ATENDIMENTO PEDIÁTRICO

Síndromes respiratórias ainda pressionam atendimento no Hospital da Criança

Reportagem do Jornal da Manhã voltou ao local nesta quarta-feira

Publicado em 21/03/2023 às 10:28Atualizado em 22/03/2023 às 09:02
Compartilhar

Reportagem do JM voltou ao Hospital da Criança nesta quarta-feira, onde foi informada que cerca de 20 crianças aguardavam atendimento (Foto/JC Duran)

Reportagem do JM voltou ao Hospital da Criança nesta quarta-feira, onde foi informada que cerca de 20 crianças aguardavam atendimento (Foto/JC Duran)

Atendimento no Hospital da Criança, em Uberaba, continua pressionado pelas síndromes respiratórias. Após críticas e questionamentos feitos pela comunidade nos últimos dias, a reportagem do Jornal da Manhã voltou ao local, onde identificou que a procura por atendimentos referentes a sintomas gripais e também casos suspeitos de dengue ainda são preponderantes. Na manhã desta quarta-feira (22), no momento em que a equipe do JM esteve no hospital, cerca de 20 crianças aguardavam atendimento. 

O hospital tem registrado aumento na procura desde a segunda-feira (20). De acordo com as imagens recebidas pelo JM, diversas mães, pais e crianças aguardavam por atendimento nas dependências da unidade, mas havia morosidade do sistema. Em nota, a administração da unidade ponderou que a cidade passa por um possível surto de dengue e há aumento nos casos de síndromes respiratórias.

A situação traz à tona o panorama verificado no fim do ano passado, com diversas reclamações sobre as condições de assistência do HC. Em resposta às críticas, o corpo médico realizou uma paralisação de um dia para expor algumas das dificuldades no serviço. No comunicado, o hospital citava quatro problemas enfrentados: desvalorização do serviço prestado; falta de respeito e agressividade da população; funcionários amedrontados e desmotivados; pessoas usando o Hospital para incitar o ódio. 

Inclusive, foi instituído um comitê-gestor para debater os problemas enfrentados pelo HC. A intenção seria realizar um diagnóstico completo da atual situação do hospital. Porém, desde novembro, nada foi divulgado da ação do comitê.

Em resposta à reportagem do JM, a administração do Hospital da Criança ponderou que há dificuldade na contratação e manutenção de profissionais. Além disso, há um panorama nacional de sobrecarga nos serviços de pediatria.

Também foi justificado o aumento nos quadros respiratórios e o possível surto de dengue em Uberaba. "A espera é alta. Criança é diferente de adulto, exige mais exames, mais observações, mais reavaliações. Isso diferencia o tempo de atendimento", completou a gestora Ana Paula Bosi.

A reportagem também questionou a Prefeitura de Uberaba sobre os atendimentos no ambulatório Milton Toubes, aberto em funcionamento especial para desafogar o Hospital da Criança. Em nota, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) informou que foram atendidas 256 crianças no mês de março, até a segunda-feira (20).

Além disso, a SMS está credenciando profissionais para entrada imediatada. Entre eles, pediatras, na tentativa de auxiliar com o atendimento pediátrico municipal.

Situação do Hospital da Criança nesta segunda-feira (20) (Foto/Leitor JM)

Situação do Hospital da Criança nesta segunda-feira (20) (Foto/Leitor JM)

 Confira a nota da PMU completa:

"A qualidade de vida e a prestação do serviço em saúde é uma preocupação constante da Prefeitura de Uberaba. Por meio da Secretaria Municipal de Saúde, desde outubro de 2022 está em funcionamento ambulatório pediátrico (Milton Toubes), de frente ao Hospital da Criança um reforço na assistência pediátrica. Os atendimentos no local no mês de março, até o dia 20, somam 256 crianças.
No local está à disposição da comunidade médico, enfermeiros e farmacêutico. A farmácia da unidade também está à disposição dos responsáveis para dispensação de medicamentos após consulta caso seja necessário. Após triagem no Hospital da Criança, os casos que não necessitam da continuidade do tratamento em ambiente hospitalar são encaminhados para atendimento no ambulatório Milton Toubes. Os atendimentos pediátricos são das 17h às 22h. 
Paralelamente, a SMS presta assistência médica pediátrica também nas Unidades Básicas de Saúde. A medida mantém a assistência em saúde infantil mais próxima à população nos bairros, auxiliando no acompanhamento médico mais periódico.
A Secretaria de Saúde está credenciando profissionais, pediatras, para contratação imediata, junto ao Sistema Único de Saúde (SUS), para atendimento à necessidade e interesse do Município, até 6 de julho de 2023, das 12h às 17h30. A jornada de trabalho será em regime de 5 horas e de 10 horas. Outras informações podem ser obtidas por meio do telefone 34-3318-0938 ou e-mail [email protected]"
Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por