CIDADE

Uso de celular dá mais de 5 mil infrações às normas do trânsito

Levantamento reúne números de autuações de agentes de Trânsito da Prefeitura de Uberaba, agentes da Guarda Municipal e da Polícia Militar

Luiz Gustavo Rezende
Publicado em 13/02/2019 às 22:19Atualizado em 17/12/2022 às 18:10
Compartilhar

Reprodução

Usar o celular como telefone é a principal infração e motivou 3.309 autuações com perda de 7 pontos na CNH

Cada dia mais avançado e multiuso, o celular está relacionado à grande quantidade de infrações de trânsito na cidade de Uberaba, com 5.266 autuações. Os dados se referem ao ano de 2018, e foram levantados a pedido do Jornal da Manhã e divulgados à reportagem ontem (13), pela Secretaria de Defesa Social, Trânsito e Transportes (Sedest).

Atualmente, o Código de Transito Brasileiro (CTB) dispõe de três tipificações de infração relacionadas ao celular. A primeira é o uso do aparelho como telefone, mas apenas segurá-lo e comunicar sem o uso das mãos, comunicando por meio do fone de ouvido, motivou 3.309 autuações. Classificada como uma infração média, quando a autuação vira multa, ela gera quatro pontos no Registro Nacional do Condutor Habilitado (Renach).

A segunda tipificação, usar o celular como telefone, utilizando uma das mãos, motivou 1.009 notificações e a terceira, manusear o aparelho para ler ou enviar mensagens ou outras aplicações, causou 948 advertências. Classificada como gravíssima, além de gerar sete pontos no Renach do condutor identificado. 

Segundo o secretário de Trânsito, Wellington Cardoso Ramos, os números reúnem autuações de agentes de trânsito da Prefeitura Municipal Uberaba, agentes da Guarda Municipal e da Polícia Militar. Autuações que não possuem a identificação do condutor dobram de valor.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por