PREOCUPANTE

Síndrome respiratória levou mais de 1,1 mil pessoas para hospital este ano na região

Marconi LIma
Publicado em 28/06/2024 às 18:45
Compartilhar
Do total de 1.125 pessoas que estiveram internadas na região da Superintendência de Saúde, 134 foram a óbito, 87 por Covid-19 (Foto/Reprodução)

Do total de 1.125 pessoas que estiveram internadas na região da Superintendência de Saúde, 134 foram a óbito, 87 por Covid-19 (Foto/Reprodução)

Dados da Superintendência Regional de Saúde de Uberaba (SRS) indicam que 1.125 pessoas foram internadas no Triângulo Mineiro em 2024, com Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG). A entidade reforça que a vacinação contra a gripe e Covid-19 está disponível na rede pública para toda a população acima de 6 meses.

A SRAG apresenta como sintomas falta de ar ou desconforto para respirar, sensação de pressão no peito, saturação de oxigênio abaixo de 95% e/ou coloração azulada de lábios e rosto (cianoses). Na região, conforme a SRS, 302 pacientes foram diagnosticados com Covid-19 e 44 com influenza (gripe). Dos 1.125 que estiveram internados, 134 pacientes foram a óbito, sendo 87 deles por Covid-19.

As hospitalizações por doenças respiratórias tendem a aumentar no outono e inverno, mas há medidas que podem ser adotadas pela população para a redução de casos graves e mortes: lavar as mãos, usar álcool em gel, utilizar lenço descartável para higiene nasal, cobrir o nariz e boca ao espirrar ou tossir, evitar tocar em mucosas de olhos, nariz e boca, não compartilhar objetos pessoais como copos, pratos, garrafas e talheres, manter ambiente ventilado, evitar aglomerações em locais fechados e contato com pessoas que apresentem sintomas de gripe, adotar alimentação balanceada e ingestão de líquidos. Para aquelas pessoas que estiverem com sintomas gripais, é aconselhado o uso de máscaras, que sejam evitadas aglomerações e ainda a procura por atendimento médico.

O Triângulo Mineiro, formado por 54 municípios, recebeu até o momento mais de um milhão de doses da vacina contra a gripe. A campanha da gripe foi prorrogada pelo Ministério da Saúde e está aberta para toda a população acima de 6 meses de idade. No entanto, há uma preocupação com o grupo prioritário, como, por exemplo: idosos, crianças de seis meses a menores de dois anos, gestantes e trabalhadores de saúde, pois a cobertura na região está em apenas 37,41%.

Em relação à vacinação contra a Covid-19, a região recebeu recentemente mais de 20 mil doses da vacina Spikevax monovalente, fabricada pela farmacêutica americana Moderna, que neste primeiro momento é destinada para início de esquema vacinal e para o público prioritário formado por: pessoas acimas de 60 anos ou mais, pessoas vivendo em instituições de longa permanência, imunocomprometidas, indígenas em seus locais de origem, ribeirinhos, quilombolas, gestantes e puérperas, trabalhadores da saúde, pessoas com deficiência permanente, pessoas com comorbidades, pessoas privadas de liberdade, funcionários do sistema de privação de liberdade, adolescentes e jovens cumprindo medidas socioeducativas, pessoas em situação de rua. 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por