SAÚDE

UPAs passam a contar com médicos na triagem dos pacientes para dar agilidade

Luiz Gustavo Rezende
Publicado em 17/02/2024 às 17:57Atualizado em 18/02/2024 às 06:57
Compartilhar
Os médicos vão avaliar pacientes; os com problemas mais simples podem ser medicados e liberados, enquanto os mais complexos terão os pedidos de exames prescritos antes mesmo da consulta (Foto/Reprodução)

Os médicos vão avaliar pacientes; os com problemas mais simples podem ser medicados e liberados, enquanto os mais complexos terão os pedidos de exames prescritos antes mesmo da consulta (Foto/Reprodução)

A Sociedade Educacional Uberabense (SEU), que faz a gestão das Unidades de Pronto Atendimento, passou a adotar médicos na triagem dos pacientes. A medida visa acelerar o processo de assistência desde a chegada até a consulta com o especialista. A informação é do diretor administrativo das UPAs, Frederico Ramos, que falou sobre o tema em entrevista ao programa Pingo do J, da Rádio JM, na semana que passou.

“Agora a gente colocou médicos na triagem, para aqueles casos que são simples. Aqueles que o médico pode dar atendimento, prescrever e até liberar o paciente, para que ele não tome tempo lá no atendimento interno”, revela.

Os médicos na triagem também agilizam os casos mais complexos em que são necessários exames para o diagnóstico. “Naqueles casos que se percebe que precisa do exame, [o médico] já o solicita na triagem, e quando o paciente passar pela consulta ele já está com o exame pronto. Então, ele não vai ser consultado, para depois o médico pedir o exame e depois [este paciente] ter que voltar”, detalha.

Ramos lembrou que a SEU está à frente das UPAs há apenas dois meses e que processos para agilizar o atendimento estão sendo implantados gradativamente. O início das atividades se deu no dia 17 de dezembro, já com atendimento 24 horas. O Convênio com a SEU foi assinado em outubro de 2023.

Frederico Ramos aponta que 15% da expectativa de processos da SEU a serem implementados nas UPAs já foram aplicados desde o início do gerenciamento. As equipes ainda passam por treinamento, devido à mudança de fluxos e modelos de trabalho.

“Estamos muito ansiosos, porque tem a questão da telemedicina também que a gente tá pra trazer. Nós estamos ainda verificando algumas empresas que atendem ao nosso modelo de atendimento para criar velocidade no atendimento, fluxos internos que estamos ajustando como pessoal, equipe. Já treinamos parte da equipe assistencial e equipe técnica, mas tem alguns treinamentos ainda que precisam ser aprimorados”, afirma.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por