Atendimento do Hospital Regional simplesmente saltou de 2.075 para 6.359 em maio. De acordo com o gestor do HR, Frederico Ramos, a maioria esmagadora dos casos decorreu de síndrome respiratória aguda. Entre janeiro e fevereiro os atendimentos se mantiveram na casa dos dois mil pacientes mirins, saltando para 4.546 em março, e continuaram subindo em abril, chegando a 5.120. Se a o Pronto Socorro Pediátrico seguir o mesmo ritmo do Pronto socorro adulto, devem diminuir os casos daqui pra frente. Isso porque no PA adulto foram atendidos 716 pacientes em janeiro, contra 698 em maio.
TOTAL GERAL
A julgar pelos números apenas do Hospital Regional, a população de Uberaba está doente. Para se ter uma ideia, o total de atendimentos em janeiro bateu a marca de 6.116, saltando para 6.729 em fevereiro, 7.978 em março, 8.612 em abril e chegando ao pico de 10.358 pacientes em maio.
MULTIDÃO NAS UPAS
Nas Unidades de Pronto Atendimento, também sob gestão da Sociedade Educacional Uberabense, os casos de dengue e de infecção aguda das vias aéreas foram os principais CIDs em maio e junho. Na UPA São Benedito foram atendidos 10.896 pacientes em maio, contra 9.639 em junho. Interessante que em maio, a maior incidência foi de casos de dengue, com 989 atendimento, que caíram para 435 em junho. Já a síndrome respiratória respondeu por 874 atendimentos em maio e caiu só um pouquinho em junho, totalizando 810 atendimentos. Na UPA Mirante a situação foi parecida. Maio teve 9.585 atendimentos, dos quais 1.079 foram por sintomas de dengue, e 650 por infecção aguda das vias aéreas. Em junho, do total de 8.528 atendimentos, 668 foram por infecção das vias aéreas, enquanto os casos de dengue caíram para 392 apenas.
REDE PRIVADA
No Hospital Unimed, o número de pacientes atendidos chegou a 13.250 no mês de maio, sendo 80% maior do que no mesmo período do ano passado.
NOVO HOSPITAL
A propósito, em entrevista à Rádio JM nesta quinta-feira, o presidente da Unimed Uberaba, Reynaldo Miranda, e o gestor do Hospital Unimed, Djalma Abrão Junior, reforçaram o empenho da atual diretoria em viabilizar a construção de um novo hospital, mais moderno e confortável, nos próximos anos. A área ainda não está 100% definida, embora a cooperativa disponha de um terreno muito bom na avenida Leopoldino de Oliveira, em frente à UPA Mirante. A ideia é deixar em Uberaba os pacientes uberabenses de alta complexidade ou casos mais delicados, sem necessidade de deslocamento até outros centros, como Ribeirão Preto e São Paulo. Paralelamente, atrair pacientes da região, com hospital dotado de todo conforto e excelência no atendimento médico-hospitalar.
FALTA POUCO
Ainda falando em saúde, o início das operações do SAMU Regional está previsto para a primeira semana de agosto.
INCREMENTO
Secretária Valdilene Rocha segue na terça-feira para Brasília, onde terá audiência com o ministro Alexandre Padilha. Foi ele quem credenciou a UPA São Benedito, quando foi ministro em governo Lula anterior. Agora o pedido será de incremento dos recursos para o Hospital Regional, dada a sua importância para o atendimento aos pacientes SUS de Uberaba e cidades vizinhas. Além disso, com a entrada em operação do SAMU Regional, certamente o HR receberá ainda mais pacientes da região.
CALENDÁRIO
Data. Era tudo o que nós queríamos para saber quando vai começar a obra de reforma do trevo do Maracanã. Começará em novembro do ano até vem. Essa foi a garantia dada pelos representantes da ANTT aos representantes de Uberaba, na segunda rodada de tratativas sobre as demandas relacionadas à BR 050. Lá estiveram o secretário Pedro Arduini, de Obras e serviços urbanos, o adjunto de Governo, Netão, e o vereador Túlio Micheli. Agora pelo menos temos uma data! E vamos cobrar seu cumprimento.
PASSARELAS
Na reunião com a ANTT nesta quarta-feira em Brasília, ficaram definidas outras datas importantes, como a de início da instalação das passarelas de pedestres, uma delas em frente à Havan e a outra, para o acesso ao Alfredo Freire. Essas obras vão começar agora, em agosto, com prazo de conclusão até outubro. Aleluia!!!
VIADUTO
Também está assegurada a construção da passagem inferior do viaduto do Cascata, assim como as vias marginais, tanto pelo lado do Recreio dos Bandeirantes, quanto da Vila São Cristóvão. Obra vai começar em maio do ano que vem, com previsão de ser concluída até outubro de 2026. Oremos!
FEIRA NO CALÇADÃO
Terça-feira, a partir das 8h, o Calçadão da rua Artur Machado vai sediar uma edição especial da Feira do Produtor. Será o projeto piloto da Secretaria do Agronegócio no centro da cidade. De acordo com o secretário Aguinaldo Silva, a feira vai oferecer produtos fresquinhos, a preços convidativos, além de artesanato, sanduíches e muitos outros atrativos, inclusive musicais. Comerciantes daquela região, como Angelo Crema, estão empolgados com essa iniciativa e defendem que a feira seja realizada mais vezes, em horário das 8h às 18h, levando movimento e “boa vizinhança” para a região.
JOGO PESADO
CEO da CCM fábrica de fraldas, Rodrigo Zerbini (foto abaixo), foi o convidado da Aciu para palestrar na Happy Hour de negócios, realizada na noite desta quarta-feira na Cervejaria Petrópolis. Mais de 60 empresários prestigiaram o evento, que contou também com a presença do CEO da Cervejaria, Everaldo Miranda. Foi um sucesso! Zerbini deixou lições preciosas para os presentes, dentre as quais, merece destaque: “Exclua o gerúndio da sua vida e da sua empresa”, ou seja, pare de dizer que “está fazendo”, “está estudando”, “está resolvendo”. Ou faz, ou não faz. Além disso, “justificativa é a muleta do fracassado”. Pense nisso!
(Foto/Divulgação)