Boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde na noite desta segunda-feira (24) aponta aumento da transmissão da Covid-19 em Uberaba. A taxa semanal chegou a 2,12, o que significa que cada pessoa infectada transmite a doença a pelo menos mais duas pessoas. O dado preocupa, sobretudo por estarmos a menos de uma semana do carnaval, quando a população tende a se aglomerar, seja em Uberaba como em outras cidades.
Os casos de Covid-19 em Uberaba estão em franco crescimento ao menos desde o início do ano. O novo boletim epidemiológico traz 125 casos ativos nesta semana na cidade e, segundo a taxa de transmissão semanal, o número pode mais que dobrar até o fim da semana.
Ainda de acordo com o documento emitido pela Saúde municipal, 531 pessoas foram atendidas pela rede com síndrome gripal. Desse total, 376 foram testadas, dos quais 93 apresentaram diagnóstico positivo.
Veja também: Padre Fabiano se reúne com a Prefeita Elisa para iniciativa que homenageia vítimas da Covid-19
A taxa de transmissão semanal passou o índice 1 na semana de 19 a 25 de janeiro, em Uberaba. Segundo especialistas, a taxa afere a possibilidade de escalada da doença e deve ser mantida abaixo de 1 para conferir a estabilidade da Covid-19.
Segundo informações da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais, a taxa de transmissão serve como uma estimativa de como a doença se espalha entre a população. Assim, quando esse número é menor ou igual a 1, espera-se queda no número de casos. E, quando maior que 1, espera-se um aumento no número de casos.
Boletim epidemiológico emitido pela SMS, em Uberaba (Foto/Reprodução)