A diretora de Atenção Especializada da Secretaria de Saúde, Cristina Strama, se posicionou por meio da assessoria de imprensa e esclareceu que em relação à segurança, a UPA São Benedito já dispõe de sistema de monitoramento eletrônico por câmeras. Para a UPA Abadia o processo de compra está em fase final para a implantação do monitoramento. As duas unidades possuem travas eletrônicas nas portas que dão acesso às alas de atendimento para dar mais segurança aos profissionais e usuários. Strama aproveita para pedir que as pessoas que forem receber atendimentos entrem com apenas um acompanhante.
Além disso, parceria firmada com a Polícia Militar garante que caso funcionários necessitem acionar a PM, ela dará agilidade aos atendimentos das UPAs. A Guarda Municipal também é acionada para dar apoio e maior segurança. Em relação à limpeza, a diretora descarta qualquer problema, pois tem empresa terceirizada para efetuar o serviço que ainda é acompanhado pelo gerente. Quanto à falta de material descartável, como copos, ela também desconhece, mas vai averiguar.
No entanto, Strama esclarece que o secretário de Saúde, Valdemar Hial, o subsecretário Gilberto Magnino e a direção estão sempre abertos para atender os funcionários quando houver qualquer reclamação ou sugestão.