(Foto/Reprodução)
A emissão de receitas médicas é um serviço de rotina, realizado de forma programada, para evitar interrupção no tratamento dos usuários do SUS (Sistema Único de Saúde). A explicação é da chefe do Departamento de Atenção Básica da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Aline Tristão. A dúvida foi suscitada após leitor do Jornal da Manhã encontrar dificuldade em retirar receita médica de medicamento controlado para idosa de quem é cuidador. O caso aconteceu na Unidade Básica de Saúde “Juca Inácio de Oliveira”, no bairro Santa Maria, em Uberaba, quando o médico responsável estava afastado.
Ao programa "De Frente para a Notícia", da Rádio JM, Aline Tristão explicou que a Saúde foi pega de surpresa com o afastamento do servidor por problemas de saúde e não houve tempo hábil para evitar um erro de comunicação. Diante da fala, a reportagem do JM questionou se houve registro de outros casos semelhantes, mas Aline garantiu que nenhum outro usuário ficou desassistido. “A emissão de receita na UBS foi reestruturada na segunda-feira (9), passando a ser executada por outros profissionais da rede”, afirmou.
Aline Tristão também esclareceu que há cronograma de atendimento para evitar desassistência de pacientes regulares, que dependem de emissões recorrentes de receitas médicas, sobretudo no período em que as festividades levam a muitos pedidos de festas e afastamentos. Ela ressaltou que essa questão não impacta na prestação de serviços das UBSs. “O cronograma de atendimento já considera essas datas sazonais. É importante ressaltar que todos os usuários são orientados quanto ao prazo de cada receita emitida e sobre a data adequada para solicitação da próxima”, concluiu.
Plantão na Saúde – Conforme decreto nº 5.165, publicado no Porta-Voz no dia 12 de janeiro de 2024, a prefeita Elisa Araújo definiu que serão pontos facultativos os dias 24 de dezembro (terça-feira), véspera do Natal, e 31 de dezembro (terça-feira), véspera do Ano Novo. Ainda segundo o texto, na área de saúde, estarão funcionando normalmente as Unidades de Pronto Atendimento (UPA) São Benedito e Parque do Mirante, bem como o serviço do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência).