CIDADE

Salário baixo causa desprestígio e Guarda de Uberaba sofre com abandono de agentes

Luiz Henrique Cruvinel
Publicado em 19/12/2022 às 11:27Atualizado em 26/12/2022 às 22:54
Compartilhar

Efetivo de 178 guardas, em 2020, foi reduzido para 130, informou o comandante Marcelo Neves (Foto/Divulgação/PMU)

Em entrevista à Rádio JM, nesta segunda-feira (19), o comandante da Guarda Civil Municipal (GCM), Marcelo Neves, revelou que a corporação atua com contingente reduzido devido a saídas de agentes para outras forças de segurança. Na avaliação dele, o principal motivo é a questão salarial, que não consegue competir com outros concursos.

Marcelo Neves informou que o efetivo mais novo da GCM começou com 178 guardas, após o concurso de 2020. Agora, o corpo tático é de 130 oficiais, um número aquém da necessidade e da demanda, quando somados os aprovados nos concursos de 2004, 2011 e há dois anos.

O panorama levanta a questão do empenho salarial aos guardas, que passa diretamente pela nova revisão de cargos e salários, prometida pela prefeita Elisa Araújo, mas ainda sem definição. “Infelizmente o salário mais atrativo das outras forças de segurança faz com que os guardas prestem esses concursos e acabam nos deixando. Essa situação está sendo, por ordem da prefeita Elisa Araújo, revista na revisão dos cargos e salários, através do estatuto. E acredito que no início de 2023 vá para a Câmara para votação. E com isso, entendemos que vamos conseguir diminuir muito a sazonalidade”, avalia o comandante.

Desta forma, a solução mais viável será a formulação do concurso público para o ano que vem, para suprir o número de guardas e evitar prejuízos nas operações. Contudo, o certame só será feito após análise criteriosa do impacto financeiro da abertura de novas vagas.

“[O concurso] depende da aprovação do novo plano de cargos e salários. A partir daí deve ser feito o estudo de impacto orçamentário. Já encaminhamos a possibilidade para o secretário Alexandre Marcelo, da SDS. O Governo está ciente da necessidade, porém, sabemos que um concurso depende de diversos estudos e acreditamos que, se tudo correr dentro do curso, lançaremos um concurso da GCM, a depender do impacto financeiro”, esclarece Marcelo Neves.

Segundo a secretária de Administração, Eclair Gonçalves, um novo concurso da Prefeitura de Uberaba deve acontecer somente no segundo semestre de 2023, já que ainda não há definição de cada pasta para as necessidades reais de vagas. Educação e Saúde, as duas maiores áreas do Governo, e que empenham mais recursos, devem liderar o número de oportunidades.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por