SISTEMAS EFICAZES

Segurança patrimonial: combinação de alarmes e câmeras é fundamental, diz especialista

Dandara Aveiro
Publicado em 20/04/2025 às 16:28Atualizado em 20/04/2025 às 16:33
Compartilhar

Em tempos de crescente preocupação com a segurança patrimonial, especialmente em feriados e períodos de férias, entender quais medidas realmente funcionam pode fazer toda a diferença. Segundo o empresário David Ferreira, que atua no setor de segurança privada em Uberaba, os sistemas mais eficazes para proteção de residências e comércios são aqueles que combinam alarmes com câmeras de vigilância. 

Ao programa Pingo do J, da Rádio JM, David explicou que a simples presença de câmeras pode não ser suficiente para evitar perdas. “A câmera é excelente, mas se não tiver nada que avise, não adianta. Com o alarme, é possível impedir um dano maior, porque, ao disparar, o ladrão pega algo rapidamente e sai correndo. Isso porque, com o barulho, ele não tem tempo de roubar muita coisa, e o prejuízo tende a ser menor”, destacou. 

David também comentou sobre a importância do monitoramento profissional, que atua em tempo real e, em casos como roubo de cabos, por exemplo, consegue acionar a polícia antes mesmo da fuga dos suspeitos. “Hoje em dia, quando a central entra em contato com o Copom, é porque o roubo já está acontecendo, ou as chances disso são altas. Se passamos a informação correta, a resposta policial tende a ser mais rápida”, ressaltou. 

Prevenção nos condomínios 

O alerta também se estende aos condomínios fechados, que têm se tornado alvos frequentes de criminosos. Recentemente, uma residência foi invadida durante uma festa que ocorria em um condomínio de Uberaba. Indivíduos aproveitaram a ausência dos moradores e furtaram artigos de luxo, dinheiro, eletrônicos e até uma arma. O prejuízo estimado foi de R$ 500 mil. Câmeras de segurança registraram os suspeitos caminhando livremente pelo local, aproveitando-se da grande movimentação e das falhas no controle de acesso da portaria. 

Para o especialista, o problema não está na ausência ou na má qualidade de equipamentos, mas na falta de manutenção e de cultura preventiva. “Muitos condomínios investem em boas cercas, câmeras modernas e sistemas de controle de acesso, mas esquecem da manutenção preventiva. Com o tempo, os equipamentos param de funcionar, e ninguém percebe”, alertou. 

Outro ponto crítico, segundo ele, é a segurança interna das casas, especialmente as que fazem divisa com os muros dos condomínios. “É importante que cada morador também tenha seus próprios sistemas de segurança, porque os equipamentos do condomínio podem falhar, seja por problemas técnicos ou humanos”, salientou o empresário. 

David finaliza reforçando a necessidade da criação de conselhos de segurança nos condomínios, para garantir que todos os sistemas estejam operando corretamente e que os moradores estejam alinhados com as boas práticas de prevenção. 

Assuntos Relacionados
Compartilhar

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por