Prioridade da Secretaria Municipal de Educação para o segundo semestre está na contratação de novos profissionais e na reforma
Prioridade da Secretaria Municipal de Educação para o segundo semestre está na contratação de novos profissionais e na reforma e ampliação de algumas escolas. Segundo o secretário Marcos Juliano Bordon, pelo menos 150 novos profissionais serão contratados em processo seletivo já em andamento.
Apesar da contratação anunciada, Bordon garante que não faltam professores para nenhuma unidade. Ele contou ainda sobre algumas demissões, processo que gerou dificuldades de reposição por causa da legislação. Para ele, a falta de professores é muito mais pela ausência de profissionais em determinadas áreas e por afastamento e licenças dos professores.
Lembra ainda que a rede cresceu e muitas unidades não esperavam o aumento do número de alunos, o que atrapalhou no primeiro semestre. Entretanto, o processo seletivo deve preencher essa lacuna. Quanto à evasão escolar, Bordon garante que o número é pequeno, menos de 1% da rede, que conta, atualmente, com 24,2 mil alunos. As aulas serão retomadas no dia 5 de agosto, com o ano letivo de 2009 se encerrando no dia 18 de dezembro.
Obras. A Prefeitura está cuidando da construção e ampliação de várias escolas e Centros Municipais de Educação Infantil. Segundo o secretário, o município iniciou a ampliação da Escola Municipal Madre Maria Georgina, no conjunto Volta Grande; da Escola Municipal Santa Maria; e da Escola Municipal Ester Limírio Brigagão, no Residencial 2000. “Estamos ampliando o Cemei Diego José Ferreira de Lima, no Residencial 2000, e terminando a construção do Cemei no Jardim Primavera, um projeto em parceria com o Ministério da Educação”, afirma.
Para 2010, embora a programação ainda não esteja concluída, está previsto o término dos centros avançados Boa Vista e Abadia. Também será ampliada a Escola Municipal José Macciotti e reformadas as escolas Niza Marquez Guaritá, no bairro Manoel Mendes, e a Anísio Teixeira-Caic, no Jardim Triângulo.
A Escola Municipal Sítio do Pica-Pau Amarelo, no bairro Tutunas, deverá passar por reforma e ampliação. “Solicitamos ainda ao Ministério da Educação, a construção de seis unidades do Pró-Infância, modelo de escola de educação infantil, cujo projeto arquitetônico foi idealizado pelo próprio ministério”, disse o secretário, lembrando que as unidades são construídas com recursos do ME e contrapartida da Prefeitura.