Segundo a secretária Tetê, a expectativa fica para esta próxima semana, quando deverá ser feito o agendamento
Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes) ainda não recebeu comunicação oficial do governo estadual sobre a visita de representantes da Subsecretaria de Atendimento às Medidas Socioeducativas (Suase) para acompanhar os trabalhos do Centro de Atendimento e Reeducação Social do Adolescente e Menor Infrator (Caresami).
De acordo com a secretária Maria Thereza Rodrigues da Cunha, Tetê, a expectativa fica para esta próxima semana, quando deverá ser feito o agendamento. “Ainda não temos a data exata sobre esta visita. O que sabemos veio por meio da imprensa”, diz. A informação de que o órgão encaminharia representantes ao município para apurar possíveis denúncias de maus-tratos no Caresami foi divulgada semana passada pela coluna Umas & Outras, da jornalista Gê Alves, publicada no Jornal da Manhã.
Em contrapartida, a secretária informa que a Suase comunicou extraoficialmente à direção do Caresami sobre a vinda a Uberaba. “Eles apenas disseram que viriam à cidade”, comenta.
A Suase tem responsabilidade de fiscalizar e acompanhar unidades de atendimento a adolescentes em todo o Estado, como Caresami, e também averiguar a gestão financeira, tendo em vista convênio firmado entre o Estado e o Município, em 2008, que prevê a parceria na administração da instituição. Cabem à Prefeitura a contratação do quadro de agentes e da direção, gestão de infraestrutura e garantia do funcionamento, segundo metodologia estabelecida pelo Estado, em total conformidade com o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).