Entre as espécies mais procuradas e doadas estão Ipês, Oiti, Jacarandá Mimoso, Ipê Cascudinho, Hibisco e Flamboyant (Foto: Divulgação PMU)
O viveiro de mudas, mantido pela Secretaria de Meio Ambiente (Semam) no Horto Municipal de Uberaba, se consolidou como um importante instrumento de arborização urbana e recuperação de áreas públicas. Desde 2022, quando os dados de produção passaram a ser sistematizados, mais de 20 mil mudas foram distribuídas ou utilizadas em ações de plantio na cidade.
Ao todo, foram 20.418 mudas fornecidas até abril deste ano, entre espécies arbóreas e ornamentais. As mudas são utilizadas principalmente no paisagismo de praças, canteiros centrais, parques e também são doadas para pessoas físicas e jurídicas interessadas em contribuir com a arborização local.
A cidade conta, desde 2022, com o seu primeiro Plano de Arborização Urbana, que estabelece diretrizes para o plantio planejado e produção de mudas no viveiro municipal. A partir dessa iniciativa, a Semam intensificou as doações à população, que já somam 4.850 mudas de árvores doadas nos últimos anos.
Somente no ano de 2024, foram doadas 1.873 mudas, além do plantio de 5.641 espécies ornamentais e 359 árvores. Em 2025, até abril, já foram 835 mudas doadas, além do plantio de 745 mudas ornamentais e 175 árvores, todas com registros no aplicativo Arbolink, que permite a geolocalização e o monitoramento de cada exemplar plantado.
Entre as espécies mais procuradas e doadas estão Ipês, Oiti, Jacarandá Mimoso, Ipê Cascudinho, Hibisco e Flamboyant. A Semam ainda oferece orientações sobre o plantio adequado, manutenção das mudas e os melhores locais para o cultivo.
Como solicitar mudas
Qualquer cidadão interessado pode comparecer diretamente ao Horto Municipal, localizado na Rua João Nascimento, 696 – Jardim Triângulo, e preencher um termo de solicitação. A retirada é permitida de até cinco mudas por pessoa, conforme previsto em Portaria Municipal.
O atendimento ao público ocorre de segunda a sexta-feira, das 7h às 12h30, exceto em feriados e pontos facultativos. Para mais informações, a população pode entrar em contato pelo WhatsApp: (34) 9995-7301.