MUTIRÃO

Retirada de cabos soltos chega ao Centro de Uberaba

Larissa Prata
Publicado em 12/05/2025 às 10:53
Compartilhar

Retirada de cabos soltos na região central de Uberaba (Foto/Divulgação)

Mutirão de retirada de cabos soltos atua na região central de Uberaba nesta segunda-feira (12). Segundo o secretário de Serviços Urbanos e Obras, Pedro Arduini, trata-se da operadora Algar, que iniciou os trabalhos antes do previsto. Após a apresentação do plano de ação na última semana, a previsão inicial é que a operadora iniciasse os trabalhos em quinze dias, mas o prazo foi antecipado. 

"Na semana passada comunicamos eles para iniciarem o multidão em 15 dias. Eles anteciparam por conta própria. O cronograma prevê que eles façam essa remoção e adequação até dez/25, e mensalmente eles vão nos enviar um relatório do que eles fizeram no mês anterior. Quais ruas, bairros, etc. Como eles iniciaram esse mês, eles vão nos entregar no final do mês que vem, e com isso vamos conseguir fazer um balanço se estão dentro do cronograma ou não", explica Arduini.

O secretário afirma estar otimista quanto ao trabalho. "Estou otimista com o trabalho deles. Creio muito que essa ação dará certo. Fiquei surpreso de eles iniciarem antes do programado. Tudo dando certo, creio que dará, em breve, vamos conseguir deixar esses postes mais organizados", comenta Pedro Arduini.

Desde o início dos trabalhos, Pedro Arduini manifestou rigor com a fiscalização da enorme quantidade de cabos soltos espalhados em Uberaba. Diversas são as ruas e avenidas em que os cabos desafiam a segurança de pedestres. O trabalho é de fôlego e setorizará a cidade para a divisão da operação. 

Vale lembrar que os cabos soltos representam risco à população. Em caso exposto pelo Jornal da Manhã no fim de janeiro, um motociclista chegou a se enrolar num cabo solto entre as ruas José de Freitas Silveira e Avelino Inácio de Oliveira e por pouco não resultou em grave acidente.

A legislação municipal nº 13.040/2019 determina que as empresas responsáveis pelos cabos também têm o dever de retirar os que estão fora de uso. Contudo, a ausência de identificação clara de propriedade sobre os cabos inutilizados tem dificultado a fiscalização e a manutenção adequada dos postes. O projeto, articulado entre a Prefeitura, empresas e órgãos reguladores, busca solucionar esse gargalo, promovendo uma infraestrutura urbana mais segura e eficiente.

Assuntos Relacionados
Compartilhar

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por