Para os proprietários que optaram pelo pagamento parcelado do IPVA 2024, a segunda parcela do imposto deve ser paga na próxima semana, em Minas Gerais. A escala de vencimento começa nesta segunda-feira (19), pelos finais de placa 1 e 2, e se encerra na sexta-feira (23), pelos finais 9 e 0.
Conforme dados da Superintendência de Arrecadação e Informações Fiscais da Secretaria de Estado de Fazenda de Minas Gerais (SEF-MG), Uberaba é a quinta cidade de Minas em arrecadação do imposto, com R$88.659.066. O montante é referente a pagamento da parcela única e primeira parcela.
A frota tributável no município é de 201.490 veículos, o que representa 95,5% do total de carros na cidade. Ao todo, Uberaba conta com 210.859 veículos.
O pagamento pode ser efetuado diretamente nos terminais de autoatendimento ou guichês dos agentes arrecadadores autorizados (Bradesco, Sicoob, Mercantil do Brasil, Caixa Econômica Federal, Mais BB, Santander e Itaú), bastando informar o número do Renavam do veículo. Banco do Brasil e Itaú aceitam a quitação apenas de correntistas.
Para pagamento nas casas lotéricas, é necessário apresentar o Documento de Arrecadação Estadual (DAE), que deve ser emitido, exclusivamente, no site da Secretaria de Estado de Fazenda de Minas Gerais (SEF/MG).
Também está disponível a opção de pagamento via Pix, podendo o contribuinte ter conta em qualquer instituição financeira ou banco digital (as chamadas fintechs).
Para gerar o QR Code, basta acessar o site www.fazenda.mg.gov.br e, na área do IPVA, escolher a opção “Emissão da Guia do IPVA”.
O não pagamento do imposto ou a quitação fora do prazo gera multa de 0,3% ao dia até o 30º dia; multa de 20% após o 30º dia, além de juros calculados pela Taxa Selic.