REAL INTENÇÃO

Saiba a origem da Páscoa e os significados de seus símbolos culturais e religiosos

Juliana Corrêa
Publicado em 20/04/2025 às 13:15
Compartilhar

Celebrada neste domingo (20), a Páscoa é muitas vezes lembrada hoje por sua dimensão comercial marcante, com coelhos e ovos de chocolate (Foto: Reprodução)

Celebrada neste domingo (20), a Páscoa é muitas vezes lembrada hoje por sua dimensão comercial marcante, com coelhos e ovos de chocolate. Porém, seus significados mais antigos têm origem em rituais religiosos e eventos históricos. 

De acordo com o historiador e teólogo Victor Hermógenes, entre os principais símbolos religiosos da Páscoa estão o cordeiro e a cruz. O cordeiro remete ao sacrifício instituído na primeira Páscoa judaica, quando, segundo a narrativa bíblica, o sangue de um cordeiro foi usado para proteger os lares dos hebreus durante a última praga no Egito. Para os cristãos, Jesus é identificado como o “Cordeiro de Deus”, cujo sacrifício na cruz teria o papel de redimir os pecados da humanidade. Portanto, a cruz, instrumento pelo qual Jesus foi morto, mas ressuscitou no dia da Páscoa, representa a ideia de passagem da morte para a vida. 

Além desses elementos religiosos, outros símbolos se tornaram populares ao longo do tempo, principalmente no contexto ocidental. O coelho, por exemplo, é associado à fertilidade e ao renascimento, devido à sua capacidade de reprodução abundante. Já os ovos de Páscoa, antes feitos de galinha e hoje mais comumente produzidos em chocolate, representam a ideia de nova vida, também conectada ao início da primavera no hemisfério norte — estação marcada pelo florescimento e renovação da natureza. 

Esses elementos simbólicos, apesar de suas diferentes origens, convergem em um ponto comum: a celebração da vida, da renovação e da esperança — seja a partir de tradições religiosas ou de representações culturais. 

Origem histórica 

Segundo Victor Hermógenes, na tradição judaico-cristã, a Páscoa possui raízes no Antigo Testamento, com a celebração da libertação do povo hebreu da escravidão no Egito — episódio conhecido como Êxodo. A palavra "Páscoa", do hebraico Pessach, significa "passagem" e está relacionada à travessia rumo à Terra Prometida. O evento passou a ser lembrado anualmente pelo povo judeu como um marco da transição da escravidão para a liberdade. 

No cristianismo, a Páscoa adquire um novo sentido: a morte e ressurreição de Jesus Cristo, acontecimento que, segundo a tradição cristã, representa a passagem da morte para a vida e da separação para a reconciliação com Deus. A celebração ocorre no domingo seguinte à Sexta-feira Santa e é considerada a data mais importante do calendário cristão. 

Assuntos Relacionados
Compartilhar

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por