CIDADE

Uberabense produz 30 por cento mais de lixo que a média nacional

De acordo com o superintendente de Serviços Urbanos, João Ricardo Pessoa Vicente, diariamente são recolhidas na cidade 260t

Marília Cândido
Publicado em 27/05/2011 às 00:22Atualizado em 20/12/2022 às 00:06
Compartilhar

De acordo com o superintendente de Serviços Urbanos da Prefeitura, João Ricardo Pessoa Vicente, diariamente são recolhidas na cidade 260 toneladas de lixo, o que equivale a quase 1 quilo por habitante. “É uma quantidade muito grande de lixo, a média geral no Brasil é de 750g por habitante; em Uberaba estamos um pouco acima da média, com cerca de 950g por pessoa”, afirmou o superintendente no programa Conexão JM, transmitido de segunda a sexta-feira, às 8h, pela Rádio JM 730kHz.

Os números revelados por João Ricardo indicam que o uberabense produz quase 30% a mais de lixo que a média nacional. A justificativa, segundo ele, são os bons indicadores econômicos, onde a população tem, também, uma renda per capita 33% superior à nacional, conforme dados de 2007. Além das 260 toneladas do lixo recolhido nas casas, há aquele proveniente da varrição das ruas. João Ricardo informa que entre o dia 1º de janeiro e 14 de maio, os 300 varredores de Prefeitura coletaram 3.680 toneladas.

O superintendente informa que o grande volume de lixo não é problema para ser administrado. “Nosso aterro sanitário tem estrutura para receber essa quantidade de lixo, ele tem uma vida útil de 20 anos. Está tudo caminhando dentro do previsto.” Uma forma de controlar essa situação, segundo João Ricardo, é por meio da coleta seletiva, que em Uberaba recolhe apenas 3% do que é descartado, por meio da Cooperativa de Recolhedores Autônomos de Resíduos Sólidos e Líquidos de Uberaba (Cooperu), a Cáritas e autônomos. “A reciclagem ajuda e garante uma vida útil maior para o aterro sanitário”. O superintendente ainda afirma que a Prefeitura está trabalhando para triplicar o atendimento nesta área.

Questionado sobre as constantes reclamações de moradores a respeito da sujeira em vários bairros, principalmente em terrenos vagos, o superintendente diz que a Prefeitura realiza um bom serviço nessa área, mas que a população tem que colaborar mais. “Precisamos da ajuda da população nesse sentido também. Porque a pessoa vê um terreno vago e acha que ali é um depósito de lixo. Nós temos uma boa coleta de lixo, não há uma justificativa para ficar jogando lixo e entulhos em terreno baldio.”

Coleta seletiva é feita em 26 de 312 bairros. O recolhimento diferenciado de materiais que podem ser reciclados é uma das alternativas apontadas para diminuir a produção de lixo e evitar problemas ambientais. De acordo com dados da Secretaria de Meio Ambiente, Uberaba tem 300 catadores autônomos e cerca de 70 trabalhando em cooperativa ou associação. A cidade movimenta mensalmente 1.650 toneladas desse tipo de material, incluindo o que vem da região. Sendo que a Cooperu e a Cáritas são responsáveis por 6,6% desse total.  Para potencializar o serviço, a Prefeitura prevê a contratação de uma empresa para fazer o recolhimento, que hoje só é feito em 26 bairros em um total de 312.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por