Uberaba deve receber em março um Fórum Regional para discutir a rede de apoio aos usuários de substâncias psicoativas no Triângulo Mineiro, conforme disse o vice-presidente do Conselho Municipal de Políticas Públicas sobre Drogas (Comad), Ricardo Aparecido dos Santos, durante entrevista ao JM News 1ª Edição, na Rádio JM.
Santos é membro do Comad e conselheiro desde 2005. É bacharel em Direito, psicólogo, especialista em dependência química e saúde mental. Está concluindo especialidade em Neuropsicologia. Segundo ele, ainda não há data definida para a realização do fórum, que deve contar com conselheiros de diversas cidades da região.
“Nesse fórum, o nosso objetivo é discutir a questão da rede (de atenção aos usuários de substâncias psicoativas). Queremos debater com os participantes do fórum, se a rede que possuímos hoje é a rede que necessitamos. A partir daí, começaremos a discutir as questões que envolvem Uberaba e região. Vamos debater se haverá necessidade de mudanças”, ressaltou Santos.
O conselho é órgão colegiado, de caráter consultivo e deliberativo, vinculado à Secretaria Municipal de Segurança Integrada.
O Comad atua como órgão coordenador das atividades municipais referentes à redução e prevenção da demanda de drogas. Também é papel do conselho avaliar periodicamente a conjuntura municipal, mantendo atualizados o chefe do Poder Executivo e a Câmara Municipal quanto ao resultado de suas ações.
O Comad conta com representantes de vários órgãos e entidades, como Vigilância Sanitária, Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Secretaria Municipal de Educação e Cultura, Chefia de Gabinete, Ministério Público Estadual, Instituições de Ensino Fundamental, Médio Fundamental e Superior, Instituições religiosas, INSS, Conselho Municipal de Segurança Pública, Ministério Público Federal, Conselho Regional de Medicina, Conselho Regional de Psicologia, Comunidades Terapêuticas, Amor Exigente, Instituições Ambulatoriais, Maçonaria, Polícia Federal, Conselho Regional do Serviço Social, Associação Regional do Triângulo Mineiro de Comunidades Terapêuticas e Instituições afins.