Curso reúne profissionais de 27 municípios do Triângulo do Sul para discutir atendimento, teleconsultoria e integração da rede de saúde mental
(Foto/Lílian Veronezi)
Profissionais da saúde, assistência social, justiça e segurança pública de 27 municípios da Macrorregião Sanitária Triângulo do Sul participam, em Uberaba, de uma capacitação voltada ao fortalecimento das políticas públicas de saúde mental. O curso, promovido pelo Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), segue até outubro com encontros mensais.
O segundo módulo da formação foi realizado nesta quarta-feira (1º), no auditório do Centro de Inovação do Parque Tecnológico Municipal de Uberaba. A programação abordou temas como atenção ambulatorial em saúde mental, integração da Rede de Atenção Psicossocial (Raps) e o uso da teleconsultoria como ferramenta de apoio ao atendimento e à tomada de decisões clínicas.
A capacitação teve início em 10 de junho e será concluída em 7 de outubro. A proposta é qualificar profissionais que atuam diretamente no atendimento à população e fortalecer a atuação integrada entre os diferentes órgãos envolvidos na assistência em saúde mental.
Entre os temas previstos ao longo do curso estão a elaboração do Projeto Terapêutico Singular (PTS), o manejo de crises psiquiátricas, o uso da teleconsultoria, os direitos humanos relacionados à saúde mental, a fiscalização de comunidades terapêuticas e o planejamento das ações por meio dos sistemas de informação em saúde.
Segundo a organização, a iniciativa também busca contribuir para a redução de internações desnecessárias, da judicialização envolvendo a saúde mental e para o fortalecimento da Rede de Atenção Psicossocial.
O módulo desta quarta-feira contou com palestras de representantes do Ministério Público de Minas Gerais, do Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), da Universidade de Uberaba (Uniube) e da Secretaria Municipal de Saúde de Uberaba.
O curso é destinado a membros e servidores do Ministério Público, profissionais da saúde e da assistência social, magistrados, defensores públicos, equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e integrantes das polícias Civil e Militar dos municípios participantes.