ciclo de palestras na próxima segunda-feira (2), às 8h30, no auditório do Senac (Foto/Divulgação)
A Prefeitura de Uberaba, por meio do Serviço de Assistência Especializada Ampliado de Uberaba (SAE AMPLIADO), promove ciclo de palestras na próxima segunda-feira (2), às 8h30, no auditório do Senac, sobre o Dia Mundial de Luta contra a Aids. O encontro, que foi programado pelo Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), será na rua Doutor Odilon Fernandes, 333 - Bairro Estados Unidos.
O evento integra as ações da campanha Dezembro Vermelho, que chama a atenção para as medidas de prevenção, assistência, proteção e promoção dos direitos das pessoas infectadas com o vírus HIV e outras ISTs.
Para o médico infectologista e um dos palestrantes do encontro, Frederico Ricardo Zago Maneira, a divulgação do assunto é muito importante para a sociedade.
“A importância da campanha Dezembro Vermelho reside principalmente na divulgação de informações claras para as pessoas. A primeira delas é a respeito da infecção pelo vírus HIV e como a doença pode ser grave, inclusive levar a óbito, e também o perigo das ISTs. A segunda é o combate a desinformação. Eu creio que a melhor forma de se combater o preconceito em relação a alguma coisa é a educação, é o ensino”, disse o médico.
As palestras desta segunda-feira podem ser acompanhas por profissionais da saúde, acadêmicos e população geral. Confira a programação abaixo:
O encontro será aberto com a palestra “HIV/AIDS – Diagnóstico e Tratamento”, ministrada pela especialista em Infectologia pela Universidade Federal do Triâgulo Mineiros (UFTM) e médica infectologista do Centro de Testagem e Aconselhamento, Blenda Sousa Carli.
“Profilaxia pós exposição – PEP”, será o tema abordado pelo enfermeiro Rodrigo Assunção Franklin de Melo, Responsável Técnico do Centro de Testagem e Aconselhamento.
A enfermeira Assistencial no Pronto Socorro do Hospital Unimed e Responsável Técnica do Serviço de Assistência Especializada no Centro de Testagem e Aconselhamento, Juliane Dutra, vai falar sobre “Acidente Ocupacional com Material Biológico”.
O médico infectologista do Programa Municipal de IST/AIDS e Hepatites Virais de Uberaba e do Controle de Tuberculose, Victor Guilherme Maluf Curi, fala sobre a "Infecção latente da tuberculose (ILTB) para pacientes vivendo com HIV/AIDS".
O tema "Manifestações bucais prevalentes em pessoas vivendo com HIV/AIDS", será abordado pela especialista em docência do Ensino Superior pela Faculdade Fleming Cerquilho e mestra em Atenção à Saúde pela UFTM, Camila Felix Vinhais Pereira.
"Profilaxia pré-exposição – PREP", será o tema da palestra do médico infectologista Frederico Maneira, que é especialista em Infectologia pela UFTM e Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI). Ele também falará sobre o “Tratamento em pacientes Multirresistentes”.
“Notificação Compulsória AIDS” será a pauta abordada pela enfermeira Luciana Silva Bessa.
O dia será encerrado com uma "Oficina de testagem rápida e aconselhamento para ISTs", ministrada pela enfermeira e especialista em Gestão de Programas de IST/AIDS e Hepatites Virais pela Universidade Federal de Santa Catarina, e gerente do CTA, Karina Gomes Nogueira.