(Foto/Divulgação)
A Semana do Microempreendedor Individual (MEI) 2025 já começou em Uberaba e segue com programação intensa até sexta-feira, 30 de maio. Promovida pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação (Sedec), por meio da Sala Mineira do Empreendedor, em parceria com o Sebrae Minas, a iniciativa oferece atendimentos, oficinas e orientações gratuitas voltadas à formalização, capacitação e regularização de microempreendedores.
Um dos destaques é a palestra “Pequeno Negócio: Saiba Vender para Órgãos Públicos”, que está sendo ministrada até quinta, dia 29, das 18h às 22h, que ensina como participar de licitações e ampliar oportunidades de negócio com o setor público.
Já na sexta, dia 30, ocorre o Mutirão da Declaração Anual do MEI, das 8h às 15h, permitindo que esses empreendedores regularizem seu CNPJ e evitem multas.
Durante toda a semana, também serão promovidas ações especiais para regularização de alvarás dispensados e cancelamento de notas fiscais de serviço, voltadas aos MEIs com pendências junto à Prefeitura. Segundo o secretário adjunto de Fazenda, Nilson Grossi, cerca de 1.300 MEIs têm notas fiscais pendentes de cancelamento e mais de 9.500 estão sem inscrição municipal, o que pode gerar cobranças indevidas e bloqueios do CNPJ.
A Sala Mineira do Empreendedor estará mobilizada até o fim da semana para atender esses casos, esclarecer dúvidas e ajudar os empreendedores a manterem seus negócios regulares.
“A Semana do MEI é um esforço conjunto com o Sebrae para levar informação, qualificação e apoio aos microempreendedores, contribuindo com a formalização e fortalecimento dos pequenos negócios”, destacou o secretário de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação de Uberaba, Celso Neto.