(Foto/Divulgações)
A Secretaria Municipal de Educação (Semed) tem promovido uma série de reuniões para garantir a plena compreensão e aplicação da Portaria nº 19/2025, que estabelece as normas e responsabilidades para o transporte escolar urbano e rural da rede municipal. Após encontros com diretores de escolas, agora é a vez dos inspetores participarem das discussões, para que todos os envolvidos no processo possam se alinhar com as diretrizes da regulamentação.
No dia 3 de abril, a Semed se reuniu com os diretores das unidades escolares para detalhar os pontos da Portaria referentes às gestões. Nos dias 9 e 10 os encontros serão com os inspetores escolares. Na quinta-feira (11), é a vez dos motoristas das empresas responsáveis pelo transporte escolar urbano e rural.
Durante os encontros, serão esclarecidos pontos importantes da portaria, como a obrigatoriedade da regularização dos veículos e a necessidade de redobrar a atenção durante o embarque e desembarque dos alunos. A Semed também vai reforçar com os motoristas sobre os critérios de conduta, como a importância de manter a pontualidade e seguir rigorosamente os itinerários estabelecidos. Condutas inadequadas, como desvios de rota sem autorização, atrasos frequentes ou falta de cordialidade, poderão resultar em sanções para as empresas prestadoras de serviço.
As reuniões com os inspetores, nos dias 9 e 10, ocorrerão na Escola Municipal Urbana Frei Eugênio, com horários nos períodos da manhã e da tarde, e terão como objetivo reforçar o papel dos inspetores no monitoramento do cumprimento das normas e no acompanhamento da segurança dos estudantes.
De acordo com o diretor de Logística da Semed, Alexanndre Lennon, as reuniões são fundamentais para garantir que todos os envolvidos no processo de transporte escolar estejam cientes de suas responsabilidades e comprometidos com a segurança e o bem-estar dos alunos. "Estamos trabalhando de forma integrada com todos os agentes do transporte escolar, com o objetivo de assegurar que as diretrizes estabelecidas pela Portaria nº 19/2025 sejam seguidas à risca, proporcionando a máxima segurança e qualidade no serviço prestado", afirmou.