(Foto/Ilustrativa)
O secretário de Desenvolvimento Social de Uberaba, Ernani Neri, fez uma visita institucional ao novo titular da Promotoria de Justiça de Defesa da Saúde, da Pessoa com Deficiência e do Idoso, José Carlos Fernandes Junior. O encontro, ocorrido na sede da Promotoria na última semana, teve como pauta políticas públicas para o idoso.
Durante a reunião, foram discutidas estratégias para ampliar os serviços destinados a esse público, como a transformação da Unidade de Atenção ao Idoso (UAI) em um Centro de Referência. A proposta prevê a transferência da Seção de Atendimento Especial à Pessoa Idosa para a UAI, unificando o atendimento ao idoso no local.
Outro tema abordado foi a ampliação das vagas para o acolhimento institucional de idosos em vulnerabilidade social. Atualmente, a Prefeitura de Uberaba cofinancia 146 vagas em Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPI) administradas por organizações da sociedade civil.
Também foi discutida a normatização dos critérios de prioridade para acesso às vagas em ILPIs. Decreto sobre o tema deve ser publicado ainda em abril no Diário Oficial do Município.
“Queremos trabalhar em parceria com o Ministério Público para fortalecer os serviços de assistência social e garantir que os idosos tenham qualidade de vida e dignidade”, destacou o secretário de Desenvolvimento Social.
O promotor de Justiça ressaltou a importância da articulação entre o Ministério Público e o Poder Executivo para a promoção dos direitos do idoso. “O objetivo é assegurar que os serviços prestados sejam contínuos, eficazes e pautados na dignidade da pessoa idosa. O Ministério Público acompanhará de perto as iniciativas propostas, confiante de que é possível o aprimoramento contínuo das políticas públicas em prol dos idosos”, afirmou.