ORIENTAÇÕES

Saiba o que fazer ao encontrar animais abandonados nas ruas de Uberaba

Letícia Marra
Publicado em 05/02/2023 às 17:07Atualizado em 08/02/2023 às 13:04
Compartilhar
Animais errantes, em situação de rua, em Uberaba (Foto/Arquivo JM)

Animais errantes, em situação de rua, em Uberaba (Foto/Arquivo JM)

Não é incomum encontrar pelas ruas de Uberaba animais soltos, abandonados, e até em estado debilitado de saúde. Essa situação, inclusive, foi recentemente denunciada pela vereadora Alessandra Piagem, representante da causa animal na Câmara Municipal. Mas o que fazer ao encontrar os bichinhos soltos em área pública? 

Primeiro é importante entender que há quatro autoridades no atendimento veterinário em Uberaba: o Hospital Veterinário da Uniube (HVU), a Superintendência de Bem-Estar Animal, a Polícia Militar Ambiental (PMA) e o Corpo de Bombeiros. A PMA e o 8º Batalhão devem ser acionados, pelos números 190 e 193, em casos suspeitos de maus-tratos e, a partir da denúncia, os outros membros da assistência são convocados para encaminhamentos, confecção de laudos e constatação do crime. 

Caso algum animal seja encontrado na rua e necessite de atendimento emergencial, existe um convênio entre a Uniube e o Governo Municipal, e ele será encaminhado para o HVU em horário comercial durante a semana. O hospital esclarece que, fora dessas condições, não pode receber pacientes sem tutor ou responsável. "Sendo assim, ou eles são encaminhados por autoridades locais (como Superintendência, Polícia Ambiental, Corpo de Bombeiros) ou é feita a ficha cadastral do responsável pelo animal para o andamento do tratamento”, informa. 

A Superintendência complementa que quando há alguma emergência fora do horário comercial, a pasta é avisada pela própria equipe do HVU, que entra em contato para autorizar o atendimento do animal. Depois do suporte médico, autorizado pela equipe do Governo Municipal, são realizados os trâmites burocráticos. 

“O convênio prevê o atendimento clínico, cirúrgico e emergencial gratuito a animais errantes e comunitários, aqueles que tenham tutores em vulnerabilidade social e de baixa renda comprovada, animais cuidados por protetores independentes e abrigados pelas Organizações Não Governamentais (ONGs) cadastradas”, esclarece a Prefeitura de Uberaba. 

Em outras situações, sem maus-tratos e emergências, o cidadão pode procurar a Superintendência de Bem-Estar Animal pelo número (34) 3318-0218 (ligação ou WhatsApp).

Animais errantes, em situação de rua, em Uberaba (Foto/Arquivo JM)

Animais errantes, em situação de rua, em Uberaba (Foto/Arquivo JM)

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por